O objetivo deste artigo é apresentar aos colegas “algumas dicas” quanto às facilidades e dificuldades de se estruturar para uma posição consistente no campo do Coaching Online.
A razão de se optar por um texto com dicas é dar ao texto um caráter absolutamente prático. Quando temos informações úteis e aplicáveis, um artigo pode ser a diferença em determinados momentos de nossa carreira profissional.
Meu início nessa área do Coaching Online se deu em 2012.
Um primeiro erro que cometi foi perpetuar a crença restritiva de que o coaching “bom” é aquele que é presencial. Ainda acreditava que o olho no olho era insubstituível. Uma velha crença nutrida pelos antigos psicólogos. Paguei um preço caro por nutrir esse pensamento enquanto tentava iniciar as atividades online. Depois de mais de dois anos é que percebi que somente tinha clientes dentro de um raio de, no máximo, uma hora e trinta minutos do escritório. Aos poucos fui me dando conta de que os possíveis clientes fazem suas contas de quanto vão gastar de tempo para ir e vir e, por essa razão, eu era excluído das opções fora desse raio.
Um segundo erro foi acreditar que, como eu estava presente na Web, os clientes viriam de baciadas.