revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #121 - Junho 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A força invisível chamada cultura organizacional

Há uma panela de pressão no fogo. Aquecida por questões econômicas, geopolíticas, tecnológicas, ambientais e sociais, acelera o tempo de resposta de países, organizações e da sociedade em geral. O barulho assusta, pois há o risco da explosão, mas há também a oportunidade de se fazer um belo caldo, temperado pelas mãos de diversos stakeholders.

As macrotendências colocam cada vez mais pressão sobre os negócios. E os negócios, como reagem? Colocando mais pressão sobre as pessoas ou criando soluções através delas? Para a segunda alternativa, é crucial cuidar da cultura organizacional, pois é ela que vai alavancar o potencial humano que, no final das contas, é quem cuida dos negócios.

Pressões externas impactam o ambiente interno (e vice-versa)

As turbulências internas advindas do contexto externo são inevitáveis. O baixo crescimento econômico mundial e local pressiona por resultados de curto prazo, as questões socioambientais demandam a aceleração de investimentos para uma economia verde e inclusiva, o avanço da tecnologia sobre as tarefas humanas ameaça empregos e exige novas capacitações, e por aí vai...

Os problemas são complexos e, com o avanço dos sistemas artificiais sobre os naturais, serão cada vez mais. Para resolvê-los, cada organização trabalha com aquilo que dispõe dentro de si. A movimentação pode gerar desde um efeito dominó hierárquico, que derruba peça por peça num jogo de esgotamento físico, mental e emocional, até a formação circular de partes que colaboram entre si para buscar soluções e zelar pelo bem estar geral.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Tendências de Diversidade para 2025: Um Olhar para o Futuro da DEI&P nas Organizações

Nos últimos anos, a evolução das práticas de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEI&P) tem moldado o ambiente corporativo, redefinindo os valores e estratégias que orientam as organizações. Esse avanço no entendimento da diversidade, passando da simples representatividade à inclusão ativa, tem trazido novos desafios e oportunidades para as empresas que desejam construir... leia mais

7 minutos

A Revolução da IA Transformativa na Educação

Há muita discussão e polêmica em torno da ideia ou previsão de que as tecnologias baseadas na Inteligência Artificial (IA) moderna, em particular em sua modalidade generativa, irão mudar profundamente a vida de todas as pessoas. Parece haver enorme resistência entre algumas pessoas. Natural que alguns grupos de pessoas ou profissionais, em especial, estejam receosos sobre seus futuros.... leia mais

11 minutos

Como aplicar as teses do IDG para influenciar seus resultados

Organizações reúnem pessoas para obter resultados num determinado espaço de tempo ou num evento discreto. Fato simples e indiscutível. A questão é o que é resultado? Exemplificando, se a organização define como resultado o lucro financeiro, todas as ações se voltam para isso, em detrimento de outras conquistas possíveis. Na Movah definimos resultado como o conjunto de três... leia mais

12 minutos

A mudança sistêmica de dentro para fora

As novas soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável, envolvem antes de mais nada a evolução do paradigma da sustentabilidade para a regeneração, ou seja, pararmos com estratégias de reduzir impactos para estratégias de recuperar e ampliar as capacidades de regeneração, empoderamento e autonomia. Tendemos a repetir soluções que reforçam os mesmos padrões de... leia mais

14 minutos

Marca Pessoal: Repensando suas Origens e Propondo Novas Bases

O Conceito de marca pessoal, surgido de premissas raramente questionadas e frequentemente aceitas sem crítica, merece uma revisão aprofundada. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre o que entendemos por marca pessoal, porque necessitamos deste conceito e como ele pode beneficiar tanto a nós quanto às pessoas que auxiliamos em seu desenvolvimento pessoal. As Origens A marca... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium