revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #1 - Junho 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 1

Nosso leitor João traz uma questão interessante para supervisão nesta primeira edição.
João escreve: - Recentemente tive um cliente que tinha por objetivo obter uma promoção na organização onde atuava. Na primeira seção, ele trouxe uma lista de pontos vulneráveis de seus concorrentes à vaga para ver minha opinião sobre qual a melhor estratégia para tirar o melhor proveito dos pontos fracos deles. Disse que conseguiria o cargo a qualquer preço. Na hora fiquei sem fôlego e sem ação. O que fazer em uma situação destas?

Caro João, em primeiro lugar é importante lembrar que, como Coaches e Mentores, devemos estar preparados para lidar assertivamente com as mais variadas situações. É justamente em momentos como o que você relata que precisamos estar centrados e manter nosso firme propósito de beneficiar as pessoas. Este caminho começa através da compreensão. Como Coaches, devemos saber que tudo o que as pessoas fazem, absolutamente tudo, tem como objetivo alcançar algo melhor e que cada pessoa faz sempre o seu melhor. O seu cliente, portanto, está dando o melhor dele, e acredita que se conquistar o almejado posto será mais feliz. De fato, a conquista pode trazer satisfação momentânea.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 140

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: acabo de conquistar a credencial ACC da ICF e tenho conduzido boas sessões de coaching junto a meus clientes, entretanto tenho dificuldade em encerrar os encontros. Muitas vezes me estendo mais do que o programado, pois acredito que a elaboração dos clientes sobre seus temas segue seu próprio tempo. Quando os clientes têm algum compromisso... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 139

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: conquistei a credencial MCC da ICF e realizei formação em mentoria. Tenho apoiado coaches a submeterem gravações de coaching para a ICF e assim obterem suas credenciais nessa instituição. Em geral meus clientes coaches são bastante críticos frente às suas gravações. Nesses casos meu trabalho é apoiar os coaches e expandir sua autoconfiança.... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 138

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: tenho uma confissão a fazer! Tenho clientes preferidos, com os quais adoro interagir nas sessões de coaching e outros clientes acho super entediantes. Antes das sessões de coaching com os clientes que gosto, fico animado e sinto que me dedico mais. Já com os coachees chatos, percebo que olho no relógio com a esperança de que a sessão esteja... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 137

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou angustiada com o que tenho visto nas organizações nas quais conduzo processos de coaching executivo! As culturas dessas empresas são cruéis: máquinas de moer gente e fábricas de burnout. As demandas das empresas patrocinadoras são por produtividade e sou contratada para cuidar da “saúde mental” de meus clientes. É como enxugar gelo. O... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 136

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: iniciei um processo de coaching executivo com o diretor de uma empresa de tecnologia há mais de 8 meses. Na ocasião realizamos um encontro na presença da líder dele onde ficou acordado entre nós três que o objetivo do programa de coaching seria relacionamento com stakeholders, com foco em diplomacia. O tempo passou, a líder dele saiu da empresa,... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium