revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #108 - Maio 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Apresentação do Dossiê: Felicidade e Bem-Estar

Realizada, feliz, grata, orgulhosa são algumas palavras para descrever o meu sentimento ao coordenar essa edição da Revista Coaching Brasil. Ter me conectado à energia do Luciano Lannes foi um ponto alto do meu ano e como acredito mesmo em sincronicidades, sei que esse momento é só o começo.

Nessa edição, falaremos sobre felicidade no sentido mais sério da palavra, estudada e aplicada como ciência, comprovando que o despertar para uma vida que realmente vale a pena ser vivida é mais que possível e pode ser aprendida agora mesmo. Aqui, compartilharemos alguns exemplos de como você iniciar esse caminho de como fazer e ser mais feliz.

Gabriel Arns nos explica de maneira muito clara, simples e profunda como dar os primeiros passos nessa direção. Caminho este que o Henrique Bueno traçou e teve a brilhante ideia de trazer para o Brasil essa possibilidade para mais pessoas, também.

Em seu artigo, Henrique nos conta um pouco de como fez essa travessia e ao ler seu artigo, fiquei pensando em quantos relacionamentos se perdem por não estarmos despertos e conscientes na hora de fazermos nossas escolhas e quantas pessoas adoecem profundamente por isso.

O resultado pode ser catastrófico e eu confirmo isso quando compartilho com você no meu artigo “O tempo é agora: dê o passo em direção à sua felicidade” sobre como caí no fundo do poço e após um burnout e uma depressão profunda que quase me tirou a vida, consegui me reconectar com minha essência, dar um significado à minha vida e hoje ajudar inúmeras pessoas a fazerem o mesmo, graças à resiliência e à criatividade, que é minha força de caráter nº 1. E o que são essas forças? São valores que todos nós temos e que foram estudados, comprovados e apresentados para nós pelo Dr. Martin Seligman e Christopher Peterson e são a “espinha dorsal” da Psicologia Positiva.

Falando sobre criatividade, Lucas Teles enfatiza a importância de desenvolvermos essa força para sermos mais felizes, em seu artigo “Quebrando o Status Quo: Felicidade ou conformismo”.

Também falo em meu artigo sobre a importância de se movimentar e de ter me conectado com a dança, atividade que sempre amei e que o Roberto Honório, com seu projeto “Back to Dance” convida todo mundo para entrar nessa frequência e nos explica como faz isso em seu artigo, assim como o Karim Khoury, que nos traz em seu artigo “Livre-se do que te faz mal” a importância de estarmos atentos (lembra do Henrique?) ao fazermos nossas escolhas e nos ensina em seu artigo como pôr em prática a atenção plena e nos chama atenção para a oportunidade de ouro de sabermos mais sobre nós, de descobrir as grandes e pequenas coisas que nos dão prazer, o que de nós transborda.

E é sobre transbordar que a Dani Plesnik fala em seu artigo onde além de compartilhar como, com muita humildade, coragem e congruência, conseguiu levar a prática da Felicidade para dentro de uma empresa multinacional, nos convida para um desafio super instigante.

Posso até estar sendo ousada, mas desconfio que ao final de toda essa leitura, você estará com inspiração suficiente para começar a pôr em prática as ações que aqui sugerimos. Bom, essa é a minha intenção ao idealizar essa edição e se você sentir de me enviar um e-mail compartilhando suas impressões e sentimentos sobre o que leu aqui, saiba que desde já, eu sou grata por sua partilha. Um grande abraço e por favor, antes que o dia acabe, seja feliz!

Artigo publicado em 04/05/2022
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Apresentação do Dossiê: Cultura Organizacional

Que dossiê aguardado. Que maravilha ver este tema, pelo qual tenho muito carinho explorado de forma tão profunda, e ao mesmo tempo, diferente, provocativa e estimulante. Como relatei no editorial, confiei a escolha dos autores a Fernando Lanzer, e o mais feliz de tudo foi que todos se dispuseram a participar e contribuir. A seguir, descrevo mui suscintamente a contribuição de cada... leia mais

5 minutos

Apresentação do Dossiê: Medo

Fiquei muito feliz ao receber esse novo convite da Revista Coaching Brasil para coordenar o presente dossiê. O tema, por si só, é instigante  e desafiador porque faz parte do cotidiano de todos nós e apresenta-se em diferentes nuances para cada ser humano. De início, lembrei-me das várias facetas do medo e tal qual uma tela sendo pintada a muitas mãos, convidei os autores para que... leia mais

5 minutos

Apresentação do Dossiê: Remagine o Futuro - ICW 2022

A International Coaching Week (ICW) é, para mim, um dos muito importantes eventos em minha vida profissional; nela tenho a oportunidade de conhecer e conversar com alguns dos expoentes da profissão, com experts e com especialistas, o que enriquece a mim e a todos que fazem do coach a sua profissão ou uma das formas que escolheram para refletir e avançar em suas vidas pessoal e... leia mais

4 minutos

Apresentação do Dossiê: Segurança Psicológica

Que momento! Não imaginávamos que esse tema ganharia espaço tão rápido no Brasil como tem ganhado. E sermos convidadas para coordenarmos esse dossiê é mais uma prova de que a Segurança Psicológica não é um tema da moda e que veio para ficar. Já era hora! Depois de tantas décadas de um modelo de trabalho valorizando o capital financeiro e intelectual, prioritariamente, e o foco na... leia mais

2 minutos

A Arte de Gestar

Gestar é formar e sustentar (um filho) no próprio organismo. Pensando que cada sonho que concretizamos nasce primeiro de uma ideia, e está vai sendo alimentada, nutrida e cuidada até que esteja pronta para ir para o mundo real, concreto. Gestar implica em fazer com amor. Aliás, já estamos bem cansados de ouvir que o amor precisa estar presente em nossos fazeres para que nossa alma se... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium