revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #85 - Junho 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Contribuições da AIT para o Coaching de Vida

O Coaching tem crescido vertiginosamente nos últimos anos, tanto no Brasil como mundialmente, sendo ferramenta eficaz nos processos de aprendizado, liderança, desenvolvimento humano e organizacional. O mesmo fenômeno está acontecendo com a Psicologia Transpessoal (PT) e com a Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT).

O objetivo do Coaching de vida é fazer com que o cliente equilibre todas as áreas de sua vida e se torne a melhor pessoa que ele pode ser, a partir das seguintes estratégias: a) Focar no presente, ajudando a gerenciar a sua vida para construir o futuro que deseja; b) Auxiliar no desenvolvimento de estratégias e planos de ação para realizar metas e sonhos; c) Ajudar a superar seus limites ou crenças limitantes, vencendo obstáculos e desafios em todas as áreas da vida; d) Potencializar e desenvolver seus talentos e competências; e) Reforçar sua autoestima e motivação através de técnicas e questionamentos efetivos que o levem ao empowerment e à ação.

Lages e O’Connor (2004) propõem um modelo de transição, que utilizo em meus processos de Coaching.

A AIT foi sistematizada por Saldanha (2008), destinando-se as áreas da saúde, educação e instituições.

No Coaching de vida a partir dos referenciais da AIT, o coach trabalha e estimula no cliente diferente estados de consciência a partir de vários procedimentos técnicos, para acessar conteúdos de diferentes cartografias da consciência.

1 - Na AIT, o Aspecto Dinâmico se refere ao Eixo Experiencial, que é constituído por quatro funções psíquicas e do desenvolvimento humano, a saber: razão, emoção, intuição e sensação (REIS); que quando integradas ativam o Eixo Evolutivo, que evidencia o sentido da experiência, ascendente ou descendente.

2 - A aplicação da AIT, em Coaching, dá-se por meio dos procedimentos técnicos que ativam e integram o REIS. Esses procedimentos técnicos são classificados em cinco grandes grupos:

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Liderança Climática Consciente - Navegando o Imperativo da Ação Regenerativa

“Eu basicamente preciso engajar as pessoas... normalmente é assim que acontece, e o desafio é mostrar os diferentes contextos onde atuamos e tentar fazer com que percebam que é preciso agir... Eu gostaria de saber como transmitir esse senso de urgência, para que as pessoas sintam que não é só pressão externa... Mas, na verdade, é mobilizá-las, engajá-las.” — Cliente de... leia mais

11 minutos

No Ecossistema do Coaching, Não Há Neutros: Quer um Futuro Melhor? Assuma Sua Parte no Todo!

Coaching é um processo poderoso de transformação de indivíduos e da sociedade, fundamentado na atuação dos Coaches Profissionais que na sua maioria atuam de forma autônoma. Importante ressaltar que o mercado reconhece o coach profissional, mas a rigor a profissão de coach não é reconhecida no Brasil, pois não é regulamentada. Cada coach, cada empresa, cada cliente e cada instituição... leia mais

11 minutos

A Abundância e o Ambiente Organizacional

Pois bem… Chegamos a um momento importante e bacana deste dossiê, em que convido você, caríssimo leitor, à uma reflexão sobre a relevância desta conversa para o ambiente organizacional.   E o que são as organizações? No discurso generativo, organizações são redes de compromissos. São estruturas onde duas ou mais pessoas compartilham o mesmo “Care” (o que... leia mais

10 minutos

O que me trouxe até aqui? A ATITUDE como força motriz da transformação

Muitas vezes nos perguntamos: "O que me trouxe até aqui?" Para mim, a resposta é clara e poderosa: a atitude. Não apenas como um traço de personalidade, mas como uma força motriz, uma energia interna que me impulsionou, mesmo diante das adversidades, a continuar caminhando – e, mais do que isso, a construir o meu próprio caminho. Venho de uma infância marcada por dificuldades... leia mais

10 minutos

Tendência 6 - Chega de joguinhos e crie um ambiente onde ninguém precise fingir

Tendência 6 - Chega de joguinhos e crie um ambiente onde ninguém precise fingir “Criar ambiente de Confiança” Imagine a seguinte situação: esquecer um celular ou uma carteira em um banco de uma praça movimentada e só se dar conta algumas horas depois. Este pode ser um pesadelo ou uma experiência gratificante, a depender das pessoas que compartilham aquele espaço. Pois... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium