revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #123 - Agosto 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Tocando a Humanidade: Como a Experiência Somática (SE) Transformou Minha Abordagem Profissional"

Como profissionais de desenvolvimento humano em treinamentos, processos de coaching, de mentoring ou mesmo na liderança de times ou como colegas de trabalho tocamos cotidianamente na humanidade das pessoas, às vezes sem nos darmos conta disto, e o fazemos a partir da nossa própria humanidade (às vezes não nos damos conta disto também).

No dia a dia podemos não dar a devida atenção a esta sutileza e responsabilidade que é tocar a humanidade de alguém.

Conheço bem este lugar porque trabalho com desenvolvimento humano desde que me entendo por gente, como educadora física, no início de carreira, fui brindada por oportunidades que me fizeram ainda mais apaixonada por apoiar, humildemente, pessoas em seus caminhos, aprendizados e descobertas.

Hoje muito tempo depois, feita a transição de carreira, reconheço e acolho com gratidão as motivações que me trouxeram às minhas atuais atividades profissionais com especial qualidade para escutar, compreender, me conectar, promover confiança, empatia e interesse genuíno pelas pessoas.

Transformei em meu mantra a célebre frase de Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

Movida por esta ideia eu me dedico a conhecer sim as múltiplas teorias e técnicas que favoreçam a qualidade do trabalho que ofereço, e sobretudo a qualidade de conexão e vinculação para tornar o ambiente o mais seguro possível para os clientes.

Na tecitura desta teia infinita do aprender, tornei-me mediadora de conflitos, e mal sabia eu do tamanho do mergulho neste mar imenso, era como se, de repente, eu estivesse surfando “as Gigantes de Nazaré”[1].

O caminho agora era descobrir como ser mais efetiva, proficiente e aumentar meus recursos pessoais e instrumentais para lidar com este desafio de ajudar pessoas a terem conversas, por vezes bastante difíceis e em geral envolvidas em um nível de emoções e traumas maiores do que eu estava habituada a lidar.

Decidi então, estudar sobre traumas, mais especificamente, a Experiência Somática SE®[2] (S.E.)

Você sabe, claro.... só para ajudar meus clientes. E...

Quem nunca se inscreveu em um curso para ser um profissional com mais ferramentas e quando chegou lá compreendeu que seria um movimento transformacional muito maior e depois de algum tempo nem lembrava mais o que tinha ido buscar?

E, é exatamente isto que desejo compartilhar com você: como e porque este mergulho me permitiu transformar e ampliar meu trabalho, meu olhar, minha escuta, minha fala, minha compaixão, meu modo de ver e estar no mundo.

Não vou me dedicar às conceituações ou tipificações de traumas porque meus colegas aqui neste dossiê o farão brilhantemente.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Tendências de Diversidade para 2025: Um Olhar para o Futuro da DEI&P nas Organizações

Nos últimos anos, a evolução das práticas de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEI&P) tem moldado o ambiente corporativo, redefinindo os valores e estratégias que orientam as organizações. Esse avanço no entendimento da diversidade, passando da simples representatividade à inclusão ativa, tem trazido novos desafios e oportunidades para as empresas que desejam construir... leia mais

7 minutos

A Revolução da IA Transformativa na Educação

Há muita discussão e polêmica em torno da ideia ou previsão de que as tecnologias baseadas na Inteligência Artificial (IA) moderna, em particular em sua modalidade generativa, irão mudar profundamente a vida de todas as pessoas. Parece haver enorme resistência entre algumas pessoas. Natural que alguns grupos de pessoas ou profissionais, em especial, estejam receosos sobre seus futuros.... leia mais

11 minutos

Como aplicar as teses do IDG para influenciar seus resultados

Organizações reúnem pessoas para obter resultados num determinado espaço de tempo ou num evento discreto. Fato simples e indiscutível. A questão é o que é resultado? Exemplificando, se a organização define como resultado o lucro financeiro, todas as ações se voltam para isso, em detrimento de outras conquistas possíveis. Na Movah definimos resultado como o conjunto de três... leia mais

12 minutos

A mudança sistêmica de dentro para fora

As novas soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável, envolvem antes de mais nada a evolução do paradigma da sustentabilidade para a regeneração, ou seja, pararmos com estratégias de reduzir impactos para estratégias de recuperar e ampliar as capacidades de regeneração, empoderamento e autonomia. Tendemos a repetir soluções que reforçam os mesmos padrões de... leia mais

14 minutos

Marca Pessoal: Repensando suas Origens e Propondo Novas Bases

O Conceito de marca pessoal, surgido de premissas raramente questionadas e frequentemente aceitas sem crítica, merece uma revisão aprofundada. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre o que entendemos por marca pessoal, porque necessitamos deste conceito e como ele pode beneficiar tanto a nós quanto às pessoas que auxiliamos em seu desenvolvimento pessoal. As Origens A marca... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium