A vida nos impõe várias situações: humilhações, bullying no trabalho e na escola; traições; fazer coisas que não queremos só para sermos aceitos; suportar um trabalho medíocre porque é rentável; relações corroídas porque são confortáveis; medo de arriscar, ousar, mudar.
Passamos por muitas situações que deixam marcas em nosso ser, algumas dolorosas, outras alegres...
O tempo não volta. A vida não para. Não é possível apagar os acontecimentos passados que nos trouxeram marcas. Estas marcas nos prendem a recordações e lembranças que, embora dolorosas, acalentamos. E ao relembrar, sentimos novamente todas as emoções.
Tudo que nos acontece nos afeta. Dependendo do peso que atribuímos aos acontecimentos podemos sofrer; nos tornar pessoas inseguras, temerosas, amarguradas, ressentidas, pessimistas...
Ou não...
Vai depender de como vivenciamos, sentimos e enxergamos cada situação. Depende das lentes que usamos para ver o mundo.
Quando mudamos a lente, mudamos o significado dos acontecimentos.
Isso se chama “ressignificar”, isto é, modificar a lente, a perspectiva pela qual percebemos as situações de vida, a fim de alterar o significado dessas situações e acontecimentos.
Quando o significado se modifica, as respostas e comportamentos também se modificam.
“Nada mudou, só eu mudei; então tudo mudou.”
Provérbio Hindu
Podemos nos deixar arrastar pela nostalgia, culpa, dor, saudades, medo, raiva; ou buscar compreender o que nos acontece à luz da razão, da reflexão, da calma e ponderação. Para fazer isso, é preciso ressignificar.
A Programação Neurolinguística (PNL), ensina que ressignificar é uma habilidade que nos permite atribuir um significado positivo e satisfatório para um acontecimento que nos incomoda, para que passemos a vê-lo com equilíbrio emocional. Isso é possível porque há uma mudança na visão de mundo.
O significado de tudo que vivemos depende do sentido que atribuímos a cada momento/situação. Quando ressignificamos, aprendemos a pensar e sentir de outro modo, a ver de outras perspectivas e considerar outros fatores. Podemos então, lidar de forma simples com situações complexas, mudando a percepção dos fatos e acontecimentos da vida, atribuindo um novo sentido aos nossos valores, crenças e paradigmas.
Desta forma, conseguimos superar o que nos afeta em dada experiência; eliminando a angústia, medo, raiva e outras emoções negativas prejudiciais ao nosso equilíbrio e saúde física e mental.