Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras.
Há mais de 25 anos que estudo, aplico e compartilho conceitos e práticas da Cultura da Cooperação em palestras e workshops.
Um ponto relevante na compreensão da dinâmica da cooperação e da competição está na visão de mundo que as pessoas compartilharam.
De forma bem simplista, a Competição parte da visão de recursos limitados, de que não há suficiente para todos e que cada um deve pegar o que pode. Assim, se caracteriza o jogo competitivo. Para que um vença o outro deve perder.
Já na visão da Cooperação, existe uma consciência de abundância, e mesmo o que não for abundante pode ser dividido entre todos. As pessoas compartilham ações e recursos para atingirem resultados benéficos para todos.
Quando Marta Magnus veio conversar comigo sobre publicar um artigo sobre um trabalho que estava fazendo sobre “Escassez e Abundância” meus olhos brilharam, pois vi a profundidade com a qual ela, junto com Ana Paula Schmitz e Edson Matsuo estavam trabalhando o tema. Propus a criação de um dossiê, o que mudou totalmente os planos de Marta, mas abriram um espaço precioso para que nossa comunidade pudesse entrar em contato com tantas ideias luminosas que nos fazem romper barreiras, enxergar além, alargar a mente e repensar o nosso ser e fazer nesse mundo.
Marta, na apresentação do dossiê nos diz: “Como a Liderança Generativa nos traz, somos indivíduos (dimensão do Eu, trabalhada no primeiro ano do programa), que com outros (dimensão do Nós, trabalhada no segundo ano), geramos resultados de valor no e para o mundo (dimensão do Mundo, trabalhada no terceiro ano). Para a realização deste projeto então, eu deveria formar um time, para “praticar” as estruturas conversacionais da dimensão do Nós, e gerar um resultado no Mundo. Ou seja, o próprio projeto como um espaço de aprendizagem.
Em um conjunto de seis artigos, Marta, com a coautoria de Ana Paula e Edson, nos traz grandes reflexões sobre Escassez, Abundância e a Extravagância, que é tratada e dá título ao dossiê 3 : “Extravagância: A Irmã Gêmea da Escassez que se Veste de Abundância”.
Foi muito interessante pensar esta terceira vertente de pensar, sentir e agir, presente no nosso dia a dia, intimamente ligada aos nossos estágios de maturidade.
Enfim, este é um dossiê para ser lido, relido e estudado. Ele tem a Liderança Generativa como fonte, veja nosso dossiê da edição 93, e uma profundidade abissal a ser explorada.
Continuamos em nossa missão de cutucar suas convicções, modelos mentais, crenças e o que mais precisar ser remexido.
Pois é, esperamos que você tire o melhor proveito de mais esta edição.
Compartilhe com amigos e amigas.
Que você tenha uma excelente leitura,
Luciano Lannes
Artigo publicado em 05/05/2025