Vem crescendo substancialmente a necessidade de se ter uma causa, de se trabalhar em empresas, em ambientes e com colegas que tenham valores que conversem com os valores das pessoas. Esse é o caminho para o engajamento e para o comprometimento, para a realização do trabalho com propósito, para colocar vida e intensidade na atuação profissional e para trabalhar com saudabilidade e assim fazer parte de times psicologicamente seguros.
Como nosso assunto aqui é segurança psicológica de times, ressalto que desde que ouvi a respeito fiquei entusiasmada e hoje sou fascinada por esse tema. Sou muito impactada com essa prática, principalmente por dois motivos:
Primeiro porque trabalhar em um ambiente psicologicamente seguro propicia que as pessoas se sintam bem, consigam realizar sua missão e percebam sua saúde mental sendo cuidada e preservada, lembrando que a saúde mental é extremamente necessária e tem alto impacto em nossas vidas e no dia a dia das organizações.
Em segundo lugar por identificar que já estou no caminho quanto vejo que o propósito do meu trabalho está conectado diretamente a essa maneira de estabelecer as relações nos times em ambientes diversos.
A segurança psicológica em times breves
Compartilho a seguir um pouco da minha experiência, acerca do tema.
Imaginem um grupo composto apenas por mulheres completamente diferentes, que vivem realidades, tem idades e objetivos completamente distintos. Realizam funções, ocupam cargos e fazem atividades das mais diversas. Mulheres que habitam em bairros, cidades e países pelo Brasil e pelo mundo. O que então essas mulheres têm em comum mesmo com todas as diferenças mencionadas?