revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #76 - Setembro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

INTUIÇÃO & SINCRONICIDADE EM COACHING

Dentre as competências essenciais para o exercício do coaching profissional definidas pela International Coach Federation - ICF, destaco a 8ª. competência: Criando Consciência, cujos marcadores sinalizam de maneira objetiva o papel do coach no processo a fim de expandir a consciência do coachee e as 9ª, 10ª, e 11ª competências (Projetando ações, Planejamento e Estabelecimento de Metas, e Gerenciando o Progresso e a Responsabilidade) que indicam de forma prática que a tomada de consciência deve, necessariamente, levar a assunção de responsabilidades em termos de ações, atitudes e comportamentos que expressem a transformação ocorrida na vida do coachee.

Convido os leitores a prestarem atenção nesses marcadores e em algumas questões que deles derivam e nas reflexões que proponho a seguir:

Da 8ª. competência (marcadores 1 e 2) espera-se que coach convide o cliente a explorar seu aprendizado na sessão a respeito de sua situação (o “o que”) e a respeito de si próprio (o “quem”), com questionamentos instigantes que o ajudem a refletir sobre seu aprendizado da sessão, o que mudou em sua vida e como pretende aplicar esse aprendizado a partir daquele momento (marcador 4). O 5º Marcador exige que o coach saiba usar o poder da pergunta e da intuição para gerar novo aprendizado do cliente instigando-o a olhar para as novas possibilidades que surgem diante dele a partir daquele momento de expansão da consciência.

As demais competências acima mencionadas sugerem questões que permitem a exploração do progresso do cliente de modo que suas ações e comportamentos manifestem que a direção tomada o levará aos resultados desejados.

Ao coach, como parceiro do coachee, cabe apoiar e instigá-lo para que ele encontre as melhores formas de se responsabilizar (accountability) por si mesmo, porque sem isso, todo o processo poderá ser ineficaz.

Portanto, como todo o processo de coaching deverá promover uma expansão da consciência para tomadas de decisão responsáveis que revelem o compromisso com a transformação do novo “eu” que emergiu, importa, então, entender os cinco modos de tomada de decisão estudados por Richard Barrett:

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Situações complexas em coaching executivo relativas ao coachee

Apresentado no Converge por Ana Pliopas O nome da conferência da ICF, converge, pode ser visto como a convergência entre ciência e prática em coaching. Apresentar o resultado de pesquisa acadêmica no converge amplia o diálogo entre temas que pesquisadores aprofundam em seus estudos e assuntos instigantes com os quais coaches se deparam na prática. Tenho um interesse particular por... leia mais

10 minutos

Contribuições das Constelações ao Coaching Executivo

Acaso você imaginaria um CEO de uma grande empresa, MBA em Harvard, fazendo uma constelação como passo inicial de um processo de coaching?  Isso aconteceu, e nos economizou algumas sessões, ou, se preferir, tornaram o processo de coaching mais cirúrgico. O CEO em questão chega ao meu escritório para uma entrevista inicial para um processo de coaching. Contexto: Ele é jovem, ocupa a... leia mais

11 minutos

O que realmente sabemos sobre conflitos organizacionais no Brasil?

Um conflito pode ser gerenciado?  De que forma? Quais as causas dos conflitos organizacionais? Qual o papel da área de Recursos Humanos na resolução dos conflitos? Para responder a essas e outras questões relacionadas ao tema conflitos nas organizações, a ABRH-SP vem promovendo, desde 2016, uma pesquisa junto aos seus associados e com divulgação ampla e aberta a todo o mercado... leia mais

11 minutos

Por uma expansão da consciência

Se eu tivesse que escolher uma única coisa desta edição para você levar para sua vida, seria isso: Na Era da Consciência não podemos mais contribuir com ações feitas sem pensar.    Vivemos num ritmo alucinante e estamos testemunhando a crescente onda de burnouts, FOMO (Fear of Missing Out – medo de ficar fora das redes sociais), vício em telas e... leia mais

6 minutos

Dinâmicas Humanas (DH) em vendas e negociações de alta performance

Todos os profissionais de vendas que buscam alta performance de resultados, analisam e entendem as variáveis do mercado, o movimento dos concorrentes, os potenciais das empresas envolvidas (B2B) e os diferenciais dos produtos/serviços, para então tentarem materializar “O Negócio”. Muitas vezes, e após desenvolverem os planos de negócios bem estruturados e com excelente margem para... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium