revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #9 - Fevereiro 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 9

Quando o Coaching começa a permear o jeito de uma organização ser e agir, temos uma nova disciplina sendo formada: a Cultura do Coaching.

As organizações já passaram por vários momentos em que uma nova técnica chegava e mudava a forma de se fazer as coisas. Muitas passaram, poucas ficaram. Agora é a vez do Coaching, e temos muitos elementos que apontam que o que o Coaching agregar à cultura organizacional, tende a ser definitivamente incorporado.

Convidamos três grandes profissionais para tratar da questão Cultura do Coaching nas organizações, olhando por vieses diferentes.

Arline Davis nos faz pensar o que realmente é Cultura de Coaching. Em seu texto, Arline explora muito bem o que está na parte visível da cultura e o que está na invisível. Fala sobre aprendizagem tácita e onde ela ocorre.

Elisa Guarido, experiente executiva de RH, nos fala sobre o que o RH precisa aprender e dominar para lidar com a Cultura do Coaching.

Uma dupla de primeira, Káritas Ribas e Marcello Árias fecham o dossiê com um belíssimo artigo mostrando o ser humano em suas múltiplas dimensões. Mostram como a Cultura de Coaching, quando bem implantada, traz profundas melhorias para as relações humanas.

Trazemos um artigo que vimos em um blog e pedimos permissão ao autor para que publicássemos em português. Trata da infelicidade da geração Y. De forma leve, ele mostra o que acontece aos jovens, como lidam com suas expectativas, e suas frustrações com o mundo organizacional.

Esta edição também marca o início da sequência de artigos de Carlos Legal, que, em nosso rodízio, substitui Gisele Fessore, que tanto encantou nas edições anteriores. Nossas boas vindas ao Carlos, um profissional, assim como Gisele, que vive o que fala.

Tenha uma boa leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 27/04/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 140 - Ano Novo, Novos Ciclos

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Mais um ano começou e com ele nossos rituais de renovação de ciclos, desejo de mudanças, renovação de esperanças, e uma grande vontade de atingir uma série de metas que vão ficando pelo caminho da vida. Para começarmos bem o ano, pensamos em começar com uma pegada mais leve, trazendo reflexões sobre “Ano Novo, Novos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 139 - Diversidade, Equidade e Inclusão na prática

Caros amigos e amigas da Revista Coaching Brasil, apresento mais uma edição, a de número 139, com uma continuação do tema da Diversidade, Equidade e Inclusão. Ter a consciência de que o mundo é pluralidade, diversidade em prosa e verso, é tão óbvio e fundamental para que as bases de uma convivência harmoniosa possam existir, mas a humanidade, claro, uma parcela dela, não cansa de... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 137 - Inteligência Artificial

Olá caríssimos leitores e leitoras, enquanto trabalhava na preparação desta edição, desfrutava de algumas palestras antigas de Paulo Freire, disponíveis no Youtube. Em uma delas, do início da década de 90, em um programa da Tv Cultura, a jornalista perguntou como ele via o uso das tecnologias no processo de educação. Ele respondeu: “A pessoa que trabalha com educação precisa... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 136 - Interseção entre Tecnologia e Humanidade

Olá caríssimos leitores e leitoras, nessa edição falamos de Tecnologia e Humanidade, tema que nos traz cenários sombrios, principalmente os pintados nas telas dos cinema. Quem está servindo quem? Esta é uma boa pergunta que Juliana Elorza nos coloca em seu texto. Juliana foi a idealizadora e coordenadora deste dossiê, intenção esta manifesta na ocasião de um vídeo que gravamos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 132 - Construindo sua Marca Pessoal

Olá, Mais uma vez aqui para apresentar nossa edição de número 132, cujo dossiê traz o tema “Construindo sua Marca Pessoal”. Este tema é muito importante, especialmente nos dias de hoje, onde as pessoas precisam se diferenciar para conquistar seu espacinho ao sol, em um ambiente altamente competitivo. Liguei para o amigo Calebe Luo e o convidei para a coordenação de um... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium