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Edição #86 - Julho 2020

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COACHING ORGANIZACIONAL: Uma disciplina em construção?

Num recente artigo com o curioso t tulo de Old Wine In New Bottles Exploring Pragmatism as a Philosophical Framework For The Discipline Of Coaching Bachkirova e Borrington abordam um tema que tem sido objeto de indaga es de in meros Coaches que atuam tanto em nbsp ensino e pesquisa quanto na aplica o do Coaching em organiza es Com base num cuidadoso levantamento bibliogr fico afirmam N o h d vida que a pr tica do coaching no contexto organizacional est hoje bem estabelecida De fato encontramos uma riqueza de material sobre esta interven o Existem cursos de p s gradua o e atividades de pesquisa em universidades reconhecidas notadamente no Reino Unido nos USA na Alemanha e na Austr lia Contamos tamb m com algumas revistas especializadas que tem gerado conhecimento espec fico necess rio para embasar a pr tica do Coaching Organizacional al m de entidades que oferecem cursos livres os mais diversos de forma o de coaches No entanto afirmam os autores trata-se de uma atividade sem uma disciplina sendo esta a disciplina entendida como um ramo do conhecimento suficientemente desenvolvido para ser social e formalmente reconhecida como tal Apesar de algumas iniciativas de integra o destes conhecimentos acumulados profissionais que atuam na rea isoladamente ou reunidos em algumas em associa es nenhuma delas teve sucesso Coaching continua tal como outras interven es similares uma atividade aberta n o regulamentada sem fronteiras e como tal sujeito a eventuais distor es e inadequa es na sua utiliza o nbsp Encontramos hoje algumas entidades buscando atrav s de um conjunto de normas e procedimentos regulamentar a forma o de Coaches tanto a n vel regional como internacional mas sem o resultado esperado Trata-se de uma tarefa desafiante e complexa considerando-se que at nbsp o presente momento n o se nbsp alcan ou um consenso entre os estudiosos formadores nbsp e praticantes a respeito do que seja Coaching para que serve quem este profissional como e por quem formado qual o seu campo de atua o nbsp e quais os par metros utilizados para legitimar nbsp esta atua o O que se observa sim uma multiplica o de metodologias e teorias algumas delas fundamentadas em diferentes ramos do conhecimento Estas acabam concorrendo entre si em busca de seguidores e novos nichos de um mercado crescente de organiza es em busca de interven es que tragam respostas r pidas e eficazes para equacionar as dificuldades advindas da turbul ncia constante do mundo empresarial Para a constru o da disciplina do Coaching Organizacional como sugerem os autores faz-se necess rio desenvolver uma base te rica espec fica cujos conceitos b sicos relacionados a comportamento humano cultura aprendizagem mudan a organizacional j se encontram dispon veis no campo das Ci ncias Sociais da Filosofia e da Educa o Embora a riqueza de recursos possa parecer primeira vista favor vel esta acaba por gerar falta de di logo entre acad micos praticantes e formadores que atuam no desenvolvimento do Coaching Organizacional nbsp Estes al m de apresentarem forma es te ricas e experi ncias profissionais diversificadas falam l nguas diferentes Bachkirova e Borrington Por terem muitas vezes objetivos diversos acabam gerando uma esp cie de s ndrome da Torre de Babel Alguns genuinamente voltados para a constru o de uma rea espec fica de conhecimento outros para a aplica o e respectiva comprova o da efic cia desta Interven o outros ainda em busca de interven es padronizadas e de f cil aplica o como uma resposta rapidez das mudan as Necess rio considerar a presen a de alguns mais imediatistas voltados para a venda de seus servi os e de visibilidade no mercado postura esta que dependendo de seu estilo poder gerar efeitos negativos tais como a banaliza o e o desgaste da credibilidade do Coaching Organizacional Tal diversidade de posicionamentos n o favorece nem facilita o di logo e a coopera o entre os envolvidos condi o sine qua non para levar adiante a consolida o de uma nova disciplina Conv m considerar que conceitos e metodologias praticados s o por vezes incompat veis entre si os programas de forma o baseiam-se em diferentes teorias ou pressupostos tem dura es que variam de um fim de semana at mais de uma centena de horas e boa parte destas chamadas forma es n o apresentam qualquer pr -requisito para ingresso Estas diferen as s o acentuadas ainda pelas diferen as culturais dos pa ses e regi es pelas particularidades de funcionamento das organiza es produtoras de bens e servi os enfim do fator contextual uma vari vel complexa e potente num mundo empresarial em r pida e constante transforma o No entanto todos se intitulam igualmente Coaches No caso espec fico do Coaching Organizacional os autores referem-se ao coaching de trabalho isto processos de coaching que envolvem uma terceira figura a empresa patrocinadora e seus representantes os stakeholders Lembramos nbsp que tal entendimento n o nbsp inclui o chamado Coaching de Equipe uma interven o n o s em franca ascens o no presente momento mas tamb m objeto de uma oferta variada e intensa de forma es reproduzindo as mesmas limita es do Coaching Organizacional que a falta de um consenso b...
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