Nossa proposta com este artigo é apresentar as premissas que norteiam o Coaching Ontológico em Processos de Coaching com Executivos.
Por definição, Ontologia é o estudo do SER. Dentre as várias definições de Ontologia, elegemos a do dicionário Aulete: Fil. “parte da filosofia que estuda a natureza dos seres, o ser enquanto ser”, por considerá-la a que mais se aproxima de nossos conceitos, que é o de atendermos “um SER enquanto legítimo SER”, isto é, percebido em sua totalidade.
Coaching Ontológico é definido por nós como sendo um processo de aprendizagem e transformação, que leva à expansão da consciência, à efetividade nas ações e principalmente o de assumir responsabilidade. A principal perspectiva que vai se modificando nesse processo, é a do ponto de vista do observador (cliente), constituído, principalmente, por suas vivências e experiências no decorrer de sua vida, resultando no seu modo “particular” de “olhar o mundo”, ao qual denominamos “modelo mental do observador”.
Cada pessoa tem um sistema de crenças, valores e referências que sustentam seu ponto de vista, suas criações e interpretações da realidade, influenciando, por consequência, na formulação de julgamentos. Grande parte do que emerge desses modelos não é consciente. No processo de coaching, partindo do pressuposto que o foco é a mudança deste observador é que gerará um novo e diferente resultado, conhecer sobre os modelos de pensamentos deste cliente e o que define sua percepção de mundo, é fundamental.