revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #63 - Agosto 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O perigo das certezas nos processos de venda de coaching

Eu tenho notado que uma das questões mais perigosas na venda ética dos serviços de coaching se dá quando, de alguma forma, escorregamos na crença de que somos os melhores - a melhor opção para o cliente, a melhor estratégia, o melhor coach. No universo dos melhores cabe pouca reflexão e aprendizagem e assim perdemos a bússola para uma navegação madura, regada por questionamentos sobre limites, respeito, confiança, proximidade, autenticidade, presença, capacidade de perdoar, ver a alma e ter compaixão. Reflexões como estas nos convidam para aprendizagem constante e interminável, onde a curiosidade nos ajuda a não ter tantas certezas. Como aprendizes, e mais facilmente junto ao outro, com novas lentes e possibilidades, podemos trilhar um caminho reflexivo e de adaptação das nossas práticas, ações e relacionamentos, buscando a melhor conexão possível e uma boa jornada de aprendizagem em conjunto com os nossos clientes.

Neste contexto, a ética ocupa um novo lugar, transitando de "cumprir o código" para refletir continuamente a ação. Passmore, em “Supervision in Coaching”, conceitua a ética na ação como um processo de contínua investigação pessoal sobre como nós, individualmente, nos comportamos, quais atitudes aceitamos nos outros e quais desafiamos e, ao considerar estas questões, entender mais sobre nós mesmos e os valores que consideramos.

Este mesmo autor cita alguns pontos fundamentais para o desenvolvimento da ética:

  1. Perceber valores e comportamentos;
  2. Identificar questões/dilemas que emergem da sua prática;
  3. Refletir sobre a sua prática e buscar apoio para ver outros ângulos;
  4. Explorar opções para lidar com as questões éticas;
  5. Avaliar opções conforme o código de ética e os seus valores;
  6. Construir uma jornada ética pelo aprender a aprender.

A construção da jornada ética reside nas competências mais sofisticadas de um coach (Hawkins & Smith; Passmore, entre outros). Normalmente, o profissional inicia a sua trajetória adquirindo conhecimentos e competências técnicas, como um arsenal de ferramentas que transmitem a sensação de capacidade para atuar (figura 1). Frequentemente, percebemos coaches investindo em mais uma formação ou uma nova metodologia como forma de enriquecer a sua prática. Contudo, assim como numa boa dança, o momento mágico emerge na conexão, na parceria, no inesperado, na proximidade e no uso artístico das potencialidades do cliente. Esta sofisticação é co-criada na relação e alimentada pela reflexão ética que considera o respeito e a confiança como alicerces fundamentais. Ocupa um lugar muito além dos arsenais que podem ser ofertados ao envolver a totalidade do indivíduo - a alma do cliente!

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Retrocesso da Diversidade, Equidade e Inclusão em 2024: os desafios desta pauta nas Organizações

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) vêm enfrentando retrocessos significativos em várias empresas globais e americanas em 2024, tanto em programas internos quanto em oportunidades de carreira. Mudanças no cenário econômico e pressões culturais e políticas têm feito empresas reavaliarem suas iniciativas DEI, resultando em cortes e reduções em várias corporações. Recentemente,... leia mais

14 minutos

Inteligências Humanas Artificiais

Quando fui convidado a escrever este artigo, me vi refletindo sobre como a Inteligência Artificial entrou em nossas vidas com a mesma rapidez que os primeiros celulares inteligentes com tela touchscreen. O que antes falávamos em termos de computação inteligente, computadores quânticos e demais temas muito desconexos do cotidiano comum, hoje temos jovens e adultos usando diferentes IAs... leia mais

12 minutos

A Tecnologia nos Torna mais Humanos?

Considerando que tecnologia é um conjunto de técnicas, processos, métodos e conhecimentos aplicados à resolução de problemas, podemos afirmar que a tecnologia faz parte da vida dos seres humanos desde sempre. Uma das primeiras inovações tecnológicas notáveis foi a roda. E, ao longo da nossa história, temos inúmeros exemplos de tecnologias que mudaram o jeito de vivermos e de nos... leia mais

18 minutos

Inteligência Artificial em Coaching e Recursos Humanos

Desde o lançamento do ChatGPT em 2022, o tema inteligência artificial (IA) está rapidamente ganhando relevância e impactando diversas indústrias, inclusive a do desenvolvimento humano. O Fórum Econômico Mundial lista letramento tecnológico, IA e Big Data como parte das 10 principais habilidades dos profissionais do futuro. Neste artigo, abordarei 2 palestras realizadas na ICW 2024, com... leia mais

14 minutos

Para além do SER e do FAZER existe um campo, eu me encontrarei com você lá

Em março de 2023, após uma curtida de post no Instagram, recebi o contato de um amigo querido por quem nutro grande respeito. O contato vinha acompanhado de um convite para participar da iniciativa que estava sendo cocriada e energizada por ele e um grupo de pessoas. Essa iniciativa é um dos 38 HUB's atualmente existentes no Brasil. Esse foi o caminho que me levou para o movimento dos IDG's... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium