revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #59 - Abril 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Empoderamento no processo de Coaching Executivo e Empresarial: é possível?

INTRODUÇÃO

O termo empoderamento esteve presente nas últimas décadas do século XX na literatura voltada para diferentes áreas do desenvolvimento humano e social. (Conger e Kanungo, 1988; Lord e Hutchinson, 1993).

Já em 1995, um dos pioneiros do Coaching, Robert Hargrove, registrou conexões entre Coaching e empoderamento. Como escreve em seu clássico “Masterful Coaching”, “Masterful Coaching tem a ver com o empoderamento de pessoas a fim de criar um futuro que estas realmente desejam (...)”.

Constata-se desde então, uma falta de consenso a respeito do significado do termo empoderamento e da forma como tem sido abordado, tanto na teoria quanto na prática. Em alguns casos, o foco é a participação comunitária, em outros a educação, o treinamento e desenvolvimento gerencial, aprendizagem, para citar alguns. Na área de Coaching, poucos têm abordado este tema.


O QUE É EMPODERAMENTO?

Segundo Lord e Hutchinson (1993, p. 8) “empoderamento é um processo através do qual os indivíduos alcançam um controle crescente sobre diferentes aspectos de suas vidas”.

Conger e Kanungo (1988, p. 447) definem empoderamento como “um processo de intensificar sentimentos de auto eficácia entre os membros de uma organização através da identificação de condições que promovem desempoderamento e pela eliminação destas. (...)”

Em processos de Coaching Executivo e Empresarial, o empoderamento pode ser considerado como parte de um conjunto de intervenções que envolvem diretamente o relacionamento entre Coach e Coachee, que acontece durante as sessões de Coaching, nas quais são abordadas questões relacionadas com a atuação do Coachee no trabalho.

Entretanto, a bibliografia especializada disponível conta com um número relativamente limitado de trabalhos e pesquisas sistemáticas que abordam o Coachee, sua experiência e suas percepções do processo, os resultados obtidos e a sustentabilidade das mudanças alcançadas. (Krausz, 2017, p. 128)

Esta carência constitui uma lacuna importante, uma vez que priva os Coaches de informações relevantes sobre o real impacto dos processos de Coaching na sua própria eficácia, bem como no desenvolvimento, na aprendizagem e no desempenho do Coachee. Este é o principal player, a figura central na relação Coach/Coachee e o fator, por excelência, do sucesso do Coaching Executivo e Empresarial.

Trata-se de alguém cuja disponibilidade, abertura, desejo e vontade genuína de

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Sem Inteligência Emocional, Mentoria Não Há

“Raiva, medo, agressão. Ao lado sombrio elas pertencem” Yoda Luke era um talento em ascensão. Todos acreditavam – inclusive o próprio Luke – que ele estava destinado a grandes coisas. Foi exatamente por isso que foi um golpe para ele, quando, após a realização de uma apresentação para os principais executivos de sua organização, ao invés de receber os esperados... leia mais

13 minutos

Coaching Solidário: Djunta Mô – “juntar as mãos”

O projeto Erguer Cabo Verde surge no âmbito do COVID-19, para apelar a um “Djunta Mô” (expressão máxima de solidariedade na cultura cabo-verdiana que significa juntar as mãos) internacionalmente para ajudar a ultrapassar a pior crise dos últimos 25 anos no país, instalada pela pandemia. Sendo a solidariedade um dos valores mais nobres da humanidade, que emerge à escala global nos... leia mais

13 minutos

Porque o Futuro Precisa de Pessoas Protagonistas

Você já deve ter se deparado com alguma reviravolta pessoal ou profissional, onde precisou se reinventar rapidamente para conseguir dar conta de algum desafio. Isso faz parte da vida de todo ser vivo, não somente nós humanos, mas de toda a natureza. O mundo está em constante transformação e quem não se adapta corre o risco de ficar extinto. Por mais extremista que possa parecer esta... leia mais

12 minutos

O Emaranhado do Processo de Coaching

Decidi aproveitar a oportunidade de escrever esse artigo para abordar a estrutura Cynefin e como ela pode ajudar ao processo de Coaching e, também me aproximar de pessoas fascinantes que, em certa medida, foram meus tutores. Em essência, uma espécie de metajornada de treinamento em Coaching usando a estrutura Cynefin como um mapa e uma ferramenta de navegação. O tempo era uma restrição,... leia mais

16 minutos

Imunidade à mudança e o novo papel da liderança

Atuo, há mais de 30 anos, no campo do desenvolvimento humano voltado para profissionais que ocupam posições de gestão. Nesta trajetória, a prática como coach trouxe à tona os desafios dos clientes para efetivar mudanças. O episódio que quero resgatar remonta ao encontro da International Coach Federation (ICF) de 2014, quando assisti à palestra do professor Robert Kegan sobre a teoria da... leia mais

16 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium