Desde que conheci a abordagem de Richard Barrett, reconhecido internacionalmente como um dos mais influentes pensadores nos temas de liderança e evolução dos valores humanos nos negócios e na sociedade, me vejo questionando o que são valores e como eles se manifestam a nossa volta. A princípio acreditei que eram somente palavras e ações, mas depois, com um olhar mais atento, compreendi que são inúmeras as maneiras com que eles conectam e exercem seu poder sobre nós.
Em seu site(1) dedicado à evolução da consciência humana, Barrett define os valores com algo “muito mais do que importante” para nós. Eles são os condutores energéticos de nossas aspirações e intenções; a fonte de todas as motivações e decisões humanas.
Por serem decisivos em nossas escolhas, comportamentos e ações, os valores são uma das principais reflexões da humanidade e devem ser também objeto de constante diálogo. Barrett, em alguns de seus livros(2), utiliza conceitos que apoiam este entendimento.
Os valores são universais e um método simplificado de descrever – em uma palavra ou frase curta – o que é importante para o indivíduo ou coletividade. Não são fixos e podem ser positivos ou potencialmente limitantes, reflexo das necessidades que estamos experimentando. Segundo Barrett os valores podem nascer do coração, gerar conexão e ajudar a construir relacionamentos e contribuir para o mundo, ou nascer dos medos e gerar separação, já que estão voltados às necessidades de curto prazo.
Crenças e valores
Na visão de Barrett, as crenças são contextuais. Originam-se essencialmente no nível cultural, mas sempre pertencem ao indivíduo. Provavelmente possuímos crenças muito diferentes, pois vivenciamos experiências em situações específicas e que se aplicam ao cenário que as aprendemos. Já os valores, que podem ser semelhantes, superam os contextos, porque sua origem está na experiência de ser humano, que é comum a todos.
É incrível quando Barrett menciona que crenças dividem e valores unem, afinal só essa citação demonstra a importância do que estamos falando.