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Edição #60 - Maio 2018

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A Alquimia do Coaching Executivo e Empresarial

“A potência do relacionamento de Coaching ou da aliança de trabalho
entre cliente e coach é que melhor prevê o resultado do coaching.”
(Page e de Haan, 2014)
“Coaching deveria ser disponibilizado constantemente nas organizações.
Serve para identificar os diamantes em estado bruto e desenvolver e
reter os que brilham.”
(Autor desconhecido)

Introdução

Embora o Coaching Executivo e Empresarial, um ramo especializado do Coaching tout cour, seja bem conhecido tanto no ambiente acadêmico quanto no empresarial, o alcance de sua utilização, como uma intervenção de caráter estratégico, desenvolvimentista e sistêmico, nem sempre tem sido devidamente utilizada.

Tal fato tende a ser fruto de uma abordagem limitada, que denominamos de micro coaching, cujo foco restrito é o indivíduo isolado em busca de solucionar uma questão específica e não como alguém que é parte de um sistema social complexo e dinâmico, regulado por uma cultura organizacional vigente que, ao determinar certos padrões de comportamento, valores e visões de mundo, poderá constituir um fator coadjuvante de certas dificuldades/barreiras.

O Coaching Executivo e Empresarial (CEE), embora partilhe com o Coaching em geral alguns princípios básicos, possui algumas características específicas, uma vez que aborda o coachee como um subsistema de um sistema maior, a organização. Tal abordagem evidencia-se quando o patrocinador do processo de CEE é a organização que, por sua vez, também possui demandas a serem atendidas por este processo.

Tal fator adiciona complexidade ao processo de CEE em função da necessidade de compatibilizar diferentes demandas nem sempre compatíveis entre si, o que poderá gerar dificuldades de ordem contratual, ética e metodológica envolvidas nos chamados “contratos de três ou quatro pontas” (Krausz, 2016, p.90).

Como lembra Freas (2000, p.28), o Coaching Executivo precisa ser estratégico e customizado. “É necessário alcançar um equilíbrio entre indivíduos e organização. [.....] A inclusão de fatores negociais – bem como fatores individuais – é a chave para se alcançar resultados.”

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