revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #109 - Junho 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Futuro, onde a desordem é a nova ordem

O dicionário Houaiss define Futuro como um “tempo que se segue ao presente” ou o “conjunto de fatos, acontecimentos relacionados a um tempo que há de vir; existência futura; destino, sorte”, portanto um tempo não vivido, não experimentado.

Desordem, por sua vez, está definida como “ausência de arrumação, falta de lógica, incoerência, desarmonia” ou também “uma ruptura da ordem, indisciplina com a ordem estabelecida”.

Futuro tem conexão direta com desordem. Se não passamos ainda pelo que está por vir, como ter uma ordem estabelecida, uma disciplina ou mesmo uma arrumação, como saber e conhecer?

Vivemos dias de mudança e transformação em quantidade, velocidade e impacto assustadores, exponenciais, uma aceleração absurda sem nenhuma aderência ao que foi vivido no mundo que conhecíamos e como que do dia para noite a gente viu se esfacelar um conjunto de valores, práticas de negócios e visão de mundo. Quase tudo que acreditávamos que estava certo, se degenerou.

É simples de dizer, talvez difícil de praticar, mas a crise que vivemos hoje é puro erro de percepção. Queremos resolver os desafios presentes e futuros com as mesmas práticas organizadas e desenvolvidas no passado. Evidente que essa conta não dá certo. Segundo Einstein “Não há maior sinal de loucura do que fazer uma coisa repetidamente e esperar a cada vez um resultado diferente”. Porque insistimos, porque tentamos ir para o futuro usando as ferramentas e abordagens do passado, quando tudo já mudou, nesse sentido tenho que concordar com Einstein quando destaca ser infinita a estupidez humana.

Já tem muito tempo, há inúmeros sinais e evidências, que estamos vivendo uma nova dimensão, uma mudança de era e não uma era de mudanças. Segundo Humberto Maturana aborda no livro Habitar Humano, “uma mudança cultural pressupõe uma alteração na configuração do atuar e do emocionar”. As diferentes eras psíquicas da humanidade correspondem, a uma transformação integral da psique humana e uma nova configuração de como vivemos, para onde nos orientamos e como entendemos a natureza e o sentido humano.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

As histórias que você conta para você podem ser ‘fakes’

Quais histórias você tem contado para si mesmo que podem estar desacelerando sua evolução pessoal e profissional? Atuando com lideranças há mais de duas décadas, deparo-me continuamente com histórias contadas nos bastidores de meus atendimentos de coaching e mentoria.  Para ilustrar este cenário e tema instigante, citarei abaixo dois ‘cases’ com nomes fictícios que têm sido... leia mais

12 minutos

Movida a ação e convicção: o engajamento é a embalagem das melhores entregas

Atitude é posição e postura, é jeito e gesto, transparece no corpo, nas nossas decisões e no que a gente reverbera em nossas conexões. No meu caso, antes mesmo de compreender o significado de atitude, a proatividade prevalecia, me impelia desde a infância a buscar uma solução. Meus pais eram muito simples, e estar na frente da fanfarra, no feriado da Independência, tinha pra mim o... leia mais

13 minutos

Etarismo – Transformando a partir de mim mesmo

“Você não pode controlar todos os eventos que acontecem com você, mas pode controlar sua atitude em relação a eles.” Maya Angelou A Pirâmide Etária de nosso país está se modificando rapidamente. O IBGE estima que, em 2070, a população acima dos 60 anos atinja 37,8%, chegando a 25% já em 2030. Profissionais de D&I têm sido essenciais em sua luta incansável pela... leia mais

12 minutos

Transformando a Liderança Tradicional em Inclusiva com a IA e a Segurança Psicológica

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais integrada em nossas vidas, especialmente no ambiente corporativo. Seu impacto vai muito além da automação de tarefas, sendo uma poderosa aliada para líderes ao otimizar a gestão de equipes e promover a inclusão no ambiente de trabalho. De acordo com um estudo da McKinsey, apenas 26% dos líderes criam um ambiente de segurança psicológica... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium