icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #122 - Julho 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 122 - A Força da Mulher

Olá caros leitores,

o tema que trazemos nessa edição é tão importante e fundamental para pensarmos, refletirmos e compreendermos a historicidade e raízes do abismo entre a situação e papel do homem e da mulher na sociedade e em particular no mundo do trabalho.

É nítido e inegável que vivemos em uma sociedade predominantemente machista, branca e hétero. As discriminações que acontecem em nosso meio ganharam voz não há muito tempo, e o que outrora parecia estar tudo bem, quando retirado o véu da ilusão, nos revela uma sociedade incrivelmente injusta, ignorante, conservadora (no pior sentido), e que faz a defesa de uma série de desigualdades que privilegiam uma elite masculina, branca, hétero e rica.

Xiiiiiii, um dossiê comunista!!!!!!

Nada disso. Apenas olhando a vida, não como é, mas como a construímos, e que precisamos rever uma série de valores, conceitos e referências.

Ao longo de nossas edições, já falamos sobre diversidade, sobre a Mulher e a Maternidade, sobre a necessidade de uma Liderança Humanizada, sobre o imperativo de uma humanização também do capitalismo, tornando-o mais consciente, e agora vamos falar sobre “A Força da Mulher”.

Esse dossiê fantástico, que merece e precisa ser lido por homens e mulheres, contou com a brilhante, competente e ágil Ana Paula Vitelli. Estudiosa do tema, produziu em seu doutorado “A mulher invisível: sentidos atribuídos à mulher e ao trabalho na gerência intermediária”.

Ana também é a primeira Presidente mulher da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil e lidera a entidade há 3 anos.

Para tratar desse tema de forma ampla e profunda, Ana reuniu um time de peso, empresárias, conselheiras, médica e advogada, com lugar de fala muito bem estabelecido não só por serem mulheres, mas estudiosas, empreendedoras, ativistas e principalmente, transformadoras de uma realidade que não cabe mais nos dias de hoje, onde a disparidade entre discurso e as práticas nos choca a cada dia.

Sim, progressos aconteceram, lentos e graduais, a mulher vem ganhando espaço, mas ainda muito pequeno, frente ao que pode ser.

Que esse dossiê desperte ainda mais reflexões e ações conscientes no sentido de mudanças, não de concessões, mas de igualdade, respeito e humanidade.

Fica aqui também a reflexão: por que, historicamente, os homens tem tanto medo da Força da Mulher?

Bom ânimo e tenha uma excelente leitura. Luciano Lannes 

Artigo publicado em 05/07/2023
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Ediitorial ed 150 - Action Learning - Parte II

Querido(a) leitor(a), Chegamos à edição 150 da Revista Coaching Brasil, e há algo profundamente simbólico nesse número redondo, cheio de sentido. Mais do que um marco editorial, esta edição representa um ciclo que se completa e, ao mesmo tempo, se renova. Em 2019, publicamos a edição 70, dedicada ao Action Learning, quando o Brasil recebeu pela primeira vez a Conferência... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 149 - Action Learning

Querido(a), leitor(a), Nesta edição trazemos o tema Action Learning, Aprender Fazendo, Refletindo e Crescendo Juntos. Há algo profundamente transformador em uma pergunta bem-feita. Ela nos obriga a parar, olhar de novo, reconsiderar certezas. É isso que o Action Learning faz , ele nos convida a viver a coragem de não saber, a humildade de perguntar e a sabedoria de aprender com o... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 148 - Cultura Organizacional

Querido(a), leitor(a), há algo invisível, mas sempre presente, que guia cada gesto, cada silêncio, cada decisão dentro de uma organização. É como uma música de fundo que nunca para de tocar, às vezes suave, às vezes estridente, às vezes quase inaudível, mas que dita o ritmo da dança. Essa música se chama Cultura Organizacional. Esse tema me acompanha há mais de três... leia mais

4 minutos

Estruturas Libertadoras

Querido(a), leitor(a), No dossiê desta edição, falamos sobre pessoas e a forma como participam e interagem em grupos e equipes, seja no trabalho, em reuniões, ou mesmo no ambiente de treinamento. A baixa participação de muitas pessoas nessas ocasiões, seja por medo, insegurança ou desinteresse, compromete a representatividade das soluções construídas e enfraquece o compromisso... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 146 - Coaching Climático

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Tem coisa que a gente escuta e o corpo já reage, não é mesmo? “Crise climática” é uma delas. Só de ouvir, já vem aquele misto de incômodo, negação, peso… e vontade de mudar de assunto rapidinho. Afinal, parece papo para cientista da ONU, ativista deitado no asfalto ou político querendo ganhar votos com selo verde. E aí vem... leia mais

5 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium