revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #9 - Fevereiro 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 9

Quando o Coaching começa a permear o jeito de uma organização ser e agir, temos uma nova disciplina sendo formada: a Cultura do Coaching.

As organizações já passaram por vários momentos em que uma nova técnica chegava e mudava a forma de se fazer as coisas. Muitas passaram, poucas ficaram. Agora é a vez do Coaching, e temos muitos elementos que apontam que o que o Coaching agregar à cultura organizacional, tende a ser definitivamente incorporado.

Convidamos três grandes profissionais para tratar da questão Cultura do Coaching nas organizações, olhando por vieses diferentes.

Arline Davis nos faz pensar o que realmente é Cultura de Coaching. Em seu texto, Arline explora muito bem o que está na parte visível da cultura e o que está na invisível. Fala sobre aprendizagem tácita e onde ela ocorre.

Elisa Guarido, experiente executiva de RH, nos fala sobre o que o RH precisa aprender e dominar para lidar com a Cultura do Coaching.

Uma dupla de primeira, Káritas Ribas e Marcello Árias fecham o dossiê com um belíssimo artigo mostrando o ser humano em suas múltiplas dimensões. Mostram como a Cultura de Coaching, quando bem implantada, traz profundas melhorias para as relações humanas.

Trazemos um artigo que vimos em um blog e pedimos permissão ao autor para que publicássemos em português. Trata da infelicidade da geração Y. De forma leve, ele mostra o que acontece aos jovens, como lidam com suas expectativas, e suas frustrações com o mundo organizacional.

Esta edição também marca o início da sequência de artigos de Carlos Legal, que, em nosso rodízio, substitui Gisele Fessore, que tanto encantou nas edições anteriores. Nossas boas vindas ao Carlos, um profissional, assim como Gisele, que vive o que fala.

Tenha uma boa leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 27/04/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 100

Caros leitores, tenho tanto a compartilhar, falar, comentar, e ao mesmo tempo, um cansaço me invade a alma. Vivemos em uma sociedade que cultua a felicidade fácil, eterna, incondicional, que até originou o termo felicidade tóxica. Vivemos os tempos do empreendedorismo rumo ao sucesso, onde em vídeos e textos, experiências fantásticas são compartilhadas, do zero aos múltiplos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 99

Caros leitores, falar sobre Burnout é muito importante, ainda mais em tempos de confinamento, isolamento social e uma sobrecarga de trabalho cada vez mais relatada e comentada. Quando defino um tema para o dossiê, o primeiro passo é eleger quem fará a coordenação, função mais que fundamental, pois esta figura, além de notório saber sobre o assunto, necessariamente precisa possuir... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 98

Caros leitores, foi no dia 26 de fevereiro de 2021 que Christine Bona De Napoli, em uma conversa que tivemos no WhatsApp, me propõe um dossiê sobre Codesenvolvimento. Começamos a papear,  e ela, apaixonadamente, começa a falar sobre a metodologia, origem, fundadores e as possibilidades que esta abordagem pode trazer para o mundo do Coaching e de quem trabalha com Desenvolvimento Humano... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 97

Caros leitores, esta é uma edição especial e comemorativa. Ela marca os oito anos desta caminhada, iniciada em uma viagem que fiz a Canela, no Rio Grande do Sul, para participar de uma formação em Storytelling, que também já foi tema de um dossiê. Naquela ocasião, já com minha consultoria há 5 anos, pensava em minha vida e carreira, e sentia que havia um espaço a ser... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 96

Caros leitores, em seu artigo, Carolina Messias e Michelle Prazeres citam o sociólogo francês Philippe Zarifian, que conceitua o termo “comunicação autêntica” como: “um processo pelo qual se instaura uma compreensão recíproca e se forma um sentido compartilhado, resultando em um entendimento sobre as ações que os sujeitos envolvidos são levados a assumir juntos ou de maneira... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium