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Edição #5 - Outubro 2013

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Coaching de Equipe

“Confiança é essencial para uma equipe funcional e coesa.
Sem ela, o trabalho em equipe é impossível”
Patrick Lencioni (2002), p.195


Introdução

Acredita-se que o trabalho em equipe nos torna mais criati­vos e produtivos e muitas pessoas em posição de liderança pressupõem que a melhor forma de alcançar resultados é através de equipes.

Autores como J. Richard Hackman e Ruth Wageman (2005) não concordam inteiramente com este pressuposto. Como afirma o primeiro, “quando você tem uma equipe, existe a pos­sibilidade desta gerar milagres ao produzir algo extraordinário, uma criação coletiva de qualida­de ou beleza jamais imaginada. No entanto, várias pesquisas indicam que as equipes tendem ao sub-desempenho, apesar dos recursos extraordinários de que dispõem. Em geral, são dificul­dades de coordenação e moti­vação que subutilizam as vanta­gens da colaboração”.

O que é Coaching de Equipe?

Antes de respondermos a ques­tão acima, convém conceituar o que entendemos por equipe. Para tanto, adotamos a definição clássi­ca de Katzenbach e Smith (1999), segundo a qual “Uma equipe é um número limitado de pessoas com habilidades complementares, comprometidas com um propósito comum, com um conjunto de me­tas de desempenho e uma abor­dagem pelas quais se consideram mutuamente responsáveis”.

Definições de Coaching de Equipe

Para Dunlop (2005, p.24), para­fraseando Whitmore, Coaching de Equipe é “desencadear o po­tencial de uma equipe para ma­ximizar o seu próprio desempe­nho. É mais ajudá-la a aprender do que ensinar”.

Para Hackman e Wageman, “Co­aching de Equipe é a interação direta com uma equipe com a finalidade de assistir seus mem­bros no uso, de forma coordena­da e adequada, de seus recursos coletivos na realização do seu trabalho”. (2005, p.269).

Definimos Coaching de Equipe como “um processo de desen­volvimento de uma equipe que atua num determinado contex­to organizacional, com a finali­dade de maximizar seu desem­penho e sua capacidade de ge­rar resultados conjuntos, gerir sua aprendizagem, crescimento e contínua transformação como pessoas, membros de uma equi­pe e de uma organização”.

Trata-se de um conceito que su­porta/apóia uma intervenção que, ao ser adequadamente facilitada, apresenta um potencial estraté­gico de gerar resultados tangíveis e intangíveis, cujo impacto poderá ser acompanhado tanto do ponto de vista individual, quanto grupal e organizacional.

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