revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #27 - Agosto 2015

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O que cai dentro do foco do Coaching?

Como coach, mentora e super­visora de coaches, sempre me surpreendo quando alguém da área me fala que determinados temas devem ser encaminha­dos para a terapia ou que o co­ach não trabalha com medos, sentimentos ou emoções. Considero perigosa esta exclu­são. Afirmações como estas são verdadeiros tabus em coaching. Minha pergunta é sempre: "Por­que não?" Afinal, quem define os limites é o cliente. É ele quem determina e conduz o ritmo da contradança.

Tratar medos e emoções em terapia e em coaching tem di­ferença sim. O melhor dos mun­dos é quando o cliente opta pe­las duas condutas, mas o coach deve evitar determinar a priori, sem antes fazer uma explora­ção de significados, intenciona­lidades de resultados e expec­tativas desejados pelo cliente.

O coach, assim como o psicote­rapeuta, trabalha a natureza humana, suas questões e temas de autoconhecimento, como no caso do coaching de desenvol­vimento, onde aparecem refle­xões mais profundas, dilemas e questões mais amplas no âm­bito das emoções - não importa se o tema for profissional e/ou pessoal, porém, em intensida­de diferente do psicoterapeuta, que tem como foco atuar com estes temas em profundidade.

Quando o coach está trabalhan­do aspectos pontuais, como no caso de um coaching skill ou te­mas relacionados ao coaching de performance, frequente­mente as emoções e questões existenciais aparecem com me­nos profundidade.

Coaching pressupõe mudanças de dentro para fora, que se ex­pressam em comportamentos observáveis. Trata-se de um processo que explora e ajuda o cliente a identificar os motivos in­trínsecos ao seu tema de trabalho em coaching, mas não fica por aí, o cliente entende e caminha para uma mudança desejada de futuro.

Mas seja qual for o modelo de coa­ching requerido, a questão ou o mo­tivo que o cliente traz, requer uma busca de significado, o que está por trás do tema, muitas vezes é a ver­dadeira questão do coaching.

É muito raro o cliente trazer o tema de coaching explícito. Explicitar o que está encoberto já é coaching, principalmente quando se trata de um coaching de desenvolvimento, o motivo aparente nem sempre é a razão do que o trouxe até o coaching e sim o sintoma de um incômodo. Muitas vezes, a raiz do “problema” é nebulosa até para o cliente, que diz: “- Eu sei o que quero, sei o que tenho que fazer, mas não faço!” O coach já inicia o processo buscando a identi­ficação desta pergunta, que chama­mos de contratação da questão.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Os Múltiplos Rostos da Escassez: o Medo que se Disfarça de Realidade

Pois aqui iniciamos a nossa jornada de descobrimentos e queremos compartilhá-la com você, caro leitor. Como compartilhei no capítulo anterior, quando iniciamos este caminho, havíamos pensado em explorar este binômio escassez-abundância, para vermos o que seria revelado, tanto na pesquisa bibliográfica, quanto nas entrevistas. O primeiro achado, bem contundente, é de que o senso comum... leia mais

16 minutos

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos

O Sentir de um Novo Ciclo

Fecho os olhos e posso visualizar tudo aquilo que o meu coração deseja. Sinto no meu peito a clara intenção do meu próximo passo. Presente, sinto todo o vazio. Sinto que tudo é vazio. Em mim percebo a amplitude das possibilidades. O potencial criativo ilimitado da consciência. É possível sentir que um novo ciclo já começou ou deveria começar? Como sabemos... leia mais

13 minutos

A Descoberta da Liberdade  

Desde tempos imemoriais, os seres vivos deste planeta estão aprisionados no campo do Sansara, a eterna roda de renascimentos caracterizada por estados e situações de dificuldades e sofrimentos. Mesmo quando construímos condições prazerosas e situações favoráveis, essas são impermanentes e suas perdas ou finalizações inevitavelmente geram novos sofrimentos. Assim, a vida corre de forma... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium