revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #99 - Agosto 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching Como Um Processo Social

Num artigo publicado em 2018, Shoukry e Cox apresentam uma abordagem de coaching sob a ótica de um processo social, contribuindo para a ampliação e o aprofundamento da compreensão das inúmeras variáveis que impactam esta atividade, bem como dos respectivos valores implícitos contidos, valores estes que poucas vezes são reconhecidos e considerados.

Esta condição tem sido frequente no contexto empresarial do mundo ocidental, no qual o coaching executivo é utilizado com a expectativa de elevar performance e eficácia através de intervenções de caráter individual voltadas para a mudança comportamental.

Para os citados autores, a abordagem do coaching como um processo social que contribui para remodelar o contexto, poderia ser considerada uma “tecnologia do self” ( Cushion, 2018) que, por sua vez , é afetada por processos históricos, culturais e sociais, impactando as estruturas socioeconômicas e políticas vigentes.

Tal condição tem efeitos sobre a indústria do coaching como um todo, pois a ideologia que lhe é implícita influencia a formação e o treinamento de coaches, a regulamentação desta atividade, além de fatores como ética, supervisão, desenvolvimento, pesquisa e educação continuada.

Lembram, ainda, que o Coaching aplicado ao contexto empresarial utiliza-se de um discurso que envolve termos como competitividade, retorno sobre investimento, resultados, eficácia e autoatualização, trazendo consigo o risco de transformar o coaching em um instrumento de conformidade empresarial e social, ou seja, uma intervenção através da qual se obtém apoio profissional para integrar-se numa certa ideologia difusa sustentada por uma dinâmica de poder atuante.

Desta forma coaching seria uma intervenção que tanto poderá facilitar a conformidade quanto a mudança, como poderá ser um processo tanto de controle, quanto de resistência.

Para os autores Coaching Empresarial, quando utilizado em ambientes político, social e culturalmente opressivos, poderá gerar problemas de ordem ética relacionados com valores como compaixão ou confrontação, aceitação ou resistência, ameaçando a

preconizada “neutralidade” do coach.

Consideram ainda que “coaching foi modelado por aspectos culturais do mundo ocidental, prod uto de um contexto social específico que reforça o status quo”. Ao abordar o coaching como um processo social poderia torná-lo um facilitador de mudanças significativas, contribuindo assim para que os executivos assumam uma responsabilidade mais holística, e criticamente reflexiva em suas ações, promovendo assim a compreensão de seu papel na construção da responsabilidade social corporativa.

Entretanto, ao contratarem processos de coaching, a tendencia de certos coaches é ratificar os valores da organização. Observa-se uma tensão inerente ao contrato de três pontas entre coach/coachee/organização, uma relação por vezes sujeita a agendas ocultas e a uma dinâmica de poder implícita e complexa.

Em certos casos poderá tornar-se uma forma de controle, “um instrumento de formatação do indivíduo para que este se ajuste às normas da organização” (Fatien Diochon e Lovelace, 2015, p. 308). Assim “o espaço de coaching poderá oportunizar tanto o controle organizacional quanto os mecanismos individuais de poder” ( Fatien Diochon e Lovelace, 2015, p. 314).

Como ressalta Shoukry (2016). “a suposta universalidade do coaching poderá ser benéfica para o seu crescimento, mas compreender os fatores contextuais que o afetam são essenciais para a sua sustentabilidade.”

Diante deste contexto social, entendido como o espaço no qual se dá o processo de coaching, que abrange cultura, estrutura social, dinâmica de poder e eventual presença de opressão, os autores apresentam duas posturas possíveis do coach:

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Executivo e Inteligência Artificial

“ Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial  (IA) era  apenas uma fascinação para os entusiastas da tecnologia” T. Ramos (2023) “Duvide da habilidade de um coach IA (Inteligência Artificial) competir hoje com um coach humano “. Terblanche et al. (2022). A Inteligência, Artificial (IA) tem alcançado avanços notáveis gerando debates a... leia mais

21 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

“Entretanto há uma concordância generalizada de que, como processo de aprendizagem, o coaching executivo ainda está “construindo sua identidade“ Helen Paige (2002) Embora nos idos de 2002  Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando ... leia mais

23 minutos

Por que e para que Coaching Organizacional?

“Coaching não é a única atividade profissional que enfrenta  o desafio das diferentes  considerações e ideias dos  inúmeros stakeholders a respeito de seus propósitos”Tatiana Bachkirova (2024) ----------------------------------   Introdução A utilização do coaching nas organizações produtoras de bens e serviços tem recebido diferentes denominações... leia mais

24 minutos

Revisitando a Coachabilidade

“ Pesquisadores e profissionais frequentemente analisam o Coaching de forma isolada, sem considerar o impacto que os Coachees têm sobre o sucesso do processo de Coaching” Weiss, J.A. e Merrigan, M., (2021) “Pouca atenção tem sido dedicada ao papel que a coachabilidade  tem no alcance de resultados de desenvolvimento e de mudança comportamental” K. J.Cavanaugh et al.... leia mais

23 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

Embora nos idos de 2002 Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando  compatibilizar-se com as demandas contemporâneas, fruto das  profundas e rápidas transformações do mundo empresarial. A autora nos surpreende com a atualidade e amplitude de suas observações, muitas... leia mais

23 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium