revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #64 - Setembro 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching Executivo e Empresarial: Hoje e Amanhã

“Adaptabilidade e flexibilidade das pessoas e das lideranças
serão ainda mais essenciais não só para sobreviver e prosperar,
mas também para reduzir as ameaças de doenças mentais causadas
pela crescente pressão e estresse no mundo do trabalho”
N. Schürman (2018)

O Coaching Executivo e Empresarial, uma especialidade do Coaching que emergiu na década dos noventa, tem hoje uma função relevante no cenário empresarial caracterizado por complexidade, incerteza, ambiguidade e imprevisibilidade.

Estas características geram demandas diferentes das tradicionais. Hoje, capacidade de improvisação criativa, de gerar opções para solucionar novos problemas, lidar de forma construtiva com o obsoletismo crônico dos nossos saberes e fazeres está na ordem do dia.

Tal situação nos coloca diante do desafio de buscar respostas just in time para situações/acontecimentos sem precedentes na nossa história.

Um exemplo recente é o da AMBEV que, seguindo uma política comercial consagrada, saiu pelo mundo comprando mais empresas cervejeiras. Só muito recentemente constataram que ter o monopólio da fabricação industrial não impediu que esta surgisse de outra origem, confirmando que nem sempre mais é menos. Hoje, o maior concorrente da AMBEV, a nível mundial, são as pequenas cervejarias artesanais, cujos produtos são melhores, mais baratos, mais lucrativos e, porque não, mais charmosos.

O Coaching Executivo e Empresarial (CEE), tem buscado alternativas para liberar o potencial das pessoas, seu talento e bom senso e, assim, minimizar este desperdício de potencial humano no cenário empresarial. 

O CEE é uma atividade relativamente recente no Brasil e sua trajetória repete acontecimentos do ciclo de vida observado em outros países. Chegou aqui nos anos noventa, via algumas multinacionais americanas que já começavam a usar Coaching com seus executivos, a fim de prepará-los para os desafios do novo século.

A demanda por CEE atraiu inúmeros profissionais oriundos de áreas afins como consultoria, profissionais de RH, psicólogos organizacionais, treinamento gerencial, alguns dos quais encararam seriamente o novo desafio, buscando conhecimentos via autodidatismo, grupo informais de estudo, participação em congressos de RH, etc.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Conduzindo e aprendendo com os processos de coaching executivo individual

Vocês podem achar estranho a inclusão da palavra conduzir no título deste texto. No dicionário Aurélio vemos que significa “ir junto com ou dentro de (algo), de um lugar para outro, dando-lhe direção e/ou comando; guiar, dirigir”. Sabemos que coaching se trata de uma parceria com nosso cliente, um trabalho sem hierarquia, de igual para igual; o “ir junto com, de um lugar para... leia mais

12 minutos

Coaching Executivo – Uma relação de confiança

Nesta década, o uso do coaching, como processo de desenvolvimento profissional ou pessoal, muito se intensificou. Não apenas refiro-me ao fato de que o coaching passou a ser usado por grande maioria das organizações, como também passou a ser oferecido em larga escala, para os diversos níveis de liderança – de presidentes até supervisores. As múltiplas soluções encontradas pelas... leia mais

9 minutos

Coaching executivo: aplicações e desafios

Origens do coaching executivo O coaching executivo nasceu como uma subdisciplina do coaching na década de 1980, na mesma época em que a área de Desenvolvimento Organizacional ganhou projeção, programas de assessment foram lançados por consultorias internacionais e sistemas de avaliação 360 graus começaram a ganhar espaço. Segundo Kilburg e Dietrich, foi também nos anos 1980 que... leia mais

9 minutos

Coaching executivo – Estratégia para resultados

Em meados de 1942, Carl Rogers publicou sua obra “Counseling and Psychotherapy”, baseada em suas intervenções de aconselhamento profissional no ambiente corporativo, onde acenava para a necessidade de desenvolvimento de pessoas. A partir de então, seus estudos apontavam que o aspecto social em uma organização teria mais importância do que o foco em produtividade em si. Hoje, em plena... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium