revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #4 - Setembro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 4

Nossa leitora Maria traz uma questão importante para supervisão nesta edição. Maria escreve: - Um de meus clientes, nos quinze minutos finais da primeira seção, desabafou que não suporta a empresa, o chefe que é um ditador estúpido, e que se sente preso com algemas de ouro. Tem dois filhos do primeiro casamento que mantêm na faculdade e um do segundo que vai prestar vestibular de medicina. Pediu minha ajuda para que ele possa sair desta empresa vendo novas possibilidades e que me contou tudo isto por confiar em mim e no sigilo do Coaching.


Oi, Maria, é importante deixar claro se é um contrato PJ ou PF, mas independente disso, pelo código de ética da ICF, você sem­pre deve manter confidenciali­dade do conteúdo discutido. Se for um contrato pessoa física, qualquer mudança do tema a ser tratado, você já pode tratar direto com o seu cliente. Caso o contra­to seja pessoa jurídica, apesar da pessoa em atendimento ser o seu cliente, o “sponsor” do contrato é a empresa e você deverá honrar aos dois. Com o sponsor é neces­sário considerar o que foi contra­tado em termos do compromisso, objetivos e resultados do proces­so de Coaching. Caso tenha que recontratar com a empresa, em hipótese alguma, você deverá ex­por a pessoa que fará o processo.

É importante ainda considerar qual o tipo de Coaching que você está preparado para fazer. Independente de ser um contra­to PJ ou PF, considerando que seu foco seja um Coaching de desenvolvimento, a pergunta é: você é especializado em recolo­cação? Caso não seja, após aco­lher o desabafo do cliente, dei­xar claro que você não poderia auxiliá-lo na procura de um novo emprego, mas poderia ajudá-lo a resignificar a insatisfação e de­finir caminhos a serem tomados.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 146

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: conduzi diversos processos de coaching de carreira e percebi um padrão bastante comum. A questão de diversos clientes vai muito além de carreira: as pessoas chegam inseguras, patinam, dizem que querem uma coisa e não dão os passos necessários para atingir seus objetivos. Sinto que minha capacidade de apoiar certos clientes é muito limitada, já... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 145

Nossa coach Maria nos traz a seguinte pergunta: existem pesquisas sérias sobre coaching e inteligência artificial? Sim, Maria, existem várias. Uma boa fonte é buscar artigos no Google Acadêmico (https://scholar.google.com/). Posso compartilhar com você dois artigos especialmente interessantes sobre coaching e inteligência artificial (IA) que foram apresentados na conferência do Hudson... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 144

Nosso coach João nos traz a seguinte pergunta: a inteligência artificial vai substituir coaching? Caro João, esta é a pergunta de um milhão de dólares: impossível responder sim ou não. Recentemente estive em uma conferência sobre coaching e esse assunto foi tratado por diferentes apresentadores. Compartilho aqui algumas reflexões sobre o tema feitas por um pesquisador de coaching. O... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 143

Nossa cliente Maria no traz o seguinte caso: além de conduzir processos de coaching com clientes que me remuneram também tenho clientes pro bono. Gosto de ter clientes que não me pagam porque é uma maneira de contribuir com algumas ONGs com as quais me identifico. Além disso acrescento horas de coaching ao meu portfólio. A questão é que percebo duas diferenças nas sessões nas quais não... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 142

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: fui contratado por uma empresa para trabalhar com uma gerente comercial cujos resultados estão abaixo da meta. Ela está engajada no processo de coaching e busca formas de alcançar mais resultados para sua área. Entretanto, observo questões da empresa que, se não mudarem, tornam o alcance de objetivos da minha cliente praticamente impossível. Como... leia mais

5 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium