Nesta edição, tratamos do Coaching utilizado no universo das Empresas Familiares. Este é um tema por demais importante, visto que 90% das empresas são familiares. Pequenas, médias e grandes, os problemas associados aos laços familiares também aumentam conforme cresce o porte, faturamento e as expectativas dos fundadores e dos herdeiros.
Estatísticas realizadas no Brasil e no mundo mostram que de cada 100 empresas familiares abertas, 30 sobrevivem à segunda geração e somente 15 à terceira e quarta. Várias são as oportunidades de trabalho para o coach em ambientes familiares. Nesta edição preparamos um dossiê especial que aborda as várias facetas que este tipo de negócio proporciona, com ênfase para os negócios de médio e grande porte, onde o impacto da transição geracional é grande.
Eva Hirsh Pontes escreve sobre a saída de cena dos fundadores, um processo que muitas vezes é doloroso para quem sai e traumático para quem entra. Entre decidir sair e sair, há uma grande distância. Eduardo Najjar, amigo há muitos anos e especialista nesta área, escreve sobre o processo de sucessão com especial atenção para a entrada dos herdeiros. Patricia Müller Buzolin escreve sobre a preparação dos herdeiros para a vida, algo muito mais amplo do que simplesmente colocar o foco na sucessão.
Josenice Blumenthal encerra este dossiê, e trata da separação de papéis entre família e negócios, essencial para a saúde tanto da empresa como das pessoas e das relações afetivas envolvidas.
Lúcia Navarro continua a detalhar os tipos psicológicos e nesta edição nos traz Sensação e Intuição.
Na seção Ponto de Venda, Lucila Ferraz Marques inicia uma série de artigos e nesta edição fala sobre a construção de sua marca. Três excelentes artigos na seção Para Refletir para você viajar nos pensamentos.
Carlos Legal nos brinda com mais um lindo artigo na seção Eu cada vez melhor, desta vez falando sobre equanimidade, um grande desafio para nós, ocidentais, especialmente quando inseridos no mundo da processualidade, onde o faturar, pagar contas, ter mais e fazer sucesso ganha tanto espaço de nossas vidas.
Que você tenha uma excelente leitura, muitos insights e que sua atuação como coach seja cada dia mais consciente e transformadora.
Luciano Lannes
Editor
Artigo publicado em 15/05/2017