revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #59 - Abril 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Empoderamento no processo de Coaching Executivo e Empresarial: é possível?

INTRODUÇÃO

O termo empoderamento esteve presente nas últimas décadas do século XX na literatura voltada para diferentes áreas do desenvolvimento humano e social. (Conger e Kanungo, 1988; Lord e Hutchinson, 1993).

Já em 1995, um dos pioneiros do Coaching, Robert Hargrove, registrou conexões entre Coaching e empoderamento. Como escreve em seu clássico “Masterful Coaching”, “Masterful Coaching tem a ver com o empoderamento de pessoas a fim de criar um futuro que estas realmente desejam (...)”.

Constata-se desde então, uma falta de consenso a respeito do significado do termo empoderamento e da forma como tem sido abordado, tanto na teoria quanto na prática. Em alguns casos, o foco é a participação comunitária, em outros a educação, o treinamento e desenvolvimento gerencial, aprendizagem, para citar alguns. Na área de Coaching, poucos têm abordado este tema.


O QUE É EMPODERAMENTO?

Segundo Lord e Hutchinson (1993, p. 8) “empoderamento é um processo através do qual os indivíduos alcançam um controle crescente sobre diferentes aspectos de suas vidas”.

Conger e Kanungo (1988, p. 447) definem empoderamento como “um processo de intensificar sentimentos de auto eficácia entre os membros de uma organização através da identificação de condições que promovem desempoderamento e pela eliminação destas. (...)”

Em processos de Coaching Executivo e Empresarial, o empoderamento pode ser considerado como parte de um conjunto de intervenções que envolvem diretamente o relacionamento entre Coach e Coachee, que acontece durante as sessões de Coaching, nas quais são abordadas questões relacionadas com a atuação do Coachee no trabalho.

Entretanto, a bibliografia especializada disponível conta com um número relativamente limitado de trabalhos e pesquisas sistemáticas que abordam o Coachee, sua experiência e suas percepções do processo, os resultados obtidos e a sustentabilidade das mudanças alcançadas. (Krausz, 2017, p. 128)

Esta carência constitui uma lacuna importante, uma vez que priva os Coaches de informações relevantes sobre o real impacto dos processos de Coaching na sua própria eficácia, bem como no desenvolvimento, na aprendizagem e no desempenho do Coachee. Este é o principal player, a figura central na relação Coach/Coachee e o fator, por excelência, do sucesso do Coaching Executivo e Empresarial.

Trata-se de alguém cuja disponibilidade, abertura, desejo e vontade genuína de

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Se ter atitude é a solução, qual o problema?

Introdução Nas organizações contemporâneas, “ter atitude” tornou-se uma obrigação e um mantra corriqueiramente repetido por líderes, mentores, coaches, trainers, consultores, psicólogos e profissionais de RH. É comum escutar que o diferencial de um profissional não está apenas no conhecimento técnico, mas principalmente em sua atitude: em como se posiciona, como reage às... leia mais

12 minutos

Tendência 5 - Menos blá-blá-blá e mais fazer o que se prega, tá bom?

Tendência 5 - Menos blá-blá-blá e mais fazer o que se prega, tá bom?“Praticar os valores do Quadro - Walk the talk” No mundo corporativo, é comum que as organizações criem quadros de valores, missões e visões que são exibidos com orgulho em paredes, sites e apresentações. No entanto, a verdadeira medida do sucesso de uma empresa não está no que está escrito nesses... leia mais

11 minutos

Os Ciclos Invisíveis que Carregamos e Como Isso Molda Nosso Recomeço

Ano após ano, repetimos o mesmo ritual: contagem regressiva, fogos de artifício, promessas sussurradas ao universo enquanto o relógio marca meia-noite. Parece um momento mágico, o instante em que acreditamos que algo pode mudar. Mas, ao abrir os olhos no primeiro dia do ano, percebemos que tudo ao nosso redor segue o mesmo: os problemas ainda estão lá, os hábitos também, e a vida exige... leia mais

16 minutos

A arte de colaborar

अमन्त्रम्-अक्षरं नास्ति नास्ति मूलम्-अनौषधम् । अयोग्यः पुरुषो नास्ति योजकस्-तत्र दुर्लभः ॥ (Não há som que não seja um mantra, nem planta que não seja medicinal. Não existe pessoa indigna, o que falta é um ‘facilitador’.) ... leia mais

10 minutos

Uma outra maneira de implementar DEI nas empresas

Muitas empresas não sabem por onde começar quando se trata de criar uma área de diversidade, equidade e inclusão (DEI) ou de implementar projetos relacionados. No entanto, quero compartilhar alguns cases que não apenas “aceleraram” esses esforços, mas também se mostraram lucrativos em termos de posicionamento no mercado, na criação de produtos para todos e especialmente criando novos... leia mais

16 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium