Olá,
Sejam muito bem-vindos a mais uma edição onde contamos com oito artigos em nossas diversas colunas regulares, e mais sete artigos em um dossiê para ajudar você a conduzir melhor um problema muito provavelmente, te afeta em maior ou menor grau: a tal da Procrastinação.
Convidei Ana Claudia Legal para coordenar esse dossiê, e ela convocou uma galera de muito peso para trazer mais luz a um tema, que muitas vezes é tratado de forma simplista, como se procrastinar fosse simplesmente uma questão de “preguiça”.
Flávia Lippi uma das autoras convidadas, nos traz uma definição aceita e muito usada na comunidade científica – “procrastinação é o fenômeno em que os indivíduos voluntariamente atrasam o começo ou a finalização de uma ação, mesmo acreditando que isso vai prejudicá-los”.
Ela ainda diz em seu artigo: “É um comportamento que acontece mesmo quando as pessoas têm plena consciência das consequências negativas. Por isso, ele não está necessariamente relacionado ao estresse em si, mas ao nosso autocontrole, autoconhecimento e autoconsciência.
Quando procrastinamos, estamos indo contra os nossos interesses e os objetivos que definimos para nós mesmos, impactando profundamente nossa vida pessoal e profissional”.
Analisar os diversos fatores como medos, antecedentes, traumas e a relação entre o que precisa ser feito e seu significado e recompensas é a missão desse dossiê. Cada artigo analisa a questão por uma ótica distinta, sem receitas de bolo, trazendo a melhor experiência e conhecimento de cada autor e autora.
Damos início nessa edição 124 a uma nova coluna capitaneada pelo querido e competente Robson Santarem: “Era uma vez.... Storytelling para humanizar”. Robson e eu fizemos juntos uma formação em Storytelling há uns bons anos. Robson, como bom escritor que é e menos procrastinador que eu, - olha nosso tema aí – colocou a mão na massa e começou a produzir. Receba essa nova coluna com muito carinho e tire o melhor dela a cada mês, afinal, como disse uma vez Eduardo Galeano:
“Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me diz que somos feitos de histórias”
Que você desfrute dessa edição e peço que nos apoie com sua assinatura e a divulgação de nosso trabalho para outras pessoas que também querem aprender mais e que gostam de gente.
Bom ânimo e tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Artigo publicado em 11/09/2023