revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #48 - Maio 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar

Nosso coach João nos traz o seguinte caso:
Uma coachee buscou o processo de coaching porque se sentia emperrada na carreira: não era desafiada e não via perspectivas de crescimento. Começamos o trabalho e ela estava refletindo sobre seus valores quando recebeu uma promoção. Sinto que há ainda muitas oportunidades para que esta cliente elabore sobre seu autoconhecimento e carreira. Ao mesmo tempo, o objetivo do coaching não existe mais. Devo interromper o processo de coaching?

Oi João. A sua pergunta será respondida tanto por você como por sua cliente em uma conversa. Em preparação a esta conversa, convido você a refletir sobre alguns aspectos, levando em conta tanto o ponto de vista dela como o seu.

Para contribuir sobre o ponto de vista de sua cliente, uma perspectiva útil sobre as transições pelas quais as pessoas passam é o ciclo de renovação elaborado por Frederick Hudson e Pamela McLean (McLean, 2012). Este modelo pressupõe que nossas vidas não são nem lineares e tão pouco ascendentes, que a vida em geral se dá por ciclos nos quais experimentamos pontos altos e baixos. Algumas vezes nos encontramos em uma fase descrita pelos autores como marasmo, onde a vida, ou no caso de sua cliente, o trabalho, parece entediante, há um senso de declínio, estagnação e aprisionamento. Segundo este modelo, há duas saídas possíveis da fase de marasmo: uma mini transição ou uma transição mais profunda.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 140

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: acabo de conquistar a credencial ACC da ICF e tenho conduzido boas sessões de coaching junto a meus clientes, entretanto tenho dificuldade em encerrar os encontros. Muitas vezes me estendo mais do que o programado, pois acredito que a elaboração dos clientes sobre seus temas segue seu próprio tempo. Quando os clientes têm algum compromisso... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 139

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: conquistei a credencial MCC da ICF e realizei formação em mentoria. Tenho apoiado coaches a submeterem gravações de coaching para a ICF e assim obterem suas credenciais nessa instituição. Em geral meus clientes coaches são bastante críticos frente às suas gravações. Nesses casos meu trabalho é apoiar os coaches e expandir sua autoconfiança.... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 138

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: tenho uma confissão a fazer! Tenho clientes preferidos, com os quais adoro interagir nas sessões de coaching e outros clientes acho super entediantes. Antes das sessões de coaching com os clientes que gosto, fico animado e sinto que me dedico mais. Já com os coachees chatos, percebo que olho no relógio com a esperança de que a sessão esteja... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 137

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou angustiada com o que tenho visto nas organizações nas quais conduzo processos de coaching executivo! As culturas dessas empresas são cruéis: máquinas de moer gente e fábricas de burnout. As demandas das empresas patrocinadoras são por produtividade e sou contratada para cuidar da “saúde mental” de meus clientes. É como enxugar gelo. O... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 136

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: iniciei um processo de coaching executivo com o diretor de uma empresa de tecnologia há mais de 8 meses. Na ocasião realizamos um encontro na presença da líder dele onde ficou acordado entre nós três que o objetivo do programa de coaching seria relacionamento com stakeholders, com foco em diplomacia. O tempo passou, a líder dele saiu da empresa,... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium