revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #92 - Janeiro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Diferenças entre Coaching de Vida e Coaching Executivo e Empresarial

“Coaching cria um novo espaço e é este novo espaço que poderá levar a um desenvolvimento pessoal e de trabalho importante”

Simon Western, 2012

“No mercado de trabalho atual, as pessoas precisam aprender a aprender, reaprender, desaprender e aprender novamente”

Henry A. Patrinos, 2020


Introdução

O Coaching em Geral e o Coaching Executivo e Empresarial, em particular, continuam se expandindo no mundo contemporâneo.

Esta expansão tem estimulado a criação de especializações dentro das duas grandes áreas em que o Coaching tem sido aplicado: Coaching de Vida e Coaching Executivo e Empresarial, também denominado de Coaching Organizacional e Coaching de Trabalho.

Embora ambas as áreas partilhem dos princípios básicos do Coaching em geral, apresentam especificidades que exigem formação, metodologia, experiência e abordagens diferenciadas.

As definições de Coaching variam consideravelmente. Alguns autores enfatizam aspectos como desempenho e expansão de competências /habilidades, outros focam o desenvolvimento do potencial das pessoas, outros ainda enfatizam a aprendizagem e a facilitação.

O que é Coaching?

“Coaching é a arte de orientar outra pessoa, pessoas ou sistemas humanos para um futuro gratificante” (Hudson, 1999, p.22).

“Coaching é tornar produtivas as forças do indivíduo” (Peter Drucker, 1978, p.83).

“Coaching é liberar o potencial de uma pessoa para que ela maximize a própria performance. É mais contribuir para que ela aprenda do que ensiná-la”. Gallwey (2.000)

“Coaching é um processo de facilitar o desempenho, a aprendizagem, o desenvolvimento e a autonomia de uma pessoa para que esta alcance os resultados que almeja” (Krausz, 2020).

Trata-se de um processo que contribui para que as pessoas se transformem, convida-as a refletir sobre sua visão de si e do mundo, sobre seus valores e crenças, facilita seu aprender e reaprender e expande sua prontidão para agir de forma produtiva e eficaz.

Constitui uma forma de provocação construtiva, de desafio e estímulo para a contínua aprendizagem.

O que é Coaching de Vida?

O Coaching de Vida trata de questões pessoais, adotando uma abordagem holística na qual o cliente/coachee examina e avalia aspectos de sua vida que precedem as mudanças, mudanças estas que elevam /realçam sua qualidade de vida. (Grant et al. 2005).

A ênfase está no bem estar do indivíduo, no equilíbrio trabalho/vida e é centrada na pessoa.

Segundo Grant e Cavanagh, (2010 p. 300), o Coaching de Vida apresenta ligações com pelo menos quatro linhas teóricas: 1) “tende a tornar explícita a relação entre pensar, sentir e as situações externas do meio ambiente” 2) “ é focado em soluções, voltado para metas, em vez do passado, e considera que o cliente possui recursos, forças e capacidades até então não identificadas. 3) o Coaching de Vida tem como base marcante os valores humanísticos centrados na tradição da centralidade da pessoa. 4) o Coaching de Vida está alinhado com a psicologia positiva.

Os citados autores ressaltam que esta modalidade de Coaching se ressente de algumas limitações e desafios dentre os quais a falta de diretrizes claras de formação e certificação de uma atividade cujas fronteiras são abertas. Além disso, convém lembrar que Coaching de Vida não conta ainda com um acervo de pesquisas e estudos sistemáticos, nem entidades formadoras especializadas nesta área e que seu campo de atuação apresenta fronteiras tênues com a psicoterapia, além de não dispor de um código de Ética profissional específico.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Afinal, o que Determina a Efetividade dos Processos de Coaching Executivo e Empresarial?

INTRODUÇÂO Trata-se de um tema presente na literatura especializada de coaching nas últimas décadas em inúmeros trabalhos que buscam identificar um conjunto de fatores responsáveis pela efetividade deste processo.  As primeiras investigações sobre esta efetividade datam do fim dos anos noventa e a primeira década do novo século, tais como as  realizadas por Peterson... leia mais

23 minutos

Coaching Executivo: Para Onde Vamos?

“A mudança é, ao mesmo tempo, criativa e destrutiva” Heráclito (Filósofo grego) A rapidez e a profundidade das mudanças no mundo contemporâneo já não mais nos surpreendem. Um desafio dos que ocupam posições de liderança nas organizações é mantê-las atuantes, eficazes e capacitadas a conviver construtivamente com um contexto mutante e imprevisível. ... leia mais

23 minutos

Intuição em Coaching Executivo

“Há indicações de que entidades profissionais estão reconhecendo a significância do papel da intuição na aprendizagem e no desenvolvimento” P. Mavor, E. Sadler-Smith e D.E. Gray (2015, p3). Introdução Vários Coaches experientes afirmam utilizar a intuição no seu trabalho. Outros  consideram a intuição como um aspecto crítico da prática do coaching.... leia mais

22 minutos

Coaching Executivo e Segurança Psicológica (A)

“Há um reconhecimento crescente  em todos os setores sobre a importância de dizermos o que pensamos” Amy C. Edmondson (1212) O termo “Segurança Psicológica” foi desenvolvido por Edmondson a partir do seu interesse sobre os fatores que contribuem para a eficácia das equipes de trabalhadores do conhecimento nas organizações. Já em 2008 escrevia ela que... leia mais

22 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium