revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #103 - Dezembro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Empatia Eficaz: a chave para o coaching transformacional

(Practice – Accurate Empathy: the key to masterful coaching)


A palestra aconteceu em um tom de conversa informal, com muita maestria pessoal e toques de emoção genuína por parte do Dr. D Ivan Young.

Algumas ideias centrais merecem estar neste texto, não por serem novas, mas por trazerem profundidade no tema e desafios gigantes para os coaches que desejam fazer a diferença na vida de seus clientes.

Vamos iniciar com o termo coaching transformacional, que começa e termina com a eficácia que o coach se conecta com seu cliente e o domínio do coaching empático é uma ferramenta necessária para isso.

O coaching transformacional é sistemático, mas não é mecanicista porque busca a sinergia e a fluidez através de um rapport, algo como uma dança que vai e volta entre o coach e o cliente. Então, se o coach quer elevar seu nível de atuação precisa saber se conectar desde o início com o cliente de maneira significativa e eficaz.

Entender sobre empatia eficaz é fundamental para sabermos distinguir da falsa fachada da inteligência emocional que vemos na mídia televisiva. Pessoas que fingem empatia e falsa conexão acabam marginalizando seu negócio e reputação, além de prejudicar a capacidade de ajudar verdadeiramente o cliente.

Convido você, leitor, a partir deste ponto a passear comigo no tema com potencial para impactar o seu trabalho. Você não verá aqui definições robustas e teóricas, pois este foi apresentado através de exemplos e situações. O palestrante foi tecendo aos poucos os conceitos e as abordagens.

O primeiro passo para ser capaz de demonstrar a empatia eficaz é olhar para o que está acontecendo com você, como você chega à sessão. Comece por olhar fatores-chave, como: sua idade, gênero, raça, estrato socioeconômico. Observar como você administra o conflito, qual é o seu tipo de personalidade, para saber o filtro pelo qual você olha para a vida.

Fazendo uma analogia com o GPS, que triangula sua altitude, latitude e longitude, você precisa colocar seu ponto de partida e precisa também saber o que tem em mente sobre qual seria o destino final.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Se ter atitude é a solução, qual o problema?

Introdução Nas organizações contemporâneas, “ter atitude” tornou-se uma obrigação e um mantra corriqueiramente repetido por líderes, mentores, coaches, trainers, consultores, psicólogos e profissionais de RH. É comum escutar que o diferencial de um profissional não está apenas no conhecimento técnico, mas principalmente em sua atitude: em como se posiciona, como reage às... leia mais

12 minutos

Tendência 5 - Menos blá-blá-blá e mais fazer o que se prega, tá bom?

Tendência 5 - Menos blá-blá-blá e mais fazer o que se prega, tá bom?“Praticar os valores do Quadro - Walk the talk” No mundo corporativo, é comum que as organizações criem quadros de valores, missões e visões que são exibidos com orgulho em paredes, sites e apresentações. No entanto, a verdadeira medida do sucesso de uma empresa não está no que está escrito nesses... leia mais

11 minutos

Os Ciclos Invisíveis que Carregamos e Como Isso Molda Nosso Recomeço

Ano após ano, repetimos o mesmo ritual: contagem regressiva, fogos de artifício, promessas sussurradas ao universo enquanto o relógio marca meia-noite. Parece um momento mágico, o instante em que acreditamos que algo pode mudar. Mas, ao abrir os olhos no primeiro dia do ano, percebemos que tudo ao nosso redor segue o mesmo: os problemas ainda estão lá, os hábitos também, e a vida exige... leia mais

16 minutos

A arte de colaborar

अमन्त्रम्-अक्षरं नास्ति नास्ति मूलम्-अनौषधम् । अयोग्यः पुरुषो नास्ति योजकस्-तत्र दुर्लभः ॥ (Não há som que não seja um mantra, nem planta que não seja medicinal. Não existe pessoa indigna, o que falta é um ‘facilitador’.) ... leia mais

10 minutos

Uma outra maneira de implementar DEI nas empresas

Muitas empresas não sabem por onde começar quando se trata de criar uma área de diversidade, equidade e inclusão (DEI) ou de implementar projetos relacionados. No entanto, quero compartilhar alguns cases que não apenas “aceleraram” esses esforços, mas também se mostraram lucrativos em termos de posicionamento no mercado, na criação de produtos para todos e especialmente criando novos... leia mais

16 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium