revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #73 - Junho 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 73

Caros leitores,

tenho duas alegrias para compartilhar com todos vocês. A primeira é que a Revista Coaching Brasil completou 6 anos. São 73 edições normais mais uma edição especial feita para a ICF-Brasil. É uma marca muito significativa e expressiva em um mercado tão conturbado, atacado e disputado. Nos orgulhamos de ter conquistado a confiança de todos os grupos sérios que trabalham com o Coaching, como a ICF, a ABRH e o GEC do CRA-SP. Muitos dos nomes mais relevantes do mercado tem sido parceiros constantes, e encontram na revista um veículo confiável e digno de que invistam seu tempo para compartilhar seus saberes e sabores.

A segunda alegria tem a ver com o tema desta edição. Há algum tempo que estamos trazendo para nossas páginas, abordagens metodológicas específicas, para trazer mais luz aos nossos leitores sobre as diversas abordagens que existem no mercado, e como que podemos identificar aquelas que ecoam dentro de nós, e que por consequência, teremos muito conforto e prazer em utilizar.

Desta vez, trazemos uma que representa um marco no que é conhecido como Coaching moderno: o Inner Game, pensado e sistematizado por Tim Gallwey. Em nossa edição de número 1, em junho de 2013 fiz o primeiro contato com Renato Ricci, que representa o Inner Game no Brasil, para conseguir um material sobre Tim Gallwey. O resultado foi um perfil muito interessante do Tim, que pode ser lido em nosso site. Minha relação com Renato se estreitou, fiz a formação do Inner Game, e Renato participou com outros artigos no decorrer destes anos.

Agora, chegava a vez de aprofundar, de mostrar para nossos leitores a essência do tal “Jogo Interior”. Convidei Renato para coordenar este dossiê, e ele trouxe um time de estudiosos, difusores e principalmente praticantes desta, que mais que uma ferramenta, é uma forma de ver a si próprio e a própria vida, dentre eles o próprio Tim.

Como o próprio Renato diz, “o The Inner Game - O Jogo Interior - é uma filosofia baseada em pilares simples, porém profundos. É simples mas não simplória. O Jogo Interior é jogado a cada minuto, por todos nós. Entendermos seu mecanismo nos leva a uma outra dimensão de desenvolvimento.”

Acima de tudo, esta metodologia fala sobre o aprender.

Nas palavras de Tim, “Coaching é um processo de aprendizagem por experiências que deveria ser focado em gerar mobilidade nas pessoas.”

Neste enfoque, Tim gosta de chamar o coachee de “tomador de decisões”. Assim o papel do Coach passa a ser facilitar a mobilidade do “tomador de decisões”.

Fico muito feliz em ter o Tim na primeira edição e comemorando nosso sexto aniversário com um dossiê especial para ele e para nós.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes

Editor

Artigo publicado em 03/06/2019
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 140 - Ano Novo, Novos Ciclos

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Mais um ano começou e com ele nossos rituais de renovação de ciclos, desejo de mudanças, renovação de esperanças, e uma grande vontade de atingir uma série de metas que vão ficando pelo caminho da vida. Para começarmos bem o ano, pensamos em começar com uma pegada mais leve, trazendo reflexões sobre “Ano Novo, Novos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 139 - Diversidade, Equidade e Inclusão na prática

Caros amigos e amigas da Revista Coaching Brasil, apresento mais uma edição, a de número 139, com uma continuação do tema da Diversidade, Equidade e Inclusão. Ter a consciência de que o mundo é pluralidade, diversidade em prosa e verso, é tão óbvio e fundamental para que as bases de uma convivência harmoniosa possam existir, mas a humanidade, claro, uma parcela dela, não cansa de... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 137 - Inteligência Artificial

Olá caríssimos leitores e leitoras, enquanto trabalhava na preparação desta edição, desfrutava de algumas palestras antigas de Paulo Freire, disponíveis no Youtube. Em uma delas, do início da década de 90, em um programa da Tv Cultura, a jornalista perguntou como ele via o uso das tecnologias no processo de educação. Ele respondeu: “A pessoa que trabalha com educação precisa... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 136 - Interseção entre Tecnologia e Humanidade

Olá caríssimos leitores e leitoras, nessa edição falamos de Tecnologia e Humanidade, tema que nos traz cenários sombrios, principalmente os pintados nas telas dos cinema. Quem está servindo quem? Esta é uma boa pergunta que Juliana Elorza nos coloca em seu texto. Juliana foi a idealizadora e coordenadora deste dossiê, intenção esta manifesta na ocasião de um vídeo que gravamos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 132 - Construindo sua Marca Pessoal

Olá, Mais uma vez aqui para apresentar nossa edição de número 132, cujo dossiê traz o tema “Construindo sua Marca Pessoal”. Este tema é muito importante, especialmente nos dias de hoje, onde as pessoas precisam se diferenciar para conquistar seu espacinho ao sol, em um ambiente altamente competitivo. Liguei para o amigo Calebe Luo e o convidei para a coordenação de um... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium