revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #54 - Novembro 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Análise Transacional: uma teoria para o Século XXI

“Nossa existência é um aprender e crescer contínuos, uma aventura
infindável de autodescoberta, de crescimento e desenvolvimento,
que nos permite amadurecer com as experiências do passado,
vivenciar e aprender o presente, sonhar e construir o futuro.”
R. R. Krausz (2012, 179)

 

Introdução

Embora vivamos na chamada era do capital humano e do capital social e dispormos de conhecimentos e experiências que comprovam a importância dos fatores intangíveis nos resultados das empresas produtoras de bens e serviços, as práticas que orientam a gestão de pessoas ainda deixam muito a desejar.

Só no Brasil, o fim de 2016 contabilizou três milhões de novas ações trabalhistas, cuja solução levará anos para ser alcançada.

Como lembra Rosabeth M. Kanter (2002), cenários de imprevisibilidade exigem que se adote a estratégia do teatro de improvisação, pois não existem dados acumulados a respeito destas condições inéditas.

A contínua pressão, o rápido suceder de novas gerações que ingressam no mundo do trabalho, dificuldades dos processos sucessórios, lealdade diminuída, estresse, são alguns dos fatores que absorvem parte significativa da energia e atenção da força de trabalho, gerando insatisfação e disfuncionalidade nas organizações.

O que é Análise Transacional?

“Análise Transacional é uma teoria de personalidade e de relações humanas que oferece métodos sistemáticos para o crescimento pessoal e desenvolvimento profissional.” (ITAA, 2011).

A Análise Transacional constitui um conjunto integrado de conhecimentos sobre comportamento humano, que pode ser caracterizado como:

- Uma filosofia baseada numa visão humanística dos indivíduos;

- Uma teoria de desenvolvimento humano que abrange os aspectos intrapessoais, interpessoais e psicossociais;

- Um aparato conceitual sistêmico que possibilita a cada indivíduo compreender a dinâmica comportamental e implementar um processo de mudança autodirigida de valores, comportamentos e percepções.

A Análise Transacional foi desenvolvida por Eric Berne, um psiquiatra canadense, a partir de seus estudos sobre intuição (2008), que se expandiram gradativamente para áreas como personalidade, autoconhecimento, comunicação, comportamento social, (Krausz, 1980) trajetória de vida e dinâmica grupal.

A partir de 1964, com a publicação de seu best seller mundial, “Os Jogos da Vida” (Berne), a Análise Transacional ultrapassou o campo restrito da psicoterapia e estendeu-se para a educação e, principalmente, para o mundo corporativo, sempre com o objetivo de maximizar o uso do potencial humano.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Os Desafios da Implantação de uma Cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão

Introdução A diversidade, equidade e inclusão (DEI) é uma estratégia cada vez mais relevante nas organizações, visando criar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, que valorize todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. No entanto, implementar uma cultura de DEI é um desafio significativo. Dados do IBGE de 2022 mostram que 56% da população brasileira se... leia mais

10 minutos

IA Generativa: Uma Nova Era para o Desenvolvimento Humano

A inteligência artificial, carinhosamente chamada de “IA”, tem dominado as conversas nos últimos anos, e com razão. A promessa de máquinas que simulam a inteligência humana, capazes de aprender, criar e solucionar problemas complexos, capturou a imaginação de muitos. Dentro desse universo em constante expansão, a IA Generativa se destaca como uma das áreas mais promissoras e... leia mais

10 minutos

Novos Humanos & seus Cenários de Futuro(s) Saudáveis

“Em um mundo onde pós-verdades e deepfakes coexistirão com verdades pessoais e sutis, se tornará importante ter a consciência expandida. Somente o racional, o exato, os sentidos físicos não serão suficientes para navegar nesses futuros altamente imersivos, artificialmente inteligentes e interconectados por biosensores e multiversos. Será essencial desenvolver tecnologias humanas” Nas... leia mais

10 minutos

Construindo uma Cultura de Coaching: Cases e Desafios

Um número crescente de organizações reconhece o valor da construção de uma cultura de coaching que ofereça aos colaboradores, em todos os níveis, a oportunidade de desenvolverem as suas competências, aumentarem o seu valor e alcançarem os seus objetivos profissionais. Desde 2014, a International Coaching Federation (ICF) e o Human Capital Institute (HCI) vem pesquisando os componentes... leia mais

12 minutos

Desenvolvimento Vertical de Líderes: Construindo o Futuro com os Inner Development Goals

No atual cenário de complexidade e incerteza, o desenvolvimento de liderança precisa ir além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este artigo diferencia o desenvolvimento horizontal do vertical, enfatizando como este último amplia a capacidade de liderança transformacional. Apresentamos os Inner Development Goals (IDGs) como modelo para acelerar o desenvolvimento... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium