“O que vem antes do pensamento?”
Foi a frase que me despertou a curiosidade em uma palestra de coaching em outubro de 2018. No mês seguinte fui fazer o curso “Thinking Partnership” (Parceria de Pensamento), com Ana e Steffen Münzner em Curitiba. Trabalho e ensino PNL desde 1997 e Coaching desde 2004 e vivo em busca de coisas novas.
O que despertou a minha percepção logo no início do curso foi que a Ana, ensinando o processo como Parceira de Pensamento, escutava a todos sem interromper e com uma “Atenção” palpável. Depois aprendi que a “Atenção” é um dos dez componentes desse método, uma atenção tranquila, com expressões suaves e acolhimento. Muito interessante!
Depois que a pessoa que trouxe o tema, a Pensadora, falou por quase 5 minutos sem ser interrompida, a Parceira de Pensamento perguntou bem pausadamente: “O que mais você pensa, ou sente ou gostaria de dizer?” e a pessoa que estava falando começou a falar novamente, trazendo novas alternativas e aprofundando em seus pensamentos. Depois aprendi que o pensamento vem em ondas e entre as ondas de pensamentos tem uma pausa. Nessa pausa em silêncio, que podem ser muito rápidas ou tomar algum tempo, parece que a mente se regenera e faz intrinsecamente cinco considerações a si mesma. Ana explica então como Nancy Kline, precursora do Thinking Environment, observou o que ocorre nessa pausa e deduziu algo assim:
- Reafirmo? Agora? Próximo passo? Necessidade? Pergunta?
- Eu reafirmo o meu compromisso de continuar pensando por mim mesmo?
- Se sim, onde estou agora em relação ao que eu quero alcançar na sessão?