Pobre do l der que se encontra entre cr ticos mordazes e admiradores sem cr tica John Gardner citado em Sussman p Introdu o Nas ltimas d cadas o Coaching Executivo e Empresarial tem se expandido como uma interven o de aprendizagem e desenvolvimento no mundo corporativo Na atualidade os que ocupam posi es e lideran a e coordena o enfrentam o constante desafio de aprender desenvolver-se diversificar e reciclar seus conhecimentos para lidar com a constante e r pida transforma o do ambiente empresarial No entanto nem todos t m condi es timas para se ajustarem s press es e demandas de suas posi es sem algum tipo de apoio A solid o das c pulas organizacionais e a falta de feedbacks sinceros de seus pares e colaboradores tendem a gerar aliena o sensibilidade diminu da e capacidade limitada de perceber o impacto de seus atos e palavras no clima e na cultura da organiza o o que poder gerar falta de confian a o gerando falta de confian aniza sedidr vo de comprometimento e resist ncia mudan a O Coaching Executivo e Empresarial uma op o construtiva para trabalhar tais situa es pois trata-se de um processo voltado para a otimiza o do potencial humano e dos resultados que dela derivam Dentre as raz es que levam os executivos a utilizar os servi os de um Coach Executivo e Empresarial destacamos Preparar-se para os novos desafios e para as mudan as emergentes de ordem s cio econ mica tecnol gica cient fica mercadol gica etc que afetam diretamente as empresas Aperfei oar suas habilidades compet ncias interpessoais capacidade de di logo e relacionamento com pares colaboradores representantes de classe superiores hier rquicos etc Dialogar e interagir de forma aberta e transparente com algu m no caso o Coach confi vel genuinamente interessado no seu sucesso um parceiro que o apoia e estimula a desenvolver-se como profissional e como pessoa Criar um espa o para refletir ventilar suas eventuais dificuldades temores desejos e sonhos com algu m dispon vel que o escuta com aten o e o convida a ampliar seus horizontes suas op es e otimizar o uso de seu potencial Interagir com algu m que o v como uma pessoa e n o uma posi o Princ pios B sicos do Coaching Executivo e Empresarial e An lise Transacional Embora a maioria dos princ pios b sicos abaixo descritos sejam v lidos para os diferentes tipos de coaching o presente texto foca especificamente na aplica o da An lise Transacional em Coaching Executivo e Empresarial Relacionamento contratual Coaching Executivo e Empresarial CEE basicamente um relacionamento profissional contratual entre iguais Coach e Coachee s o parceiros Berne desenvolveu a ideia do relacionamento profissional contratual n o s em terapia como tamb m em outras reas de aplica o da An lise Transacional AT Definiu contrato como um acordo expl cito entre o paciente e o terapeuta que estabelece a meta do tratamento no decorrer de cada fase Berne p - Distinguiu tr s tipos de contratos Administrativo Profissional e Psicol gico Berne p - Contrato Administrativo Em termos da pr tica do CEE um acordo claro e expl cito entre coach coachee e eventuais stakeholders sobre os aspectos negociais do relacionamento tais como remunera o dura o prevista do processo servi os oferecidos condi es de pagamento cancelamentos atrasos nas sess es Como em qualquer contrato formal inclui tamb m segundo Steiner p outros quatro elementos a saber consentimento m tuo compensa o compet ncia e legalidade - Contrato Profissional - Este contrato consiste num acordo sobre a rela o profissional que abrange objetivos alcan veis metodologia e resultados observ veis claramente definidos Para atingir tais resultados o coach poder utilizar-se de perguntas questionamentos desafiadores para estimular o coachee a definir de forma clara e operacional os resultados que se prop e a alcan ar Este contrato esclarece os pap is do coach e do coachee na busca destes resultados Outro aspecto relevante do contrato profissional refere-se aos que est o envolvidos na contrata o Lembramos que o CEE realizado num contexto organizacional e como tal poder envolver um representante da rea de RH ou Gest o de Pessoas...