revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #86 - Julho 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 86

Nosso coach João nos traz o seguinte caso:

Acabo de fechar um processo de coaching com um jovem executivo. Ele teve uma carreira muito bem sucedida na organização de grande porte onde trabalha. Aí entrou como estagiário e hoje é superintendente de marketing. Além de ser reconhecido por suas entregas de qualidade e rápidas, ele também é percebido como um trator que deixa “mortos e feridos” por onde passa. É relevante esclarecer que ele me contratou diretamente, sem qualquer patrocínio ou informação da empresa. Embora afirme que não quer ser trator, o cliente acredita que nasceu, cresceu e teve sucesso porque é assertivo. Também acredita que as pessoas não mudam. Confesso que estou confuso e um pouco intimidado com esse cliente. Por onde começar?

Oi João, muito interessante seu caso: de um lado o cliente quer mudar e do outro não acredita em mudança. Da mesma maneira, de um lado ele acredita que ao menos parte de seu sucesso se deve exatamente ao comportamento que quer mudar. Estou bastante inspirada com a abordagem de Marcia Raynolds1 e seu livro “Coach the person, not the problem” (Faça o coaching da pessoa, não do problema). Essa perspectiva é especialmente poderosa em seu caso porque tira você da armadilha de tentar convencer o cliente de que vale a pena mudar.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 97

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: Tenho bastante experiência como coach e já conquistei a certificação PCC pela ICF. Trago essa informação porque fiquei bastante surpresa comigo mesma na última sessão com uma cliente de coaching executivo de quem gosto muito. A sessão de coaching propriamente dita estava praticamente encerrada: a cliente havia traçado seu plano de ação e eu... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 96

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: “Passei do ponto!  Dei uma opinião, algo que não deveria ter feito. Trabalho com uma organização há anos e já realizei coaching com diferentes líderes da empresa. Sempre busquei manter uma postura isenta e nunca, jamais, compartilhei conteúdo de um processo de coaching com outros clientes. Entretanto, há um gestor nessa empresa, vamos... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 95

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: acho que meu cliente está confundindo coaching com terapia. Explico: ele é um jovem de 30 e poucos anos, que faz terapia há anos e tem muito autoconhecimento. Buscou coaching para entender qual seu próximo passo de carreira, já que fez duas mudanças significativas de emprego e ainda assim não se sente satisfeito. Estamos na quarta sessão e os... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 94

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: fiz minha formação de coach profissional em uma escola bastante sólida e há mais de 5 anos conduzo processos de coaching executivo. Antes de atuar como coach trabalhei na área de Recursos Humanos e cheguei ao cargo de gerente. Quando começo e encerro o processo de coaching executivo faço uma reunião com o gestor do coachee e o RH da empresa. O... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 93

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: Estou super desanimada com a má reputação dos coaches. Fiquei indignada com a reportagem de uma grande emissora de televisou veiculada recentemente, que na minha opinião, retratou coaches como oportunistas e aproveitadores. Muitas pessoas comentaram nas redes sociais que acreditam que coaches são embusteiros. Tenho me dedicado há anos ao coaching... leia mais

5 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium