Não raro, importantes referenciais de gestão deixam de ser “simpáticos” à maioria, ao assumirem suas posições. Conhecer o próprio padrão de comportamento, especialmente em funções de referência, é condição básica para aprender a influenciar positivamente o comportamento dos demais.
Kaspary e Seminotti (2011) relembram a importância de considerarmos todas as facetas humanas que compõem o ambiente profissional, sendo estas trazidas desde os valores familiares até as regras estabelecidas no ambiente de trabalho. A junção dos diversos fatores, atuando individual e coletivamente, forma um “caráter” ou “identidade”, implícitos e próprios a cada organização. Algumas atitudes individuais, porém, vão na “contramão” da facilitação de mudanças, influenciando, de forma perigosa, nos resultados coletivos. Conheça cinco delas e avalie se sua condição de líder está em risco:
Atitude Sabotadora 1: IMEDIATISMO
Nos meios coorporativos, que requerem alta performance e velocidade constantes, é comum sermos tomados pela ansiedade, sentimento funcional, para que nos movimentemos em busca de resultados, porém perigoso, se estiver desproporcional à necessidade e capacidade individuais. Muitas vezes, com nossos hormônios de estresse “à flor da pele”, agimos de forma automática, interferindo de maneira impositiva na ação dos demais e sem que necessariamente tenhamos consciência disso, acarretamos consequências negativas ao desempenho e alcance de resultados. Pare e pense: “Tenho a tolerância e habilidade necessárias para respeitar o tempo do outro e me permitir outras tentativas, quando não me fizer compreendido?”.