(Practice – Accurate Empathy: the key to masterful coaching)
A palestra aconteceu em um tom de conversa informal, com muita maestria pessoal e toques de emoção genuína por parte do Dr. D Ivan Young.
Algumas ideias centrais merecem estar neste texto, não por serem novas, mas por trazerem profundidade no tema e desafios gigantes para os coaches que desejam fazer a diferença na vida de seus clientes.
Vamos iniciar com o termo coaching transformacional, que começa e termina com a eficácia que o coach se conecta com seu cliente e o domínio do coaching empático é uma ferramenta necessária para isso.
O coaching transformacional é sistemático, mas não é mecanicista porque busca a sinergia e a fluidez através de um rapport, algo como uma dança que vai e volta entre o coach e o cliente. Então, se o coach quer elevar seu nível de atuação precisa saber se conectar desde o início com o cliente de maneira significativa e eficaz.
Entender sobre empatia eficaz é fundamental para sabermos distinguir da falsa fachada da inteligência emocional que vemos na mídia televisiva. Pessoas que fingem empatia e falsa conexão acabam marginalizando seu negócio e reputação, além de prejudicar a capacidade de ajudar verdadeiramente o cliente.
Convido você, leitor, a partir deste ponto a passear comigo no tema com potencial para impactar o seu trabalho. Você não verá aqui definições robustas e teóricas, pois este foi apresentado através de exemplos e situações. O palestrante foi tecendo aos poucos os conceitos e as abordagens.
O primeiro passo para ser capaz de demonstrar a empatia eficaz é olhar para o que está acontecendo com você, como você chega à sessão. Comece por olhar fatores-chave, como: sua idade, gênero, raça, estrato socioeconômico. Observar como você administra o conflito, qual é o seu tipo de personalidade, para saber o filtro pelo qual você olha para a vida.
Fazendo uma analogia com o GPS, que triangula sua altitude, latitude e longitude, você precisa colocar seu ponto de partida e precisa também saber o que tem em mente sobre qual seria o destino final.