icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #149 - Outubro 2025

Localize rapidamente o conteúdo desejado
Action Learning

Action Learning

Destaques desta edição:

- O problema por trás do problema 

- Consciência, filosofia de vida e a saída da roda do rato

- Action Learning: atravessando desafios, despertando potenciais 

- Quando o Aprendizado Lidera: O Papel do Coach no Action Learning 

Leia Online Download PDF Autores desta edição
Leia on-line

Editorial - Ed. 149 - Action Learning

Querido(a), leitor(a), Nesta edição trazemos o tema Action Learning, Aprender Fazendo, Refletindo e Crescendo Juntos. Há algo profundamente transformador em uma pergunta bem-feita. Ela nos obriga a parar, olhar de novo, reconsiderar certezas. É isso que o Action Learning faz , ele nos convida a viver a coragem de não saber, a humildade de perguntar e a sabedoria de aprender com o... leia mais

4 minutos

Action Learning: Uma Jornada de Transformação que Continua

Quando recebi o convite do Luciano Lannes para coordenar esta edição especial sobre Action Learning, confesso que meu coração disparou. Foi uma mistura de alegria, gratidão e aquele friozinho na barriga de quem recebe uma oportunidade incrível. Agradeço demais pela confiança e pela chance de contribuir com algo tão significativo para nossa comunidade. Seis anos se passaram desde a... leia mais

7 minutos

Habilidades e Competências: Da sessão de Action Learning para a vida profissional

Imagine um ambiente onde não existem respostas prontas, apenas perguntas poderosas. Um espaço onde profissionais se reúnem para desvendar juntos desafios complexos de suas realidades corporativas. Bem-vindos ao universo do Action Learning – um método que revoluciona não apenas como aprendemos, como também quem nos tornamos no processo. O Action Learning carinhosamente aqui descrito como... leia mais

13 minutos

Action Learning: atravessando desafios, despertando potenciais

O que, de fato, te transforma? Já parou para pensar? Treinamentos brilhantes, cheios de slides impecáveis e conceitos robustos, muitas vezes começam em alta, com entusiasmo, energia, promessa de mudança. Mas, em pouco tempo, evaporam na rotina. O conhecimento não se sustenta no comportamento, nem nas decisões do dia a dia. Por quê? Ora, vivemos em uma era de atenção fragmentada:... leia mais

13 minutos

O problema por trás do problema

Em quase todas as sessões de Action Learning que conduzo, observo o mesmo fenômeno: o problema inicial apresentado pelo cliente se transforma ao longo da sessão. Ele começa trazendo algo que o incomoda, normalmente descrito em termos de sintomas: “minha equipe não se engaja nas reuniões”, “não estou atingindo minhas metas de vendas”. Mas, à medida que as perguntas se sucedem, o... leia mais

13 minutos

A Potência do Não Saber: Quando o Action Learning Confronta a Pressa Corporativa  

As organizações correm como quem atravessa um rio sobre pedras escorregadias: cada passo é dado às pressas, como se a única meta fosse não cair. Quando tudo é velocidade, esquecemos que o rio tem profundidade. É no mergulho da dúvida, e não na pressa das respostas, que nasce o inédito. Na lógica da urgência, recorremos a soluções conhecidas. É como abrir uma gaveta de respostas... leia mais

7 minutos

Consciência, filosofia de vida e a saída da roda do rato

Como o Action Learning pode cultivar meta-percepção e saúde mental e social no trabalho.   Corro na roda do rato. Corro como tantos outros, entre urgências que parecem não acabar, reuniões improdutivas que drenam energia, relações frágeis que se escondem atrás de e-mails protocolares e métricas de produtividade que, no fundo, não medem o que realmente importa. A roda do rato... leia mais

11 minutos

O Action Learning como acelerador da maturidade e da criação de confiança e segurança psicológica em times recém-formados

Times recém-formados nos contextos organizacionais atuais costumam enfrentar um desafio inevitável: precisam entregar resultados em pouco tempo, mas ainda não se conhecem, não construíram confiança e tampouco desenvolveram maturidade coletiva. Nessas situações, a pressão pela performance rápida pode corroer as relações, gerar insegurança e limitar o potencial das pessoas envolvidas... leia mais

11 minutos

Action Learning e além: quando perguntas se transformam em vínculos e resultados  

O coaching, segundo a International Coaching Federation (ICF), é uma parceria com o cliente em um processo criativo e provocador de reflexões que inspira a maximizar o potencial pessoal e profissional. Duas palavras dessa definição sempre me chamam a atenção: parceria e potencial. Elas traduzem de forma simples e profunda o que acontece quando criamos espaços de confiança, diálogo e... leia mais

12 minutos

Opiniões diferentes ajudam ou atrapalham o desempenho no trabalho

É muito comum termos pessoas que pensam diferente uma das outras em nosso time, afinal de contas contratamos pelas competências técnicas, nos apegando aos cursos, formações que comprovam seu conhecimento, nas empresas que passaram ou oportunidades que tiveram para adquirir a experiência colocada no currículo, ou seja, contratamos com base nas hard skills. E damos pouca importância às... leia mais

9 minutos

Quando o Aprendizado Lidera: O Papel do Coach no Action Learning

Segundo Michael Marquardt, em seu livro Optimizing the Power of Action Learning, essa metodologia “contribui para desenvolver habilidades críticas de liderança para o século 21”. As organizações contemporâneas não buscam apenas gestores eficientes, mas líderes que combinem habilidades interpessoais e de comunicação com a capacidade de resolver problemas complexos e agir com... leia mais

9 minutos

A Neurociência nas Empresas: Inovação, Ética e Liderança Consciente

A neurociência é uma das áreas mais complexas e fascinantes da humanidade, voltada a desvendar a estrutura e o funcionamento do cérebro. Compreender os mecanismos biológicos por trás das emoções, decisões, aprendizagem, memória e motivação é essencial para entender o comportamento humano em toda a sua profundidade. Hoje, esse conhecimento não fica restrito aos laboratórios: ele... leia mais

10 minutos

Coach: Como avaliar o próprio desempenho

Diversos estudos e pesquisas sobre avaliação do desempenho do coach tem sido realizados, sendo que muitos estudiosos concentraram-se na busca dos determinantes principais dos resultados do coaching.   Já em 2002 McGonagill observa que “os coaches fariam bem se fossem praticantes realmente reflexivos’’, capazes de demonstrar as seguintes características: · Consciência... leia mais

21 minutos
Autores desta Edição
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium