Come ar certo meio caminho andado Prov rbio grego Introdu o O tema contrato apesar de sua relev ncia nos resultados a serem alcan ados em processos de coaching pouco tem sido abordado na literatura especializada nos ltimos anos No caso espec fico do Coaching Executivo e Empresarial devido a complexa rede de intera es que envolvem o processo torna-se necess rio estabelecer contratos claros e objetivos nbsp entre Coach Coachee Organiza o Stakeholders Trata-se de um dos pr -requisitos essenciais para a constru o de relacionamentos produtivos entre todos os envolvidos Como relata Scoular p Nas raras ocasi es em que algo d errado em coaching e as pessoas me procuram dos casos estavam relacionados com a contrata o As rela es que se estabelecem entre os envolvidos particularmente em processos de Coaching patrocinados por organiza es produtoras de bens e servi os tendem a ser diferentes daquelas a que estamos habituados no nosso cotidiano Constituem intera es horizontalizadas que teoricamente n o envolvem nbsp rela es de poder autoridade subordina o S o relacionamentos de parceria alian as de trabalho em busca de resultados que s poder o ser alcan ados atrav s do comprometimento e da colabora o entre as partes nbsp Rela es Contratuais Consideramos dois tipos de rela es contratuais Simples e Complexas Simples s o aquelas que se estabelecem entre coach e coachee e s o de iniciativa pessoal do coachee que se responsabiliza tamb m pelo pagamento das sess es o caso do chamado coaching de vida uma rela o sem qualquer v nculo com terceiros na qual coach e coachee definem de comum acordo os termos do contrato Complexas s o as que envolvem terceiros os stakeholders e a organiza o nbsp patrocinadora da qual o coachee faz parte como o caso do coaching executivo e empresarial Neste cen rio as intera es por serem multidirecionais poder o gerar falta de alinhamento de demandas e expectativas do coachee e dos stakeholders organiza o nem sempre coincidentes o que exigir nbsp um trabalho pr vio de compatibiliza o Al m disso certas demandas poder o estar fora do mbito de processos de coaching executivo ou a chefia imediata e ou RH n o se disp em a participar do acompanhamento do processo Tais condi es elevam o n vel de complexidade destes contratos quando comparados com o coaching um-a-um no qual o pr prio coachee o nbsp cliente e o patrocinador English desenvolveu o chamado contrato de tr s pontas conceito este que sintetiza a din mica das rela es entre coach coachee organiza o stakeholders s vezes o representante da organiza o busca intervir em aspectos profissionais do contrato sem se dar conta dos seus eventuais efeitos negativos Um exemplo definir a priori e de forma unilateral n o s os resultados a serem alcan ados mas tamb m o prazo para que isto aconte a nbsp nbsp O contrato de tr s pontas alerta para a necessidade de os contratos nbsp coach coachee coach organiza o e coachee organiza o serem coerentes entre si e mutuamente negociados para viabilizar um processo de coaching que atenda simultaneamente as necessidades de desenvolvimento do coachee e os resultados positivos da organiza o Krausz p Trata-se de um conjunto de subcontrata es que envolvem Meu contrato Coach Organiza o stakeholders Seu contrato Coachee Organiza o stakeholders Nosso contrato Coach Coachee Este conjunto representado graficamente por um tri ngulo Krausz p no qual cada ponta ocupada por um dos tr s players que interage contratualmente com os outros dois gerando uma din mica cujos efeitos tendem a impactar os resultados nbsp do processo de coaching Rela es contratuais produtivas em processos de coaching envolvem nbsp Comprometimento entre as partes Coach Coachee e Stakeholders concordam e se comprometem em assumir a parcela de responsabilidade que lhe cabe no processo nbsp Confian a Como afirma Lecione p a confian a a ess ncia do funcionamento de uma equipe coesa e a rigor processos de coaching executivo envolvem uma a o integrada entre coach coachee e stakeholders Considera o apoio ao Coachee A seguran a psicol gica do Coachee um fator que facilita a sua aprendizagem e a expans o do seu autoconhecimento Confidencialidade e sigilo S o fundamentais em qualquer processo de coaching N o diretividade O Coach dialoga indaga questiona de forma neutra estimula e desafia respeitosa e adequadamente o Coachee a gerar op es analisar pr s e contras tomar decis es e implement -las Foco na a o e nos resultados Coaching foca o presente e o futuro vi vel poss vel Considera o dos aspectos contextuais tais como imagem do que seja coaching e para que serve caracter sticas da cultura organizacional relacionamento coachee superior hier rquico etc O Contrato Coaching acontece no mbito de uma rela o contratual atrav s de...