revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #41 - Outubro 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 41

Caro leitor,

continuamos nossa jornada pelos caminhos do Coaching Ontológico, aprofundando um pouco mais os conceitos que o fundamentam e vendo possibilidades de sua aplicação.

Nossa gratidão à Káritas Ribas que coordenou com brilhantismo estas duas edições abordando o Coaching Ontológico. Ela conseguiu reunir um grupo fantástico de pessoas que estavam em outros círculos e que agora agregamos com muito respeito e carinho ao nosso.

Henrique Santanna destaca em seu artigo que
...No coaching ontológico, enxergamos o ser humano como protagonista, com capacidade e poder de escolha. Também acreditamos que o ser humano está em permanente construção, um ser aberto. E agregando Maturana e Varela (2001), podemos afirmar que todas as escolhas feitas – até o momento – foram as melhores escolhas dentro da realidade e domínios que vivíamos….”.

Outro fator primordial no Coaching Ontológico é a linguagem vista como fator generativo, isto é, como geradora de novas realidades. Assim, dentro destas quatro premissas, um leque de possibilidades se abre, colocando o ser humano em uma posição protagonista, assumindo responsabilidades pelo que criou no passado, entendendo como o melhor que poderia ter feito nas circunstâncias, e como ser “não pronto”, em constante mudança, que tem opção de escolhas para a construção do futuro desejado. Como diz Maturana, “palavras não são triviais”.

Dumit, em seu artigo, nos traz: “...Além disso, a Ontologia da Linguagem reconhece o campo da linguagem como o elemento privilegiado da constituição do ser humano, que oferece sentido e significação à dimensão afetiva e corporal. Dado que estamos imersos na linguagem, não é possível descrever a essência das coisas senão através do uso da própria linguagem. Portanto, diante da impossibilidade de ascender a uma verdade metafísica, de como as coisas “realmente são” nos resta compreender a forma como as observamos e interpretamos….”.

Assim, convido você a rever os artigos de nossa edição anterior para saborear estes novos com mais intensidade.

Que estes conceitos e ideias possam ajudar a transformar e aprimorar sua forma de pensar e fazer Coaching.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 05/09/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 80

Caros leitores, Esta edição de janeiro traz uma pequena mostra do que foi o “CONVERGE 2019”, evento promovido pela ICF e desta vez realizado em Praga entre 23 e 26 de outubro de 2019. Uma delegação brasileira composta por 17 membros da ICF Brasil esteve presente ao evento, sendo que Ana Pliopas, que muito já contribuiu em nossas páginas, apresentou um trabalho no evento. ... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 79

Caros leitores, Ahhh o Universo Sistêmico. Quem diria que iria chegar no mundo organizacional. Se chegou é sinal que foi validado por resultados. O mundo organizacional não é fã de aventuras ou ligado em excentricidades, ou teorias ou metodologias que não se possa pegar, apalpar, cheirar e obter dados para colocar na planilha. Convidei Claudia Miranda Gonçalves para a... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 78

Caros leitores, Conflitos, ahhh os conflitos. São tantos, de tantas cores, nuances, tamanhos e intensidades. Como despertam emoções, como por vezes nos tiram do eixo, turvam a visão, a racionalidade, bloqueiam a audição, intensificam posições, cristalizam crenças. Aprender a lidar com eles é a disciplina de uma vida. Pelo menos para mim foi e é assim. Comecei neste caminho há... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 77

Caros leitores, LIBERTADOR....... esta foi minha sensação pessoal ao conhecer o Slow Marketing. Trabalhando com consultoria há 20 anos e com a Revista Coaching Brasil há 6 anos, conheço muito bem os desafios de trabalhar a exposição de um produto ou serviço, e os conflitos éticos que nos assolam quando somos instados a implantar as fórmulas mágicas do Marketing Digital, que... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 76

Caros leitores, A cada edição avançamos em descobrir pessoas, metodologias e abordagens encantadoras, instigantes, simples e muito funcionais para complementar nossa atuação como coaches ou mentores. É sempre bom lembrar, que não cabe a nenhuma das metodologias aqui apresentadas, o simples uso utilitarista como técnica ou ferramenta, mas cada uma delas passa por um “ecoar na... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium