revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #86 - Julho 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 86

Nosso coach João nos traz o seguinte caso:

Acabo de fechar um processo de coaching com um jovem executivo. Ele teve uma carreira muito bem sucedida na organização de grande porte onde trabalha. Aí entrou como estagiário e hoje é superintendente de marketing. Além de ser reconhecido por suas entregas de qualidade e rápidas, ele também é percebido como um trator que deixa “mortos e feridos” por onde passa. É relevante esclarecer que ele me contratou diretamente, sem qualquer patrocínio ou informação da empresa. Embora afirme que não quer ser trator, o cliente acredita que nasceu, cresceu e teve sucesso porque é assertivo. Também acredita que as pessoas não mudam. Confesso que estou confuso e um pouco intimidado com esse cliente. Por onde começar?

Oi João, muito interessante seu caso: de um lado o cliente quer mudar e do outro não acredita em mudança. Da mesma maneira, de um lado ele acredita que ao menos parte de seu sucesso se deve exatamente ao comportamento que quer mudar. Estou bastante inspirada com a abordagem de Marcia Raynolds1 e seu livro “Coach the person, not the problem” (Faça o coaching da pessoa, não do problema). Essa perspectiva é especialmente poderosa em seu caso porque tira você da armadilha de tentar convencer o cliente de que vale a pena mudar.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 145

Nossa coach Maria nos traz a seguinte pergunta: existem pesquisas sérias sobre coaching e inteligência artificial? Sim, Maria, existem várias. Uma boa fonte é buscar artigos no Google Acadêmico (https://scholar.google.com/). Posso compartilhar com você dois artigos especialmente interessantes sobre coaching e inteligência artificial (IA) que foram apresentados na conferência do Hudson... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 144

Nosso coach João nos traz a seguinte pergunta: a inteligência artificial vai substituir coaching? Caro João, esta é a pergunta de um milhão de dólares: impossível responder sim ou não. Recentemente estive em uma conferência sobre coaching e esse assunto foi tratado por diferentes apresentadores. Compartilho aqui algumas reflexões sobre o tema feitas por um pesquisador de coaching. O... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 143

Nossa cliente Maria no traz o seguinte caso: além de conduzir processos de coaching com clientes que me remuneram também tenho clientes pro bono. Gosto de ter clientes que não me pagam porque é uma maneira de contribuir com algumas ONGs com as quais me identifico. Além disso acrescento horas de coaching ao meu portfólio. A questão é que percebo duas diferenças nas sessões nas quais não... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 142

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: fui contratado por uma empresa para trabalhar com uma gerente comercial cujos resultados estão abaixo da meta. Ela está engajada no processo de coaching e busca formas de alcançar mais resultados para sua área. Entretanto, observo questões da empresa que, se não mudarem, tornam o alcance de objetivos da minha cliente praticamente impossível. Como... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 141

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: terminei a capacitação de coaching em uma renomada instituição. Tenho alguns clientes e quero continuar me desenvolvendo nesse ofício que me traz tanto significado e prazer. Pensei em me juntar a um grupo de mentoria ou de supervisão, mas estou em dúvida; qual a melhor opção para uma pessoa recém capacitada em coaching? Maria, em primeiro... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium