icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #144 - Maio 2025

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 144 - A Revolução da Sufiiciência

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras.

Há mais de 25 anos que estudo, aplico e compartilho conceitos e práticas da Cultura da Cooperação em palestras e workshops.

Um ponto relevante na compreensão da dinâmica da cooperação e da competição está na visão de mundo que as pessoas compartilharam.

De forma bem simplista, a Competição parte da visão de recursos limitados, de que não há suficiente para todos e que cada um deve pegar o que pode. Assim, se caracteriza o jogo competitivo. Para que um vença o outro deve perder.

Já na visão da Cooperação, existe uma consciência de abundância, e mesmo o que não for abundante pode ser dividido entre todos. As pessoas compartilham ações e recursos para atingirem resultados benéficos para todos.

Quando Marta Magnus veio conversar comigo sobre publicar um artigo sobre um trabalho que estava fazendo sobre “Escassez e Abundância” meus olhos brilharam, pois vi a profundidade com a qual ela, junto com Ana Paula Schmitz e Edson Matsuo estavam trabalhando o tema. Propus a criação de um dossiê, o que mudou totalmente os planos de Marta, mas abriram um espaço precioso para que nossa comunidade pudesse entrar em contato com tantas ideias luminosas que nos fazem romper barreiras, enxergar além, alargar a mente e repensar o nosso ser e fazer nesse mundo.

Marta, na apresentação do dossiê nos diz: Como a Liderança Generativa nos traz, somos indivíduos (dimensão do Eu, trabalhada no primeiro ano do programa), que com outros (dimensão do Nós, trabalhada no segundo ano), geramos resultados de valor no e para o mundo (dimensão do Mundo, trabalhada no terceiro ano). Para a realização deste projeto então, eu deveria formar um time, para “praticar” as estruturas conversacionais da dimensão do Nós, e gerar um resultado no Mundo. Ou seja, o próprio projeto como um espaço de aprendizagem.

Em um conjunto de seis artigos, Marta, com a coautoria de Ana Paula e Edson, nos traz grandes reflexões sobre Escassez, Abundância e a Extravagância, que é tratada e dá título ao dossiê 3 : “Extravagância: A Irmã Gêmea da Escassez que se Veste de Abundância”.

Foi muito interessante pensar esta terceira vertente de pensar, sentir e agir, presente no nosso dia a dia, intimamente ligada aos nossos estágios de maturidade.

Enfim, este é um dossiê para ser lido, relido e estudado. Ele tem a Liderança Generativa como fonte, veja nosso dossiê da edição 93, e uma profundidade abissal a ser explorada.

Continuamos em nossa missão de cutucar suas convicções, modelos mentais, crenças e o que mais precisar ser remexido.

Pois é, esperamos que você tire o melhor proveito de mais esta edição.

Compartilhe com amigos e amigas.

Que você tenha uma excelente leitura,

 

Luciano Lannes 

Artigo publicado em 05/05/2025
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 160 - Regulação Emocional

Querida amiga, querido amigo da Revista Coaching Brasil. Há temas que chegam até nós porque os procuramos, e há aqueles que chegam porque alguém bate à nossa porta trazendo uma pergunta, uma inquietação ou uma possibilidade que, de algum modo, já estava esperando para ser acolhida. O tema desta edição pertence à segunda categoria. Foi a Marta Magnus e a Ana Paula Schmitz que me... leia mais

13 minutos

Editorial ed 159 - Discernimento

Querida amiga e querido amigo da Revista Coaching Brasil. Há algumas edições, tomamos uma decisão editorial que talvez só agora revele plenamente o seu sentido. Vivemos um período de profundas transformações e de exigências quase desumanas sobre as lideranças. Espera-se que entreguem resultados cada vez mais ambiciosos, conduzam mudanças constantes, promovam inovação, construam... leia mais

13 minutos

Editorial - Ed. 158 - Presença

Querido(a) leitor(a), Vivemos uma época curiosa. Nunca tivemos tanto acesso ao conhecimento e, paradoxalmente, talvez nunca tenha sido tão difícil transformar informação em compreensão. Todos os dias somos convidados a reagir. Reagir às notícias, às opiniões, aos algoritmos, às notificações, às urgências e, muitas vezes, às urgências criadas por nós mesmos. Quase tudo parece... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 157 - A arte de pensar melhor

Queridas amigas e queridos amigos da Revista Coaching Brasil. Antes de falar sobre esta edição, preciso compartilhar com vocês uma notícia que nos tocou profundamente: no dia 9 de junho, perdemos Rosa Krausz. Na edição de fevereiro, eu havia comunicado o encerramento de sua coluna "Observatório do Coaching", a pedido dela, em razão de questões de saúde. Poucos meses depois, nos... leia mais

8 minutos

Editorial - Ed. 156 - Maturidade

Queridas amigas e queridos amigos da Revista Coaching Brasil. Existem temas no mundo corporativo que, por muito tempo, foram varridos para debaixo do tapete ou tratados em sussurros nos corredores. Se na edição passada nós desconstruímos a exaustão travestida de "performance", nesta edição nós encaramos de frente um dos maiores tabus do nosso tempo: o envelhecimento e a passagem do tempo... leia mais

7 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium