Querido(a), leitor(a),
Nesta edição trazemos o tema Action Learning, Aprender Fazendo, Refletindo e Crescendo Juntos.
Há algo profundamente transformador em uma pergunta bem-feita. Ela nos obriga a parar, olhar de novo, reconsiderar certezas. É isso que o Action Learning faz , ele nos convida a viver a coragem de não saber, a humildade de perguntar e a sabedoria de aprender com o outro.
Nesta edição, coordenada com maestria por Ângela Passadori, revisitamos um tema que marcou a história da Revista Coaching Brasil lá atrás, em 2019, e que hoje retorna mais atual do que nunca.
Em poucas palavras, o Action Learning é uma metodologia de aprendizagem experiencial desenvolvida por Reg Revans, baseada na ideia de que se aprende melhor enfrentando problemas reais em grupo, por meio da reflexão e das perguntas.
Em vez de buscar respostas prontas, os participantes, reunidos em pequenos times, exploram desafios concretos fazendo perguntas poderosas, ouvindo com profundidade e refletindo sobre suas próprias ações e comportamentos. O processo é mediado por um coach de Action Learning, que garante o equilíbrio entre o foco nos resultados e o desenvolvimento das pessoas.
Essa abordagem desenvolve liderança, empatia, escuta ativa, pensamento sistêmico, colaboração e segurança psicológica, transformando não só a forma como trabalhamos, mas também como pensamos, nos relacionamos e aprendemos juntos.
Mais do que um método, o Action Learning é uma filosofia de aprendizagem coletiva e transformação humana.
Em tempos acelerados, de respostas instantâneas e de pouca escuta, o Action Learning se torna tão necessário: ele nos desacelera para nos reconectar com a essência da aprendizagem, aquela que nasce da reflexão sobre a ação.
A beleza do Action Learning está na simplicidade com que transforma grupos em comunidades de aprendizagem. Cada pergunta, cada silêncio, cada insight compartilhado se torna um tijolo na construção da confiança e da maturidade coletiva. As páginas deste dossiê são um verdadeiro mosaico de experiências. Cada autora e autor trouxe um pedaço vivo dessa prática, da coragem de sustentar a dúvida ao poder de transformar o “problema por trás do problema”. Há reflexões sobre empatia, liderança, saúde mental, segurança psicológica, confiança e, sobretudo, sobre humanidade. Porque o Action Learning não é apenas uma metodologia de trabalho: é uma filosofia de vida.
Meu convite a você, leitor ou leitora, é o mesmo que o AL nos faz a cada sessão: pare, reflita, pergunte. Permita-se aprender com o outro e sobre si mesmo. Porque aprender agindo é bom, mas aprender refletindo sobre o que se faz junto com outros, isso, sim, é transformação.
Boa leitura,
Com meu abraço fraterno,
Luciano Lannes
Editor da Revista Coaching Brasil
Artigo publicado em 07/10/2025