icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #59 - Abril 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Empoderamento do Coachee

O tema Empoderamento tem gerado controvérsias entre estudiosos do tema, muitos dos quais o associam a questões relacionadas com o uso e o abuso do poder, ou como algo que pode ser “implantado” nas pessoas, tal como um passe de mágica.

Lembro aqui uma frase interessante de autoria de Pierre Ansard que nos convida a refletir (in Krausz, 2006):

Segundo uma formulação frequentemente repetida, o ser humano não pode ser considerado apenas como ‘uma mão’, segundo o esquema tayloriano; não pode, também, ser considerado somente como ‘uma mão e um coração’, como fizeram os teóricos das relações humanas, pois ele é capaz de ação, afetividade e de opção racional”

Consideramos esta citação como um convite para, na qualidade de Coaches Executivos e Empresariais, repensarmos e revermos certos pressupostos a respeito de nossos Coachees e de como os consideramos, ampliando assim nossa visão sobre o papel essencial de Coach na relação que se estabelece com o Coachee durante o processo de Coaching.

Empoderamento pode ser considerado um termo ambíguo, por vezes entendido por alguns como uma capacidade de “dar poder ao outro”, “ajudá-lo a sentir-se poderoso”, “ter a capacidade pessoal de empoderá-lo”.

A rigor, este sentido atribuído ao empoderamento revela, por vezes, o que caracteriza os chamados “super empoderados”, ou seja, indivíduos que embora se considerem muito poderosos como Coaches, não dispõem da potência, coerência e autenticidade necessárias para estabelecer um clima de relacionamento tal que oportunize ao Coachee olhar para dentro de si e tomar conhecimento do potencial que dispõe para conduzir sua trajetória de vida.

Entendemos que empoderamento é o resultado de um processo interno do Coachee que dispara quando este se sente genuinamente seguro, confiante e apoiado para rever-se, permitir-se ser e agir diferentemente, a abandonar certas crenças a respeito de si, do outro e dos acontecimentos do mundo à sua volta.

Como já lembrava Marcel Proust, autor da obra “Em Busca do Tempo Perdido”, “A verdadeira viagem de descobertas não é a busca de novas paisagens, mas sim vê-las com um novo olhar”.

O presente Dossiê traz pontos de vista de várias colegas que gentilmente atenderam nossa solicitação e se dispuseram a produzir artigos, em tempo recorde, sobre um tema complexo e pouco abordado de forma sistemática na literatura especializada.

Esperamos que a diversidade de abordagens e posicionamentos estimulem novas visitas ao tema, visitas estas que certamente trarão material precioso para a compreensão de um tema complexo, pleno de nuances e sutilezas, como é o empoderamento em geral e o auto empoderamento, em particular no processo de Coaching Executivo e Empresarial.

Mais do que respostas, nosso intuito é gerar perguntas, dúvidas, trocas de percepções e questionamentos que tragam mais luz para a compreensão deste tema.

Às colegas que tornaram possível a construção do presente Dossiê, meu Muito Obrigada.

Ao Lannes, agradecemos a confiança e o estímulo que geraram o presente Dossiê.    


Referências

Krausz, Rosa R. (2006). Compartilhando o Poder nas Organizações. São Paulo:Nobel, 2ª. ed., p.63.

Artigo publicado em 11/04/2018
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Performance Sustentável: O Que Realmente Estamos Premiando?

Com este dossiê sobre Performance Sustentável, completamos uma trilogia que consideramos essencial para a gestão contemporânea. Após mergulharmos na Contratação Consciente e na Demissão Humanizada, voltamos nosso olhar para o "durante": o território onde a energia humana é colocada a serviço de um propósito. Quando fomos convidadas para preparar este dossiê fizemos um conversa... leia mais

9 minutos

As múltiplas faces e cores da Alta Sensibilidade

A ideia para este dossiê nasceu de um desejo profundo que nutro há algum tempo, e que ultimamente vem ganhando forma e corpo: ampliar a perspectiva em relação à dimensão sensível do ser humano. Venho fazendo isso de diferentes formas, e enxergo a Revista Coaching Brasil como um espaço de encontro genuíno entre profissionais que se importam com o desenvolvimento humano e justamente por... leia mais

7 minutos

Apresentação do dossiê - Quando contratar deixa de ser um ato neutro. Decidir sobre pessoas é decidir sobre futuro

As pessoas que compõem e mantêm uma determinada empresa, em algum nível, sabem do combinado estabelecido desde sempre: estão ali para fazer a empresa gerar lucro. Um ambiente em que o foco prioritário seja o resultado, tende a se tornar naturalmente mais ágil, hostil e profundamente relacional. Isso acontece porque a dinâmica entre o lucro e quem produz o lucro é, em essência,... leia mais

15 minutos

Apresentação do dossiê - ed 152 - Demissão Humanizada

A demissão humanizada existe? A demissão talvez seja um dos momentos mais desafiadores da vida organizacional. Mesmo fazendo parte do ciclo natural do trabalho, ela quase nunca é tratada com a profundidade emocional que carrega. Há expectativas, vínculos, identidades e pertencimento em jogo. Há histórias compartilhadas, conversas suspensas, projetos interrompidos. E, apesar disso,... leia mais

10 minutos

Apresentação do dossiê - Prática de Vida Integral

Parece que foi ontem que coordenei e escrevi um artigo para o dossiê de Teoria Integral na Revista Coaching Brasil, edição 81 de fevereiro de 2020. Aquela publicação marcou um momento importante no avanço da abordagem integral no Brasil. Desde então, tenho acompanhado com entusiasmo o crescimento, ainda que gradual, da metateoria de Ken Wilber em diferentes ambientes, diálogos e... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium