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Edição #63 - Agosto 2018

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COACHING NÃO É MERCADORIA!

O modelo de economia que vivemos tende a transformar tudo em mercadoria tudo se torna algo a ser vendido e comprado o que grave porque o processo de mercantiliza o corre o risco de deixar a tica em segundo plano Alguns at ensinam outros a se verem como produtos mercadorias A crise pela qual passamos uma crise tica quando a mercadoria seja o que for se tornou mais importante que a rela o A tica trata da rela o da necess ria religa o entre os humanos entre estes e a sociedade com a natureza e at com o Cosmos Porque como nos diz Morin quanto mais tomamos consci ncia de que estamos perdidos mais temos necessidade de nos religarmos uns aos outros Pois bem coaching acontece no relacionamento humano De acordo com a ICF um processo de acompanhamento reflexivo e criativo feito em parceria com os clientes objetivando inspir -los a maximizar o seu potencial pessoal e profissional ver https www icfbrasil org icf codigo-de-etica Para que esse processo seja o melhor poss vel e atinja os seus objetivos faz-se necess rio regras padr es e requisitos essenciais em termos de compet ncias do coach por m o risco de transformar tudo isso em uma mercadoria uma amea a presente nbsp nbsp porque pode implicar em mera aplica o de ferramentas e perder de vista o ser humano que participa do processo com suas frustra es sonhos expectativas necessidades ou seja com sua hist ria Ora importa enfatizar que o ser humano um ser de rela o de di logo de experi ncia que se d no encontro Essa rela o essencial para o seu desenvolvimento para o seu processo de se tornar humano Quando a rela o mercantilizada o outro se torna nas palavras de Martin Buber um ISSO e n o um TU A venda do coaching como mercadoria como um produto capaz de fazer milagres muitas vezes criando ilus es e manipula o do cliente segundo o pensamento buberiano transformar o TU em um ISSO quando o ser humano se torna apenas um objeto Para ele a rela o de maior valor existencial o encontro dial gico a rela o inter-humana entre um EU e um TU Porque o homem se torna EU na rela o com o TU e nesta altern ncia que a consci ncia do parceiro que permanece o mesmo que a consci ncia do EU se esclarece e aumenta cada vez mais O questionamento a ser feito estou vendo o outro como um ISSO ou como um TU nbsp Se o manipulo se vendo receitas se o iludo com palavras e outras ferramentas a rela o pode ser tornar EU-ISSO E voltando ao s bio Buber o homem n o pode viver sem o ISSO mas aquele que vive somente com o ISSO n o homem A comentada banaliza o do termo coach certamente deve-se ao n o cumprimento da tica e a sua mercantiliza o transformando o outro em um ISSO o que...
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