Transformar-se para transformar é o caminho de um coach profissional e, também, o título do livro que Paz Zagal, coach e coordenadora de uma escola chilena de formação, acaba de lançar aqui no Brasil em evento da Associação Brasileira de Coaching Ontológico (ABCOP). O livro traz fundamentos do Coaching Ontológico e aponta o caminho que um coaching deve fazer rumo à maestria profissional: “Precisamos nos trabalhar para seguirmos trabalhando com outros, caso contrário algo se imobiliza em nós, perdemos a plasticidade”.
A transformação a que ela se refere ultrapassa a jornada de cada profissional e de seus clientes, sejam eles indivíduos ou organizações, e alcança o coletivo chegando à transformação cultural. “Esse é um convite que, hoje em dia, precisamos ouvir. Vejam o trabalho das associações. Como nos transformamos coletivamente e geramos mudanças coletivas para gerar maior bem-estar no mundo? Esse é o grande chamado atual. E como fazemos isso? Qual o sentido de fazermos juntos? Primeiro porque é mais fácil, segundo porque isso nos mobiliza e nos conecta com o sentido de fazer”, declara.
O livro tem a missão de aproximar o Coaching Ontológico da sociedade em geral, traduzindo e elucidando conceitos, apresentando momentos de uma sessão, além da trazer as competências que poderiam evidenciar a excelência de um Coach Ontológico. A autora conta que gosta de apresentar o Coaching Ontológico como uma metodologia de aprendizagem transformacional e vivencial que motiva à expansão do olhar, à obtenção de novas perspectivas de vida e desafia as interpretações que se tem das experiências vividas. O livro apresenta essa definição de muitas formas, indo da técnica à poética. “O Coaching Ontológico convida as pessoas a lembrar de seus sonhos, revitalizar seus olhos, voltar a sentir e a se conectar com o candor infantil, recuperar seu bem-estar”, explica. Nas empresas, pode ser que surjam definições que ampliam o alcance dessa disciplina, mas a grande importância hoje do Coaching Ontológico nesse âmbito é reconectar as redes internas da organização criando espaços para conversas mais saudáveis e eficazes que possam compartilhar de um mesmo propósito e gerar sonhos e visão de futuro comuns.