Podemos dizer que ajudar o cliente a superar suas barreiras e desafiar seus medos está entre as principais funções dos Coaches, mas, apesar disso, nós convivemos com nossos medos. É o medo de não dar certo na profissão, o medo de fazer um alto investimento, o medo de não conquistar os resultados desejados, entre tantos outros. E um desses frequentes é o medo do Coaching em grupo.
Esse medo é construído com base na falta de conhecimento e preconceitos. Preconceito mesmo, na origem da palavra. Tirar um conceito sem antes conhecer. Por isso, é preciso desmistificar o Coaching em grupo e mostrar que essa é apenas mais uma forma de atendimento que você pode adotar.
Um dos primeiros pontos que assusta o Coach é que ele precisa ser muito mais ativo no modelo em grupo, enquanto atua como um condutor no modelo tradicional de atendimento. Mas isso não quer dizer que é mais arriscado apostar neste modelo. Muito pelo contrário! Ele possui resultados incríveis.
O sucesso do Coaching em grupo está diretamente relacionado ao planejamento, para oferecer a melhor base possível aos seus Coachees. Somente esse processo pode definir a qualidade de um grupo. É justamente a falta de planejamento que faz muitos grupos fracassarem e não conquistarem os resultados sonhados.