Eu tenho notado que uma das quest es mais perigosas na venda tica dos servi os de coaching se d quando de alguma forma escorregamos na cren a de que somos os melhores - a melhor op o para o cliente a melhor estrat gia o melhor coach No universo dos melhores cabe pouca reflex o e aprendizagem e assim perdemos a b ssola para uma navega o madura regada por questionamentos sobre limites respeito confian a proximidade autenticidade presen a capacidade de perdoar ver a alma e ter compaix o Reflex es como estas nos convidam para aprendizagem constante e intermin vel onde a curiosidade nos ajuda a n o ter tantas certezas Como aprendizes e mais facilmente junto ao outro com novas lentes e possibilidades podemos trilhar um caminho reflexivo e de adapta o das nossas pr ticas a es e relacionamentos buscando a melhor conex o poss vel e uma boa jornada de aprendizagem em conjunto com os nossos clientes Neste contexto a tica ocupa um novo lugar transitando de cumprir o c digo para refletir continuamente a a o Passmore em Supervision in Coaching conceitua a tica na a o como um processo de cont nua investiga o pessoal sobre como n s individualmente nos comportamos quais atitudes aceitamos nos outros e quais desafiamos e ao considerar estas quest es entender mais sobre n s mesmos e os valores que consideramos Este mesmo autor cita alguns pontos fundamentais para o desenvolvimento da tica Perceber valores e comportamentos Identificar quest es dilemas que emergem da sua pr tica Refletir sobre a sua pr tica e buscar apoio para ver outros ngulos Explorar op es para lidar com as quest es ticas Avaliar op es conforme o c digo de tica e os seus valores Construir uma jornada tica pelo aprender a aprender A constru o da jornada tica reside nas compet ncias mais sofisticadas de um coach Hawkins Smith Passmore entre outros Normalmente o profissional inicia a sua trajet ria adquirindo conhecimentos e compet ncias t cnicas como um arsenal de ferramentas que transmitem a sensa o de capacidade para atuar figura Frequentemente percebemos coaches investindo em mais uma forma o ou uma nova metodologia como forma de enriquecer a sua pr tica Contudo assim como numa boa dan a o momento m gico emerge na conex o na parceria no inesperado na proximidade e no uso art stico das potencialidades do cliente Esta sofistica o co-criada na rela o e alimentada pela reflex o tica que considera o respeito e a confian a como alicerces fundamentais Ocupa um lugar muito al m...