“Coaching cria um novo espaço e é este novo espaço que poderá levar a um desenvolvimento pessoal e de trabalho importante”
Simon Western, 2012
“No mercado de trabalho atual, as pessoas precisam aprender a aprender, reaprender, desaprender e aprender novamente”
Henry A. Patrinos, 2020
Introdução
O Coaching em Geral e o Coaching Executivo e Empresarial, em particular, continuam se expandindo no mundo contemporâneo.
Esta expansão tem estimulado a criação de especializações dentro das duas grandes áreas em que o Coaching tem sido aplicado: Coaching de Vida e Coaching Executivo e Empresarial, também denominado de Coaching Organizacional e Coaching de Trabalho.
Embora ambas as áreas partilhem dos princípios básicos do Coaching em geral, apresentam especificidades que exigem formação, metodologia, experiência e abordagens diferenciadas.
As definições de Coaching variam consideravelmente. Alguns autores enfatizam aspectos como desempenho e expansão de competências /habilidades, outros focam o desenvolvimento do potencial das pessoas, outros ainda enfatizam a aprendizagem e a facilitação.
O que é Coaching?
“Coaching é a arte de orientar outra pessoa, pessoas ou sistemas humanos para um futuro gratificante” (Hudson, 1999, p.22).
“Coaching é tornar produtivas as forças do indivíduo” (Peter Drucker, 1978, p.83).
“Coaching é liberar o potencial de uma pessoa para que ela maximize a própria performance. É mais contribuir para que ela aprenda do que ensiná-la”. Gallwey (2.000)
“Coaching é um processo de facilitar o desempenho, a aprendizagem, o desenvolvimento e a autonomia de uma pessoa para que esta alcance os resultados que almeja” (Krausz, 2020).
Trata-se de um processo que contribui para que as pessoas se transformem, convida-as a refletir sobre sua visão de si e do mundo, sobre seus valores e crenças, facilita seu aprender e reaprender e expande sua prontidão para agir de forma produtiva e eficaz.
Constitui uma forma de provocação construtiva, de desafio e estímulo para a contínua aprendizagem.
O que é Coaching de Vida?
O Coaching de Vida trata de questões pessoais, adotando uma abordagem holística na qual o cliente/coachee examina e avalia aspectos de sua vida que precedem as mudanças, mudanças estas que elevam /realçam sua qualidade de vida. (Grant et al. 2005).
A ênfase está no bem estar do indivíduo, no equilíbrio trabalho/vida e é centrada na pessoa.
Segundo Grant e Cavanagh, (2010 p. 300), o Coaching de Vida apresenta ligações com pelo menos quatro linhas teóricas: 1) “tende a tornar explícita a relação entre pensar, sentir e as situações externas do meio ambiente” 2) “ é focado em soluções, voltado para metas, em vez do passado, e considera que o cliente possui recursos, forças e capacidades até então não identificadas. 3) o Coaching de Vida tem como base marcante os valores humanísticos centrados na tradição da centralidade da pessoa. 4) o Coaching de Vida está alinhado com a psicologia positiva.
Os citados autores ressaltam que esta modalidade de Coaching se ressente de algumas limitações e desafios dentre os quais a falta de diretrizes claras de formação e certificação de uma atividade cujas fronteiras são abertas. Além disso, convém lembrar que Coaching de Vida não conta ainda com um acervo de pesquisas e estudos sistemáticos, nem entidades formadoras especializadas nesta área e que seu campo de atuação apresenta fronteiras tênues com a psicoterapia, além de não dispor de um código de Ética profissional específico.