icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #149 - Outubro 2025

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coach: Como avaliar o próprio desempenho

Diversos estudos e pesquisas sobre avalia o do desempenho do coach tem sido realizados sendo que muitos estudiosos concentraram-se na busca dos determinantes principais dos resultados do coaching nbsp J em McGonagill observa que os coaches fariam bem se fossem praticantes realmente reflexivos capazes de demonstrar as seguintes caracter sticas nbsp Consci ncia de seus pr prios filtros para fazer sentido nas intera es durante o coaching nbsp Consci ncia de seus pressupostos m todos e instrumentos nbsp Comprometimento com uma postura de questionamento voltada para a efetividade nbsp Habilidade de considerar cada cliente como um novo desafio aos modelos em cont nua evolu o nbsp Zeus e Skiffington ressaltam as qualidades pessoais de um coach bem sucedido dentre as quais destacamos nbsp Autoconsci ncia capacidade de auto-observa o auto-reflex o reconhecer suas for as e limita es e preconceitos e de processar feedbacks sem defensividade nbsp Inspira encoraja desafia gera seguran a e apoio nbsp Desenvolvimento de rapport credibilidade confian a e compartilhamento de percep es nbsp Flexibilidade estabelece com o coachee a agenda de trabalho Ajusta-se s necessidades do coachee nbsp Comunica o Emp tico aut ntico bom ouvinte perceptivo curioso bem humorado nbsp Diagn stico inquisidor intuitivo criativo soluciona problemas nbsp nbsp Os autores sugerem que os coaches realizem um levantamento sistem tico dos aspectos mencionados com o objetivo de familiarizarem-se identificarem nbsp nbsp suas for as e limita es e assim prosseguirem no seu aperfei oamento nbsp nbsp Stelter entende coaching como uma forma de conversa o relacionada a um tema significativo e desafiador Neste di logo afirma o autor o coach precisa adotar uma posi o na qual tem consci ncia do risco de inadvertidamente intervir no processo de cria o conjunta p Da a import ncia do coach investir na sua atualiza o atrav s da educa o continuada e da supervis o de focar nas suas pr prias limita es e de poss veis reas de dificuldades a serem equacionadas nbsp O autoconhecimento do coach ressalta Stelter b sico para uma postura profissional e uma tica de trabalho que contribuam para evitar a influ ncia das interven es inadequadas do coach no decorrer do processo nbsp p nbsp Ao levantar esta quest o o autor aborda um aspecto relevante do processo de coaching raramente considerado ou seja a faceta individual do coach no contexto do seu papel sua inten o profissional e seu objetivo de apoiar o coachee para que este reflita sobre sua experi ncia individual e contextual S o estas reflex es facilitadas e estimuladas pelo processo de coaching que constituem a base para a aprendizagem e o desenvolvimento do coachee e de sua capacidade de implementar novas pr ticas para alcan ar os objetivos metas propostos nbsp Estudiosos do coaching em geral e do coaching executivo em particular ressaltam a rela o coach coachee como sendo um fator crucial enquanto outros focam a compet ncia do coach o apoio dos superiores hier rquicos a cultura clima organizacional etc nbsp Williams indica os seguintes fatores que considera relevantes num coach nbsp Compreens o dos princ pios filos ficos do Coaching que orientam as conversas nbsp produtivas durante o processo nbsp Capacidade de comunica o Para ela em coaching menos mais pois cabe ao Coach ouvir e observar mais do que falar considerar a import ncia estrat gica do sil ncio cultivar o rapport ser emp tico e n o diretivo nbsp Capacidade de inspirar apoiar e encorajar o coachee a atingir resultados al m de estimula-lo a comemorar sucessos e resultados produtivos nbsp Utiliza o sistem tica da supervis o como um recurso fundamental para ampliar a capacidade de avaliar seu pr prio desempenho nbsp Coer ncia do Coach entre seu discurso e a o pois esta gera pot ncia e credibilidade dos processos de coaching nbsp Aprendizagem auto- conhecimento e aperfei oamento cont nuos nbsp Para estar apto a avaliar o seu pr prio desempenho caber ao Coach definir alguns aspectos dentre os quais citamos nbsp Estabelecer crit rios par metros claros objetivos e acess veis nbsp Coletar dados quantitativos qualitativos de v rias fontes nbsp Analisar os dados e identificar pontos fortes e reas de melhoria nbsp Checar informa es com os feedbacks recebidos solicitados nbsp Fazer supervis o regularmente e praticar a auto reflex o nbsp Manter as atividades de educa o continuada nbsp Segundo Hurturk Como Coach voc precisa de insights dados resultados mensur veis Para tanto prop e os Indicadores Chave de Performance KPIS-Key Performance Indicators considerando-os como os sinais vitais da sua pr tica que est o funcionando bem como que aspectos est o exigindo mais da sua aten o Considera que coaching uma jornada n o apenas um determinado ponto a ser alcan ado Proceder...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Quem confia na Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial tem contribuído para a rapidez da transformação do nosso modus vivendi, estimulando a renovação, elevando a produtividade, a eficácia e baixando custos embora, em certos casos, sua utilização poderá tornar-se distorcida ou apresentar riscos. O levantamento conjunto realizado pela Universidade de Queensland e pela consultoria KPMG das Austrália, intitulado... leia mais

21 minutos

Coaching Organizacional e Inteligência Artificial (IA)

“O rápido crescimento da inteligência artificial (IA) contaminou a comunidade de coaching, gerando  uma enorme onda de entusiasmo e ansiedade” Bachkirova, T.  e Kemp, R. (2024).     Estudiosos da área de coaching organizacional tem publicado alguns trabalhos sobre os possíveis impactos da IA nos processos de coaching organizacional. Bachkirova e... leia mais

20 minutos

O Futuro do Coaching Organizacional

“Trabalhamos em organizações vivas que respiram e trazem consigo suas próprias peculiaridades culturais e seus sucessos.” R. Levin (2024)   Na atualidade, num mundo fragmentado e imprevisível, as lideranças empresariais tem enfrentado dificuldades crescentes.Dentre elas lembramos as mudanças rápidas da tecnologia e de uma força de trabalho em busca de autonomia,... leia mais

20 minutos

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

“Coaching Executivo é um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organização que paga pelos serviços” Kauffman, C. e Coutu, D. (2009)   Como já afirmava Hudson (1999, p. 25/26), “Coaching não é dar conselhos. É estabelecer uma relação vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades... leia mais

19 minutos

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

“Coaching Executivo é um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organização que paga pelos serviços” - Kauffman, C. e Coutu, D. (2009) Como já afirmava Hudson (1999, p. 25/26), “Coaching não é dar conselhos. É estabelecer uma relação vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades... leia mais

19 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium