revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #49 - Junho 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 49

Caro leitor,

esta edição aborda um tema fundamental para assegurar resultados a longo prazo para o processo de Coaching, e a forma como surgiu também é interessante. Quando convidei Simone Kramer para coordenar o dossiê de uma edição, deixei o tema aberto e Simone, como relata em sua apresentação do dossiê, imediatamente pensou na Sustentabilidade do processo de Coaching.

Quando pensamos nas mudanças que queremos para nossas vidas, é normal pensarmos na compra de um bilhete apenas de ida. O que acontece, entretanto, é que, normalmente, o bilhete de volta parece estar embutido, e acabamos retornando, não exatamente para o ponto onde estávamos, mas para suas vizinhanças. Vejamos o exemplo clássico de quem faz dietas, emagrece muito e depois recupera o peso perdido, o famoso efeito sanfona.

Este caso ilustra bem o que seja sustentabilidade. Uma dieta muito restritiva não é sustentável a longo prazo e não foi feita uma reeducação alimentar para uma mudança efetiva de hábitos baseada em uma tomada de consciência. Para que uma mudança produza efeitos duradouros, precisamos ter uma série de fatores envolvidos que contribuam e possibilitem que a mudança se estabeleça em termos efetivos e que esta encontre terreno fértil para estabelecer raízes.

No caso do Coaching, a responsabilidade por um processo que não produza efeitos duradouros sustentáveis recairá sobre o coach que, de maneira bem rasa, não fez um bom trabalho. O coach, por sua vez, poderá argumentar que não tem controle sobre o que se passa no interior de seu coachee e que não pode, portanto, garantir a sustentabilidade das mudanças obtidas.

Desta forma, torna-se de suma importância para nós, coaches, analisar as bases de um processo sustentável e quais são os principais fatores que permitirão ao coachee migrar para novo patamar de consciência e performance, não retornando ao que já foi.

Este conjunto de artigos que compõem este dossiê nos remete a uma profunda reflexão sobre uma série de fatores que afetam a sustentabilidade de um processo de Coaching e que, quando atentos a eles, podemos efetuar correções de rota importantes para que nossos coachees conquistem seus Eldorados e não mais retornem ao atoleiro de comportamentos repetitivos e sabotadores.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 31/07/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 80

Caros leitores, Esta edição de janeiro traz uma pequena mostra do que foi o “CONVERGE 2019”, evento promovido pela ICF e desta vez realizado em Praga entre 23 e 26 de outubro de 2019. Uma delegação brasileira composta por 17 membros da ICF Brasil esteve presente ao evento, sendo que Ana Pliopas, que muito já contribuiu em nossas páginas, apresentou um trabalho no evento. ... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 79

Caros leitores, Ahhh o Universo Sistêmico. Quem diria que iria chegar no mundo organizacional. Se chegou é sinal que foi validado por resultados. O mundo organizacional não é fã de aventuras ou ligado em excentricidades, ou teorias ou metodologias que não se possa pegar, apalpar, cheirar e obter dados para colocar na planilha. Convidei Claudia Miranda Gonçalves para a... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 78

Caros leitores, Conflitos, ahhh os conflitos. São tantos, de tantas cores, nuances, tamanhos e intensidades. Como despertam emoções, como por vezes nos tiram do eixo, turvam a visão, a racionalidade, bloqueiam a audição, intensificam posições, cristalizam crenças. Aprender a lidar com eles é a disciplina de uma vida. Pelo menos para mim foi e é assim. Comecei neste caminho há... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 77

Caros leitores, LIBERTADOR....... esta foi minha sensação pessoal ao conhecer o Slow Marketing. Trabalhando com consultoria há 20 anos e com a Revista Coaching Brasil há 6 anos, conheço muito bem os desafios de trabalhar a exposição de um produto ou serviço, e os conflitos éticos que nos assolam quando somos instados a implantar as fórmulas mágicas do Marketing Digital, que... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 76

Caros leitores, A cada edição avançamos em descobrir pessoas, metodologias e abordagens encantadoras, instigantes, simples e muito funcionais para complementar nossa atuação como coaches ou mentores. É sempre bom lembrar, que não cabe a nenhuma das metodologias aqui apresentadas, o simples uso utilitarista como técnica ou ferramenta, mas cada uma delas passa por um “ecoar na... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium