revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #95 - Abril 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 95

“As pessoas são contratadas pelas suas competências técnicas e são demitidas pelas suas incompetências comportamentais”.

Esta frase é muito conhecida pela maioria daqueles que trabalham com pessoas, principalmente no meio organizacional. Os manuais sobre o sucesso não se cansam de frisar que muito mais importante do que o seu QI, sua capacidade cognitiva, especialmente no que tange a parte lógica, é a sua facilidade em estabelecer relações harmoniosas, empáticas e produtivas com outras pessoas, o que irá, prioritariamente, definir o seu nível de sucesso na vida.

Hoje, estas habilidades são estudadas na disciplina relativamente nova, chamada Inteligência Emocional.

Este dossiê é dedicado a ela, e a compreensão de sua importância em nossas vidas. O convidado para o qual cofiei o desafio e responsabilidade de coordenar o dossiê com este tema, foi Carlos Legal, um amigo querido e apaixonado pelo tema.

Uma das delícias para mim, como editor, de confiar a coordenação de um dossiê a uma pessoa, é saber que ela acionará outras, que na maioria, eu nem conhecia. Desta forma, a cada edição recebemos lufadas de conhecimento fresco, visões de mundo e propostas inquietantes.

Carlos convidou quatro autoras. Ele, ao lado das quatro meninas superpoderosas, Andréa, Elisa, Isabel e Márcia cada qual com um foco único, original, nos brindam com um dossiê único, que traz e provoca muitas reflexões.

Este tema vem em um momento mais do que especial e importante, quando as emoções estão a se manifestar através dos mais variados e muitas vezes incompreendidos sentimentos. Vivemos tempos difíceis, que além do isolamento físico das pessoas queridas, experimentamos problemas financeiros, incertezas quanto ao futuro, desgastes nos relacionamentos próximos, perda do emprego, a proximidade por vezes íntima com a morte e a iminente ameaça de contaminação com consequências incertas.

Como lidar com tudo isso e seguir a vida como se tudo estivesse bem? Como será o tal “novo normal”, pelo qual ansiamos, embora não saibamos como será, pelo simples fato de parecer “normal”.

Claro que cada pessoa procura dar conta destes desafios da melhor forma, mas não custava darmos uma mãozinha para ampliar a visão, conhecer outros enfoques e possibilidades e, principalmente, ganhar energia, alento, inspiração e dicas sobre como ser e estar melhor, para apoiar àqueles com os quais podemos contribuir.

Entre, a casa é sua, inspire-se.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes

Editor

Artigo publicado em 02/04/2021
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 101

Caros leitores, neste mês de outubro trazemos um tema essencial, fundamental, de suma importância para todos nós. A questão do Autocuidado e da Autocompaixão. Com tantas cobranças do dia a dia, sendo que a maioria não conseguimos atender, acabamos por nos culpar, nos chicoteando emocionalmente: “não faço nada certo”, “não fiz nem 10% do que precisava”, “não dou conta... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 100

Caros leitores, tenho tanto a compartilhar, falar, comentar, e ao mesmo tempo, um cansaço me invade a alma. Vivemos em uma sociedade que cultua a felicidade fácil, eterna, incondicional, que até originou o termo felicidade tóxica. Vivemos os tempos do empreendedorismo rumo ao sucesso, onde em vídeos e textos, experiências fantásticas são compartilhadas, do zero aos múltiplos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 99

Caros leitores, falar sobre Burnout é muito importante, ainda mais em tempos de confinamento, isolamento social e uma sobrecarga de trabalho cada vez mais relatada e comentada. Quando defino um tema para o dossiê, o primeiro passo é eleger quem fará a coordenação, função mais que fundamental, pois esta figura, além de notório saber sobre o assunto, necessariamente precisa possuir... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 98

Caros leitores, foi no dia 26 de fevereiro de 2021 que Christine Bona De Napoli, em uma conversa que tivemos no WhatsApp, me propõe um dossiê sobre Codesenvolvimento. Começamos a papear,  e ela, apaixonadamente, começa a falar sobre a metodologia, origem, fundadores e as possibilidades que esta abordagem pode trazer para o mundo do Coaching e de quem trabalha com Desenvolvimento Humano... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 97

Caros leitores, esta é uma edição especial e comemorativa. Ela marca os oito anos desta caminhada, iniciada em uma viagem que fiz a Canela, no Rio Grande do Sul, para participar de uma formação em Storytelling, que também já foi tema de um dossiê. Naquela ocasião, já com minha consultoria há 5 anos, pensava em minha vida e carreira, e sentia que havia um espaço a ser... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium