Num artigo publicado em Shoukry e Cox apresentam uma abordagem de coaching sob a tica de um processo social contribuindo para a amplia o e o aprofundamento da compreens o das in meras vari veis que impactam esta atividade bem como dos respectivos valores impl citos contidos valores estes que poucas vezes s o reconhecidos e considerados Esta condi o tem sido frequente no contexto empresarial do mundo ocidental no qual o coaching executivo utilizado com a expectativa de elevar performance e efic cia atrav s de interven es de car ter individual voltadas para a mudan a comportamental Para os citados autores a abordagem do coaching como um processo social que contribui para remodelar o contexto poderia ser considerada uma tecnologia do self Cushion que por sua vez afetada por processos hist ricos culturais e sociais impactando as estruturas socioecon micas e pol ticas vigentes Tal condi o tem efeitos sobre a ind stria do coaching como um todo pois a ideologia que lhe impl cita influencia a forma o e o treinamento de coaches a regulamenta o desta atividade al m de fatores como tica supervis o desenvolvimento pesquisa e educa o continuada Lembram ainda que o Coaching aplicado ao contexto empresarial utiliza-se de um discurso que envolve termos como competitividade retorno sobre investimento resultados efic cia e autoatualiza o trazendo consigo o risco de transformar o coaching em um instrumento de conformidade empresarial e social ou seja uma interven o atrav s da qual se obt m apoio profissional para integrar-se numa certa ideologia difusa sustentada por uma din mica de poder atuante Desta forma coaching seria uma interven o que tanto poder facilitar a conformidade quanto a mudan a como poder ser um processo tanto de controle quanto de resist ncia Para os autores Coaching Empresarial quando utilizado em ambientes pol tico social e culturalmente opressivos poder gerar problemas de ordem tica relacionados com valores como compaix o ou confronta o aceita o ou resist ncia amea ando a preconizada neutralidade do coach Consideram ainda que coaching foi modelado por aspectos culturais do mundo ocidental prod uto de um contexto social espec fico que refor a o status quo Ao abordar o coaching como um processo social poderia torn -lo um facilitador de mudan as significativas contribuindo assim para que os executivos assumam uma responsabilidade mais hol stica e criticamente reflexiva em suas a es promovendo assim a compreens o de seu papel na constru o da responsabilidade social corporativa Entretanto ao contratarem processos de coaching a tendencia de certos coaches ratificar os valores da organiza o Observa-se uma tens o inerente ao contrato de tr s pontas entre coach coachee organiza o uma rela o por vezes sujeita a agendas ocultas e a uma din mica de poder impl cita e complexa Em certos casos poder tornar-se uma forma de controle um instrumento de formata o do indiv duo para que este se ajuste s normas da organiza o Fatien Diochon e Lovelace p Assim o espa o de coaching poder oportunizar tanto o controle organizacional quanto os mecanismos individuais de poder Fatien Diochon e Lovelace p Como ressalta Shoukry a suposta universalidade do coaching poder ser ben fica para o seu crescimento mas compreender os fatores contextuais que o afetam s o essenciais para a sua sustentabilidade Diante deste contexto social entendido como o espa o no qual se d o processo de coaching que abrange cultura estrutura social din mica de poder e eventual presen a de opress o os autores apresentam duas posturas poss veis do coach - Entendimento da diversidade cultural considerado um conjunto de normas e valores ideais absolutismo ou como valores e normas espec ficos de cada espa o cultural relativismo - Ader ncia aos valores e normas estabelecidos do contexto social conformismo ou desafio s suas limita es buscando alter -los quando necess rio criticismo S o pois dois cont nuos Absolutismo Relativismo e Conformismo- Criticismo nos quais os autores identificam posi es que o coach poder assumir diante de tal situa o nega o substitui o adapta o integra o criticidade Nega o Ignora o contexto foca no indiv duo refor a o absolutismo e o conformismo ao desconsiderar os fatores sociais que atuam sobre o processo de coaching Conv m entretanto ter presente que coaching fruto de influ ncias culturais e ideol gicas de sociedades ocidentais ditas democr ticas que n o s o sistemas universais Em outros termos coaching n o uma tecnologia do self isenta de valores que pode ser transferida como acontece com outros tipos de tecnologia Substitui o particularmente atraente em ambientes opressivos por exemplo em sociedades nas quais mulheres ou minorias tnicas s o sistematicamente discriminadas podendo o coach representar uma vis o de mundo que reivindica valores positivamente imbu dos de igualdade liberdade e justi a Shoukry e Cox p Stout-Rostron observa por exemplo que na frica do Sul a maioria dos coaches constitu da por homens brancos com uma vis o de mundo ocidental e euroc ntrica Adapta o para os autores esta tem sido a vis o predominante na literatura sobre coaching intercultural Segundo esta os coaches consideram o contexto cultural do cliente s o sens veis s diferen as...