icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #108 - Maio 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Apresentação do Dossiê: Felicidade e Bem-Estar

Realizada, feliz, grata, orgulhosa são algumas palavras para descrever o meu sentimento ao coordenar essa edição da Revista Coaching Brasil. Ter me conectado à energia do Luciano Lannes foi um ponto alto do meu ano e como acredito mesmo em sincronicidades, sei que esse momento é só o começo.

Nessa edição, falaremos sobre felicidade no sentido mais sério da palavra, estudada e aplicada como ciência, comprovando que o despertar para uma vida que realmente vale a pena ser vivida é mais que possível e pode ser aprendida agora mesmo. Aqui, compartilharemos alguns exemplos de como você iniciar esse caminho de como fazer e ser mais feliz.

Gabriel Arns nos explica de maneira muito clara, simples e profunda como dar os primeiros passos nessa direção. Caminho este que o Henrique Bueno traçou e teve a brilhante ideia de trazer para o Brasil essa possibilidade para mais pessoas, também.

Em seu artigo, Henrique nos conta um pouco de como fez essa travessia e ao ler seu artigo, fiquei pensando em quantos relacionamentos se perdem por não estarmos despertos e conscientes na hora de fazermos nossas escolhas e quantas pessoas adoecem profundamente por isso.

O resultado pode ser catastrófico e eu confirmo isso quando compartilho com você no meu artigo “O tempo é agora: dê o passo em direção à sua felicidade” sobre como caí no fundo do poço e após um burnout e uma depressão profunda que quase me tirou a vida, consegui me reconectar com minha essência, dar um significado à minha vida e hoje ajudar inúmeras pessoas a fazerem o mesmo, graças à resiliência e à criatividade, que é minha força de caráter nº 1. E o que são essas forças? São valores que todos nós temos e que foram estudados, comprovados e apresentados para nós pelo Dr. Martin Seligman e Christopher Peterson e são a “espinha dorsal” da Psicologia Positiva.

Falando sobre criatividade, Lucas Teles enfatiza a importância de desenvolvermos essa força para sermos mais felizes, em seu artigo “Quebrando o Status Quo: Felicidade ou conformismo”.

Também falo em meu artigo sobre a importância de se movimentar e de ter me conectado com a dança, atividade que sempre amei e que o Roberto Honório, com seu projeto “Back to Dance” convida todo mundo para entrar nessa frequência e nos explica como faz isso em seu artigo, assim como o Karim Khoury, que nos traz em seu artigo “Livre-se do que te faz mal” a importância de estarmos atentos (lembra do Henrique?) ao fazermos nossas escolhas e nos ensina em seu artigo como pôr em prática a atenção plena e nos chama atenção para a oportunidade de ouro de sabermos mais sobre nós, de descobrir as grandes e pequenas coisas que nos dão prazer, o que de nós transborda.

E é sobre transbordar que a Dani Plesnik fala em seu artigo onde além de compartilhar como, com muita humildade, coragem e congruência, conseguiu levar a prática da Felicidade para dentro de uma empresa multinacional, nos convida para um desafio super instigante.

Posso até estar sendo ousada, mas desconfio que ao final de toda essa leitura, você estará com inspiração suficiente para começar a pôr em prática as ações que aqui sugerimos. Bom, essa é a minha intenção ao idealizar essa edição e se você sentir de me enviar um e-mail compartilhando suas impressões e sentimentos sobre o que leu aqui, saiba que desde já, eu sou grata por sua partilha. Um grande abraço e por favor, antes que o dia acabe, seja feliz!

Artigo publicado em 04/05/2022
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Apresentação do dossiê - ed 161 - Regulação Emocional na Prática - A inovação humana em ambientes de alta complexidade

Olá, Caro Leitor! Aqui estamos novamente, por estas linhas e entrelinhas. Na edição anterior, iniciamos uma jornada de reflexão sobre a herança cartesiana que, ao longo dos séculos, buscou separar o pensar do sentir. Resgatamos a importância de perceber, legitimar, compreender e normalizar nossas emoções como dimensões constitutivas da experiência humana, apresentando a perspectiva... leia mais

6 minutos

Apresentação do dossiê: Regulação Emocional - A Jornada para Normalizar as Emoções

Estamos muito felizes em apresentar mais esta edição da Revista Coaching Brasil, publicação dedicada a reflexões essenciais para profissionais maduros que atuam com desenvolvimento humano - líderes, mentores, coaches, consultores, psicólogos e profissionais de RH. Estaremos juntos nesta (160) e na próxima edição (161) com um tema muito relevante nos tempos atuais, a Regulação... leia mais

8 minutos

Apresentação do Dossiê - DISCERNIMENTO

Vivemos um momento curioso da história das organizações. Nunca tivemos acesso a tanta informação, tantas metodologias de gestão, tantos cursos de liderança, tantas ferramentas digitais e tantos recursos tecnológicos. Ao mesmo tempo, nunca foi tão frequente encontrar líderes exaustos, equipes emocionalmente sobrecarregadas e organizações que, apesar de todo esse arsenal informacional... leia mais

11 minutos

Apresentação do dossiê Presença

Vivemos uma curiosa contradição. Nunca tivemos acesso a tanta informação, tantos cursos, tantas ferramentas e tantas possibilidades de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, nunca pareceu tão difícil permanecer inteiramente presentes diante daquilo que realmente importa. Estamos fisicamente em uma reunião, mas mentalmente já respondemos ao próximo e-mail. Conversamos com alguém enquanto... leia mais

5 minutos

A arte de pensar melhor - Como a leitura amplia o discernimento, o repertório e a qualidade das decisões

Outro dia vi um vídeo de 45 segundos prometendo explicar um conceito que um autor levou mais de 400 páginas para desenvolver. Confesso que achei admirável. Não o vídeo, mas a nossa capacidade de acreditar que aquilo fazia sentido. Vivemos uma época extraordinária. Nunca tivemos acesso a tanta informação; nunca foi tão fácil aprender sobre liderança, comportamento humano,... leia mais

7 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium