revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #59 - Abril 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Empoderamento do Coachee

O tema Empoderamento tem gerado controvérsias entre estudiosos do tema, muitos dos quais o associam a questões relacionadas com o uso e o abuso do poder, ou como algo que pode ser “implantado” nas pessoas, tal como um passe de mágica.

Lembro aqui uma frase interessante de autoria de Pierre Ansard que nos convida a refletir (in Krausz, 2006):

Segundo uma formulação frequentemente repetida, o ser humano não pode ser considerado apenas como ‘uma mão’, segundo o esquema tayloriano; não pode, também, ser considerado somente como ‘uma mão e um coração’, como fizeram os teóricos das relações humanas, pois ele é capaz de ação, afetividade e de opção racional”

Consideramos esta citação como um convite para, na qualidade de Coaches Executivos e Empresariais, repensarmos e revermos certos pressupostos a respeito de nossos Coachees e de como os consideramos, ampliando assim nossa visão sobre o papel essencial de Coach na relação que se estabelece com o Coachee durante o processo de Coaching.

Empoderamento pode ser considerado um termo ambíguo, por vezes entendido por alguns como uma capacidade de “dar poder ao outro”, “ajudá-lo a sentir-se poderoso”, “ter a capacidade pessoal de empoderá-lo”.

A rigor, este sentido atribuído ao empoderamento revela, por vezes, o que caracteriza os chamados “super empoderados”, ou seja, indivíduos que embora se considerem muito poderosos como Coaches, não dispõem da potência, coerência e autenticidade necessárias para estabelecer um clima de relacionamento tal que oportunize ao Coachee olhar para dentro de si e tomar conhecimento do potencial que dispõe para conduzir sua trajetória de vida.

Entendemos que empoderamento é o resultado de um processo interno do Coachee que dispara quando este se sente genuinamente seguro, confiante e apoiado para rever-se, permitir-se ser e agir diferentemente, a abandonar certas crenças a respeito de si, do outro e dos acontecimentos do mundo à sua volta.

Como já lembrava Marcel Proust, autor da obra “Em Busca do Tempo Perdido”, “A verdadeira viagem de descobertas não é a busca de novas paisagens, mas sim vê-las com um novo olhar”.

O presente Dossiê traz pontos de vista de várias colegas que gentilmente atenderam nossa solicitação e se dispuseram a produzir artigos, em tempo recorde, sobre um tema complexo e pouco abordado de forma sistemática na literatura especializada.

Esperamos que a diversidade de abordagens e posicionamentos estimulem novas visitas ao tema, visitas estas que certamente trarão material precioso para a compreensão de um tema complexo, pleno de nuances e sutilezas, como é o empoderamento em geral e o auto empoderamento, em particular no processo de Coaching Executivo e Empresarial.

Mais do que respostas, nosso intuito é gerar perguntas, dúvidas, trocas de percepções e questionamentos que tragam mais luz para a compreensão deste tema.

Às colegas que tornaram possível a construção do presente Dossiê, meu Muito Obrigada.

Ao Lannes, agradecemos a confiança e o estímulo que geraram o presente Dossiê.    


Referências

Krausz, Rosa R. (2006). Compartilhando o Poder nas Organizações. São Paulo:Nobel, 2ª. ed., p.63.

Artigo publicado em 11/04/2018
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Apresentação do Dossiê - Assédio

Tomada pelo sentimento de gratidão os convido a mergulharmos neste tema árduo e extremamente necessário, sem a pretensão de exaurir o assunto, mas com a crença de que, como já dizia Albert Einstein, “a mente que se abre a uma nova janela jamais voltará ao seu tamanho original”, possamos juntos abrir muitas janelas, transpor as barreiras que permeiam este tema e que juntos sejamos... leia mais

8 minutos

Apresentação do Dossiê - Sobre o Essencial - ed 130

Recebi com alegria o convite do Luciano Lannes para COORDENAR o dossiê sobre o Essencial. Nosso convite a você ... Quem sabe, neste momento seja revelador você refletir com a gente como está o teu contato com aquilo que te é essencial? Contei um pouco sobre momentos de nãos e sins que escolhi dizer a mim mesma e sobre desapegos. Convidei também duas queridas amigas, duas... leia mais

3 minutos

ESSENCIAL - Parte 2

Nossa edição de janeiro com uma compilação de 60 artigos essenciais foi um sucesso e as pessoas curtiram muito, destacando que foi providencial uma lista que servisse de guia para uma leitura focada. Realmente, está cada vez mais nítida a importância da inclusão de um espaço de leitura e estudo na agenda, visto que o aprendizado precisa ser contínuo, e precisamos nos alimentar de... leia mais

3 minutos

Parábolas, confiança, potencial humano e resultados!

“Era uma vez um senhor que foi viajar e confiou seus talentos e bens para que seus servos cuidassem durante a sua viagem. Para um servo ele deu cinco talentos, a outro dois e para o terceiro um talento. Na volta do senhor, na prestação de contas, aquele que tinha recebido cinco talentos, multiplicou-os devolvendo dez talentos para seu senhor. O que recebera dois, fez o mesmo e devolveu... leia mais

11 minutos

Apresentação do dossiê - Essencial - parte 1

Ao longo destes 10 anos da Revista Coaching Brasil recebemos inúmeros comentários e elogios sobre a abrangência, pertinência e profundidade de nossos temas, que trazemos em um formato adequado para uma leitura média de 15 minutos. Também recebemos comentários sobre a angústia de não dar conta de processar e digerir tanto conteúdo, em um mundo com demandas crescentes. Recebemos... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium