Olá,
de fato, muito poucas pessoas sabem, mesmo as que lidam com o desenvolvimento humano, que existe um fenômeno psicológico em que uma pessoa aprende a sentir-se impotente ou indefesa diante de situações adversas, mesmo quando há a possibilidade de tomar alguma ação para mudar a situação. Essa condição pode surgir após experiências repetidas de falta de controle em relação a eventos negativos, levando a pessoa a desenvolver a crença de que não importa o que faça, não terá nenhum impacto sobre a situação. Este fenômeno se chama “Desamparo Aprendido”.
Uma boa frase para dizer agora seria “quem nunca...”.
Pois é, quem nunca, em algum momento da vida, se viu tomado por um sentimento de impotência frente a uma situação? E que esta impotência trazia o sentimento de que não importa o que fosse feito, não daria certo, não valeria a pena. Assim a apatia é o sentimento que domina a pessoa.
Por este tema ter íntima correlação com a Psicologia Positiva, através de Martin Seligman, convidei Valdenice Sanches e Simone Kabariti, para, novamente, coordenarem um dossiê. Elas já haviam coordenado o dossiê da edição 84, de maio de 2020, sobre “Organizações Positivas”.
O desafio foi grande, pois tínhamos apenas uma semana e meia, e foi mais do que o suficiente para que elas pensassem em pessoas que pudessem trazer luz à este tema em diversos recortes, como relacionamentos conjugais, relação pais e filhos, ansiedade e depressão, autenticidade, relação com o trabalho, lideranças, transição de carreira e na sociedade. Val e Simone conseguiram ainda trazer mais onze autores e autoras com profundo saber e experiência prática nos temas abordados.
A confecção da arte da capa, trabalho colaborativo entre autores e nosso artista Danilo Scarpa, foi uma delícia. Ao apreciar nossa capa, saiba que tem um bocadinho de cada autor(a) nela.
Textos impecavelmente entregues no prazo acordado, passamos a agendar a gravação dos vídeos que estão indo ao ar a partir do lançamento desta edição. Um show de participação. Mais uma vez, o ensinamento de minha mãe mostrou-se verdadeiro: “filho, quando quiser algo bem-feito e rápido, peça para pessoas ocupadas”.
Espero que o conteúdo desse dossiê e dos demais artigos, possam trazer boas reflexões, aguçar a curiosidade, instigar movimentos de fortalecer a esperança em conseguir superar traumas e aprendizados que nos paralisam e impedem de mostrarmos o nosso melhor ao mundo.
Bom ânimo e tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Artigo publicado em 06/04/2023