revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #50 - Julho 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching para diminuir a evasão de alunos de instituições de ensino superior

Neste artigo proponho que coaching seja utilizado para endereçar um relevante problema nas universidades e faculdades brasileiras: a evasão de alunos de instituições de ensino superior. Fundamento esta proposta em dois pilares: o primeiro, na teoria apresentada por Sherry Harsh-Porter (2012) sobre coaching para persistência. Já o segundo pilar trata da transferência dos princípios de habilidades de coaching para gestores, hoje bastante familiar em empresas, para faculdades e universidades. Finalmente, apresento um modelo de programa de coaching que pode ser aplicado em instituições de ensino superior.

Evasão do ensino superior: além da questão financeira

Os números de alunos universitários que abandonam seus cursos são alarmantes: em 2014, 49% dos alunos universitários brasileiros abandonou seus cursos (Revista Gestão Universitária, 2016) e as causas para a evasão universitária são diversas: obviamente problemas financeiros que impedem que alunos arquem com as mensalidades e dificuldades de acesso a financiamentos são um grande obstáculo para que estudantes atinjam a graduação. Porém, os desafios enfrentados por alunos universitários não se restringem à falta de recursos financeiros, principalmente no que tange estudantes da primeira geração a ter acesso a curso superior: administrar o tempo frente à demanda escolar e outras obrigações, falta de apoio do sistema familiar, baixo rendimento escolar são alguns dos desafios encontrados por alunos que são os primeiros da família a ingressar em uma faculdade ou universidade (Harris, 2017).

Coaching para persistência e não para retenção

Para apoiar alunos universitários americanos em situação de risco de abandono de seus cursos, Sherry Harsch-Porter (2012) apresenta, em sua tese de doutoramento, o coaching para persistência. O objetivo desta perspectiva, apoiada no construcionismo social e na investigação apreciativa, é usar coaching para que alunos de ensino superior desenvolvam a confiança e a resiliência que os permitirá concluírem a graduação universitária. Um ponto fundamental desta abordagem é a mudança de foco: de esforço da instituição de ensino em reter seus alunos para o estudante, cujo foco é persistir em seu curso, daí o nome coaching para persistência, que coloca o aluno no centro do processo de coaching.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Além dos Números: Como a Mentalidade de Dados Humanizada Fortalece a DEI

Introdução Em Diversidade, Equidade e Inclusão, os dados são ferramentas poderosas, mas, sozinhos, nem sempre revelam o que precisamos entender. Quando focamos apenas nos números, corremos o risco de perder nuances importantes sobre a realidade das pessoas. Aliar indicadores qualitativos aos quantitativos nos permite não só identificar padrões, mas compreender histórias, motivações e... leia mais

11 minutos

Não adianta resistir à IA, mas deslumbrar-se com ela é um erro

Desde que o ChatGPT apresentou para o mundo as maravilhas da inteligência artificial, há quase dois anos, observo uma divisão entre profissionais, até mesmo em uma mesma empresa: os que resistem categoricamente à inteligência artificial e os que a abraçam de maneira irrefletida. Os primeiros temem que robôs e plataformas impulsionados por essa tecnologia roubem seus trabalhos. O segundo... leia mais

12 minutos

Quem manda em quem? A tecnologia manda no ser humano ou o ser humano manda na tecnologia?

Eu tenho pensado nessa questão desde o dia em que ganhei uma blackberry, lá na antiguidade da era tecnológica, e passei a usar um aparelho como extensão da minha mão. Esse aparelho evoluiu com mais e mais funções e habilidades até tomar conta do meu comportamento de tal forma que passou a ocupar o papel central de externalização dos meus pensamentos e sentimentos. E como nós... leia mais

13 minutos

Os Desafios da Implantação de uma Cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão

Introdução A diversidade, equidade e inclusão (DEI) é uma estratégia cada vez mais relevante nas organizações, visando criar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, que valorize todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. No entanto, implementar uma cultura de DEI é um desafio significativo. Dados do IBGE de 2022 mostram que 56% da população brasileira se... leia mais

10 minutos

Liderança Consciente: Uma Jornada de Ser

Líderes conscientes constroem culturas fortes e humanas. É com esta frase que tenho aberto minhas palestras quando trago a necessidade de refletirmos sobre a demanda atual por uma nova liderança. Em um mundo que se apresenta cada vez mais desafiador, a necessidade de uma nova liderança é mais urgente do que nunca. Esta nova liderança dispõe de um novo nível de consciência e, para tal,... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium