icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #73 - Junho 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 73

Caros leitores,

tenho duas alegrias para compartilhar com todos vocês. A primeira é que a Revista Coaching Brasil completou 6 anos. São 73 edições normais mais uma edição especial feita para a ICF-Brasil. É uma marca muito significativa e expressiva em um mercado tão conturbado, atacado e disputado. Nos orgulhamos de ter conquistado a confiança de todos os grupos sérios que trabalham com o Coaching, como a ICF, a ABRH e o GEC do CRA-SP. Muitos dos nomes mais relevantes do mercado tem sido parceiros constantes, e encontram na revista um veículo confiável e digno de que invistam seu tempo para compartilhar seus saberes e sabores.

A segunda alegria tem a ver com o tema desta edição. Há algum tempo que estamos trazendo para nossas páginas, abordagens metodológicas específicas, para trazer mais luz aos nossos leitores sobre as diversas abordagens que existem no mercado, e como que podemos identificar aquelas que ecoam dentro de nós, e que por consequência, teremos muito conforto e prazer em utilizar.

Desta vez, trazemos uma que representa um marco no que é conhecido como Coaching moderno: o Inner Game, pensado e sistematizado por Tim Gallwey. Em nossa edição de número 1, em junho de 2013 fiz o primeiro contato com Renato Ricci, que representa o Inner Game no Brasil, para conseguir um material sobre Tim Gallwey. O resultado foi um perfil muito interessante do Tim, que pode ser lido em nosso site. Minha relação com Renato se estreitou, fiz a formação do Inner Game, e Renato participou com outros artigos no decorrer destes anos.

Agora, chegava a vez de aprofundar, de mostrar para nossos leitores a essência do tal “Jogo Interior”. Convidei Renato para coordenar este dossiê, e ele trouxe um time de estudiosos, difusores e principalmente praticantes desta, que mais que uma ferramenta, é uma forma de ver a si próprio e a própria vida, dentre eles o próprio Tim.

Como o próprio Renato diz, “o The Inner Game - O Jogo Interior - é uma filosofia baseada em pilares simples, porém profundos. É simples mas não simplória. O Jogo Interior é jogado a cada minuto, por todos nós. Entendermos seu mecanismo nos leva a uma outra dimensão de desenvolvimento.”

Acima de tudo, esta metodologia fala sobre o aprender.

Nas palavras de Tim, “Coaching é um processo de aprendizagem por experiências que deveria ser focado em gerar mobilidade nas pessoas.”

Neste enfoque, Tim gosta de chamar o coachee de “tomador de decisões”. Assim o papel do Coach passa a ser facilitar a mobilidade do “tomador de decisões”.

Fico muito feliz em ter o Tim na primeira edição e comemorando nosso sexto aniversário com um dossiê especial para ele e para nós.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes

Editor

Artigo publicado em 03/06/2019
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Ediitorial ed 150 - Action Learning - Parte II

Querido(a) leitor(a), Chegamos à edição 150 da Revista Coaching Brasil, e há algo profundamente simbólico nesse número redondo, cheio de sentido. Mais do que um marco editorial, esta edição representa um ciclo que se completa e, ao mesmo tempo, se renova. Em 2019, publicamos a edição 70, dedicada ao Action Learning, quando o Brasil recebeu pela primeira vez a Conferência... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 149 - Action Learning

Querido(a), leitor(a), Nesta edição trazemos o tema Action Learning, Aprender Fazendo, Refletindo e Crescendo Juntos. Há algo profundamente transformador em uma pergunta bem-feita. Ela nos obriga a parar, olhar de novo, reconsiderar certezas. É isso que o Action Learning faz , ele nos convida a viver a coragem de não saber, a humildade de perguntar e a sabedoria de aprender com o... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 148 - Cultura Organizacional

Querido(a), leitor(a), há algo invisível, mas sempre presente, que guia cada gesto, cada silêncio, cada decisão dentro de uma organização. É como uma música de fundo que nunca para de tocar, às vezes suave, às vezes estridente, às vezes quase inaudível, mas que dita o ritmo da dança. Essa música se chama Cultura Organizacional. Esse tema me acompanha há mais de três... leia mais

4 minutos

Estruturas Libertadoras

Querido(a), leitor(a), No dossiê desta edição, falamos sobre pessoas e a forma como participam e interagem em grupos e equipes, seja no trabalho, em reuniões, ou mesmo no ambiente de treinamento. A baixa participação de muitas pessoas nessas ocasiões, seja por medo, insegurança ou desinteresse, compromete a representatividade das soluções construídas e enfraquece o compromisso... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 146 - Coaching Climático

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Tem coisa que a gente escuta e o corpo já reage, não é mesmo? “Crise climática” é uma delas. Só de ouvir, já vem aquele misto de incômodo, negação, peso… e vontade de mudar de assunto rapidinho. Afinal, parece papo para cientista da ONU, ativista deitado no asfalto ou político querendo ganhar votos com selo verde. E aí vem... leia mais

5 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium