revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #2 - Julho 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Quem contratar como Coach?

Por diversas razões, você tomou a decisão de buscar auxílio, através de um Coach profissional, para tratar uma ou mais questões, sejam elas de cará­ter pessoal, profissional ou, mais frequentemente ambos, que você julga importante para seu desenvolvimento, qualquer que seja seu objetivo.

Tomada a decisão, inicia-se uma etapa de enorme importância para o su­cesso da sua empreitada: - quem contratar como Coach?


Sabemos que o mercado de Co­aching vem crescendo de forma exponencial e, ao mesmo tempo, com muita fragmentação, fruto de uma enorme variedade de ofertas de serviços de Coaching, com abordagens e metodologias das mais diversas. O que fazer num cenário como esse?

Lembre-se que um programa de Coaching envolverá um investi­mento relevante tanto em ter­mos de tempo como de dinheiro. Dessa forma, investir o tempo necessário para que sua escolha seja a melhor possível é algo ab­solutamente crítico e fundamen­tal. Afinal, você quer selecionar um Coach que possa oferecer a assistência e o suporte que você precisa para seu desenvolvimen­to e o alcance dos seus objetivos de uma forma eficaz.

Creio que o primeiro passo, se necessário, é educar-se ade­quadamente a respeito de Co­aching. Do que se trata afinal? Como essa prática se difere de outras de alguma forma corre­latas como Terapia, Consultoria e Mentoria?

A terapia lida com a busca de cura para uma dor, disfunção e/ou conflito dentro de um indiví­duo ou nos seus relacionamen­tos. O foco é frequentemente voltado para a resolução de dificuldades decorrentes do passado que prejudicam o fun­cionamento emocional de um indivíduo no presente e, com isso, alcançar melhorias no fun­cionamento psicológico em ge­ral para poder lidar com o pre­sente de maneira mais saudável emocionalmente. Coaching, por outro lado, apoia o crescimento pessoal e profissional com base na mudança desejada pelo Co­achee em busca de resultados específicos, relacionados ao su­cesso pessoal ou profissional. Coaching é focado no futuro. Enquanto sentimentos e emo­ções positivas podem ser um resultado natural do Coaching, o foco principal é a criação de estratégias viáveis para alcan­çar metas específicas, sejam elas pessoais ou profissionais. A ênfase, portanto, em um re­lacionamento de Coaching está na ação, no “accountability” e em seguir adiante.

Consultores, por sua vez, são contratados por indivíduos ou organizações visando transfe­rência de conhecimentos ou a execução de atividades para as quais não contam com recursos disponíveis. Enquanto as abor­dagens de consultoria variam amplamente, o pressuposto, em geral, é que o consultor irá diagnosticar problemas e pres­crever e, às vezes, implementar soluções. Com o Coaching, a su­posição é de que os indivíduos ou equipes são capazes de ge­rar as suas próprias soluções, com o fornecimento de apoio técnico, abordagens e estru­turas baseadas em ganho de consciência e descobertas.

Já um mentor é um especialista que fornece sabedoria e orien­tação com base em sua própria experiência. Mentoria pode in­cluir assessoria, aconselhamen­to e Coaching. O processo de Coaching não inclui assessoria ou aconselhamento; ao invés disso, concentra-se em ajudar indivíduos ou grupos a alcançar seus próprios objetivos.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Os Desafios da Implantação de uma Cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão

Introdução A diversidade, equidade e inclusão (DEI) é uma estratégia cada vez mais relevante nas organizações, visando criar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, que valorize todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. No entanto, implementar uma cultura de DEI é um desafio significativo. Dados do IBGE de 2022 mostram que 56% da população brasileira se... leia mais

10 minutos

IA Generativa: Uma Nova Era para o Desenvolvimento Humano

A inteligência artificial, carinhosamente chamada de “IA”, tem dominado as conversas nos últimos anos, e com razão. A promessa de máquinas que simulam a inteligência humana, capazes de aprender, criar e solucionar problemas complexos, capturou a imaginação de muitos. Dentro desse universo em constante expansão, a IA Generativa se destaca como uma das áreas mais promissoras e... leia mais

10 minutos

Novos Humanos & seus Cenários de Futuro(s) Saudáveis

“Em um mundo onde pós-verdades e deepfakes coexistirão com verdades pessoais e sutis, se tornará importante ter a consciência expandida. Somente o racional, o exato, os sentidos físicos não serão suficientes para navegar nesses futuros altamente imersivos, artificialmente inteligentes e interconectados por biosensores e multiversos. Será essencial desenvolver tecnologias humanas” Nas... leia mais

10 minutos

Construindo uma Cultura de Coaching: Cases e Desafios

Um número crescente de organizações reconhece o valor da construção de uma cultura de coaching que ofereça aos colaboradores, em todos os níveis, a oportunidade de desenvolverem as suas competências, aumentarem o seu valor e alcançarem os seus objetivos profissionais. Desde 2014, a International Coaching Federation (ICF) e o Human Capital Institute (HCI) vem pesquisando os componentes... leia mais

12 minutos

Desenvolvimento Vertical de Líderes: Construindo o Futuro com os Inner Development Goals

No atual cenário de complexidade e incerteza, o desenvolvimento de liderança precisa ir além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este artigo diferencia o desenvolvimento horizontal do vertical, enfatizando como este último amplia a capacidade de liderança transformacional. Apresentamos os Inner Development Goals (IDGs) como modelo para acelerar o desenvolvimento... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium