revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #94 - Março 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 94

Caros leitores,

“– A minha vida está nesta floresta, meu ninho e tudo que eu construí, assim como todos vocês. Não quero que ela seja destruída, e partiria meu coração saber que não fiz nada para tentar salvá-la. Então, eu estou fazendo o que posso para tentar combater esse fogo e salvar o que é importante para mim.”

Esta foi a resposta do Beija-Flor quando perguntado sobre sua ação solitária, e aparentemente inútil, de combater um incêndio na floresta com algumas gotas de água no bico.

Na parábola do Beija-Flor, os outros animais entenderam que se cada um fizer uma pequena parte, aquilo que lhe for possível naquele momento, a somatória cria uma ação que pode fazer uma grande diferença.

Esta foi a inspiração para esta capa. Há várias edições reunimos os autores do dossiê, para que juntos, possamos pensar em uma imagem para a capa, que represente de uma forma artística e metafórica, a ideia e o conteúdo do dossiê. Tivemos um primeiro encontro no Zoom, e muitas ideias surgiram. Depois um “toró de parpites” no grupo do WhatsApp, e um último encontro no Zoom, quando a ideia da parábola do Beija-Flor retornou e fechamos com ela.

“Não nascemos humanos, nós nos tornamos humanos, como diz o Ubuntu: “eu sou porque nós somos”. A solidariedade nos humaniza”.

A frase acima está na apresentação do dossiê, que foi coordenado pelo querido amigo Robson Santarém. Ela expressa de uma forma muito nítida o jeito Robson de ser. Desta forma, ele foi a escolha perfeita para esta missão: reunir um grupo de pessoas muito conectadas em servir, na conexão com outras pessoas, para que juntas, produzissem uma obra que nos fizesse pensar, ver experiências marcantes, ideias que transformam, abordagens que inspiram.

Não pense que a experiência da participação em projetos solidários seja toda fofa e poética, todos de braços dados sorrindo com o foco no servir com total desprendimento. Somos todos seres humanos, em seus diversos níveis de maturidade, e consequentemente com focos e disponibilidades diversas. É também uma rica experiência de convivência, de compreender o outro em suas mais humanas expressões, de respirar fundo, grudar na sintonia do grupo e seguir em frente.

Este dossiê traz experiências nacionais e internacionais, que poderão inspirar outras tantas. Conversar com quem já fez é a melhor maneira de evitar um monte de erros de principiante.

Aproveitem a experiência e a disponibilidade deste grupo fantástico de autores e autoras que nos brindam com o fruto de suas experiências.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes

Editor

Artigo publicado em 04/03/2021
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 96

Caros leitores, em seu artigo, Carolina Messias e Michelle Prazeres citam o sociólogo francês Philippe Zarifian, que conceitua o termo “comunicação autêntica” como: “um processo pelo qual se instaura uma compreensão recíproca e se forma um sentido compartilhado, resultando em um entendimento sobre as ações que os sujeitos envolvidos são levados a assumir juntos ou de maneira... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 95

“As pessoas são contratadas pelas suas competências técnicas e são demitidas pelas suas incompetências comportamentais”. Esta frase é muito conhecida pela maioria daqueles que trabalham com pessoas, principalmente no meio organizacional. Os manuais sobre o sucesso não se cansam de frisar que muito mais importante do que o seu QI, sua capacidade cognitiva, especialmente no que... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 93

Caros leitores, Trazer temas novos, inovadores, antigos ou pouco explorados tem sido nosso desafio, e o fazemos com empenho e amor. Conversando com Marta Magnus, no final de novembro de 2020, ela sugeriu uma edição sobre Liderança Generativa. Em meados de dezembro já estávamos combinando que seria a edição 93 de fevereiro de 2021. Assim foi. Super animada, Marta já conversou com o... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 92

Caros leitores, o ano de 2020 já é uma marca, não só na vida de cada um de nós que o vivemos, mas na história da humanidade. Até então, falávamos que vivíamos em um mundo VUCA, volátil, incerto, complexo e ambíguo. Sim, era verdade, mas não tínhamos ideia de como poderia ser potencialmente mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Creio que o momento não pode ser mais adequado... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 91

Olá caros leitores,mais uma edição para lá de especial. Falar sobre Visão de Mundo, é um desafio e uma provocação para que cada pessoa questione, pesquise, cutuque e desvende sua própria visão de mundo. Cada um de nós enxerga o mundo de uma forma diferente. A forma como o vemos e, principalmente como o interpretamos e atribuímos significado, tem muito a ver como nossos pais,... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium